É tudo podcast?!
Edição #3: sobre como o podcast se tornou a Gillette, o Bombril ou o Leite Moça do áudio
Oie! Terceira edição \o/
Pra você que chegou agora por aqui, todos os meses eu faço um apanhado do que considero interessante sobre o universo do conteúdo em áudio. Uma news pra você que talvez já escute podcasts, tá ouvindo os primeiros audiobooks e já ouviu falar de audioseries. E também pra você que trabalha na indústria!
Sou o André Palme e meu trabalho é conectar pessoas e histórias há mais de uma década. Se você quiser saber mais sobre o meu trabalho, esse é o link do meu site.
Ah…e se você lembrar de alguém que também pode gostar do que tem por aqui, é só compartilhar essa news :)
Meu artigo desse mês fala sobre como temos usado a palavra Podcast como a definição de qualquer conteúdo em áudio que não seja música e como isso ao mesmo tempo que nos ajuda a disseminar o formato pode limitar o acesso a histórias para ouvir.
É tudo podcast?!
A maior parte das pessoas tem usado podcast como o termo que define qualquer conteúdo de entretenimento ou informação, que pode ser ouvido e que não é música. Mas ao mesmo tempo que isso facilita o entendimento do que é um conteúdo em áudio - um formato que apesar de não ser novo, virou escolha de entretenimento digital faz pouco tempo - a gente acaba muitas vezes por considerar que podcasts e audiobooks por exemplo, estão muito distantes, e isso não poderia ser menos verdade…são todas histórias para ouvir. O Guga Mafra inclusive criou um terceiro nome, no meio do caminho: Podbook (marca registrada dele aliás).
É interessante que temos a tendência de querer enquadrar tudo em um mesmo nome familiar, para facilitar nossa vida - tipo bacon vegano - mesmo que dentro deste nome caibam coisas completamente diferentes no áudio, como um mesacast e um podcast de ficção. Pra ler o artigo completo clica aqui.
> Falando nos nomes de formatos e onde eles se encontram, vale a leitura dessa entrevista com o autor Malcolm Gladwell para o LitHub. Ele diz por exemplo que “Eu acho que as diferenças são em grande parte técnicas, e elas são importantes para os insiders. Eles importam para os ouvintes? Quando eu ouvia Serial, como todo mundo, a experiência era qualitativamente diferente para mim do que se eu estivesse simplesmente ouvindo um audiolivro?". Entrevista completa aqui.
> A Gama fez um episódio do seu Podcast da semana, falando sobre “Podcast no Brasil: A espontaneidade e o peso da responsabilidade”, conversando sobre o mercado de podcasts e futuros possíveis. Aqui o link (lá você também consegue ouvir).
> O CastNews publicou um artigo de um estudo muito interessante feito pela UC San Diego, UCLA e UC Berkeley sobre o poder dos fones de ouvido no consumo de áudio, com coisas bem interessantes, tipo “Descobrimos que os fones de ouvido produzem um fenômeno chamado localização na cabeça, que faz com que o alto-falante soe como se estivesse dentro da sua cabeça”. Clica aqui pra saber mais.
> Falando de hábitos de consumo de streaming, a Roku publicou uma pesquisa comparando o streaming com outras 12 atividades muito comuns no Brasil e o quanto o streaming é ou não mais escolhido do que elas. Aqui o link.
> Aqui um artigo bem legal do Andrei Rossetto falando sobre o áudio e as narrativas sonoras e o quanto esse sentido é importante para nós. Só clicar!
> Outro artigo bem legal de um colega de firma, o José Parra que fala sobre como podemos ir da fadiga de assinaturas para o entretenimento híbrido. O artigo aqui(em espanhol).
> E a Amazon lançou a AMP, um app que pretende misturar músicas e redes sociais, mas que parece não querer concorrer com o Clubhouse. A matéria aqui (em espanhol).
> Falando em Metaverso e SXSW, o Scott Galloway deu a visão dele e colocou o áudio como protagonista no que pode ser o futuro do metaverso, em uma percepção bem interessante! A Forbes publicou aqui.
> E pra finalizar, como os Millennials tem utilizado o áudio como ferramenta para reduzir o stress e cuidar da saúde mental. Clica aqui pra saber mais!
Nessa seção eu sempre indico alguns conteúdos que tenho ouvido e curtido, que até então estavam divididos em podcasts, audiobooks / audiodramas e música. Seguindo a lógica do meu artigo, vou começar somente a divulgar histórias legais para ouvir, sem rotular áudio formatos :)
Recomendados pelo LinkedIn
Ser Sonoro: São 12 episódios, apresentados pelo pesquisador Fernando Cespedes, com distribuição do TAB UOL. O podcast é sobre sons, músicas e o mundo da escuta. Fala muito sobre como nós humanos estamos muito conectados com o os sons, como eles nos afetam e como os percebemos. A produção é muito boa!
Algoritmos da Opressão - como os mecanismos de busca reforçam o racismo: a autora Safiya Noble desafia a ideia de que mecanismos de pesquisa como o Google oferecem igualdade de condições para todas as formas de ideias, identidades e atividades. Questionamentos como: o que acontece se você digita “garotas negras”no Google versus “garotas brancas”. Acesse aqui!
Gilsons: lançado em Fevereiro, esse novo álbum segue a mesma pegada do anterior e é uma delícia de ouvir pra relaxar, pra acordar ou em qualquer outro momento mais de boa ao longo do dia.
Faz um tempo eu descobri a meditação. Primeiro como uma coisa esporádica e com o tempo comecei a tentar me disciplinar pra meditar pelo menos alguns minutos por dia. Meditação pra mim tem tudo a ver com áudio e ouvir; fechar os olhos e SE ouvir.
Por isso essa seção é pra trazer alguns áudios que podem te ajudar a relaxar e parar, nem que seja por 5 minutos por dia pra, ouvindo algo legal, se ouvir. Eu sei que tá difícil, mas vale a pena :)
LO-FI Beats: não sei se você conhece esse tipo de música. O termo originalmente vem de low (baixa) e fidelity (fidelidade) por serem produções mais caseiras e feitas fora de estudos. Por serem muitas vezes músicas sem vocais, acabaram se popularizando como algo interessante para relaxar ou mesmo para manter o foco.
Vai aqui então uma playlist que gosto bastante pra esses momentos de respirar e relaxar:
Junto com a E.B.A.C. eu criei um curso sobre o mercado do áudio. Se você ainda não sabe como dar os primeiros passos ou se você já tá no mercado e quer se aperfeiçoar nessa área você vai curtir :)
São mais de 25 horas de aulas, 100% online pra você estudar a hora que preferir e com tutores que te ajudam durante todo o curso. Pra conhecer mais e se inscrever é só clicar aqui!
E com o meu cupom PALME150, você tem R$ 150,00 de desconto no curso!!! Corre lá :)
Se quiser trocar uma ideia sobre áudio, fazer alguma pergunta, dar alguma sugestão ou fazer alguma crítica, ou mesmo se precisar de uma mentoria, me manda um alô em andre@opalme.com.br
Pode também seguir minhas colunas no Publishnews e Castnews.
E por fim, se você acha que alguém pode curtir essa news, é só compartilhar com o botão abaixo!
Até mês que vem. Axé!