ÉTICA EM VENDAS ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO.
1.9 Ética.
Ponto de partida para o sucesso!
“O Homem vive em busca de sua liberdade quando a encontra não sabe o que faz”. (Eric From)
“A virtude do homem livre mostra-se tão grande em evitar os perigos como em superá-los. Somente os homens livres são gratos uns aos outros em máxima”. (Edgar Morram)
“Um homem livre não pensa em nenhuma coisa menos do que na morte, e a sua sabedoria é uma meditação, não da morte, mas da vida”. (Baruch de Spinoza)
“Se os homens nascessem livres, não formariam nenhum conceito do bem e do mal enquanto fossem livres”. (Baruch de Spinoza)
“Ética SF. Estudo dos juízos de apreciação referente á conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. (Dicionário Aurélio Buarque)
“Ética SF. Parte filosófica que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; deontologia; ciência da moral”. (Dicionário Silveira Bueno)
“Deontologia, SF. Parte da filosofia em que se estudam os princípios, fundamentais e sistemas de moral; tratado dos deveres; ética profissional; - Médica: conjunto de normas que regem as relações dos médicos entre si e com seus doentes”.(Dicionário Silveira Bueno)
2.0 Ética nas organizações
Cada dia mais, as organizações procuram profissionais éticos. Portanto, agir corretamente, não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras, brilhantes podem ser jogadas fora. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação ás questões éticas pode vir a ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e a imagem do profissional ganha no mercado a mancha da desconfiança.
A Importância da ética nas organizações cresceu com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada ás pessoas. A disputa por cargos aumentou e, com isso, o desejo de se sobressair a qualquer custo. Nos últimos anos organizações viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. Mas afinal, o que é ser um profissional ético? Nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser Altruístas, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É Também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
A ética se diz daquela pessoa que tem uma preocupação real pelo bem do outro, sem qualquer tipo de interesse particular na relação.
O Discurso de motivação é sempre algo positivo. E recomendações escritas podem ter algum efeito, mas as pessoas realmente prestam mais atenção ao que seus líderes fazem, do que ao que dizem. Portanto, tome cuidado com suas ações. Não importa o que estiver fazendo, faça como se muitas pessoas estivessem olhando. Finalmente se tivermos que ditar a conduta aos outros, temos que fazer com que a nossa própria conduta seja irrepreensível.
2.1 Ética em Vendas
· A ética é o estudo dos costumes moralmente considerados certos e errados. Três observações podem ser feitas neste momento:
1. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso é tão verdadeiro para o vendedor como para qualquer profissional;
2. Há evidencias do que os vendedores querem orientações de seus gerentes para ajudá-los a lidar com problemas éticos;
3. Também é importante compreender que a maioria dos vendedores escolhe o curso de ação ético quando o descobre.
· A dificuldade em ser ético em vendas é justamente discernir sobre que é certo e errado. Consideram-se estas posições como os extremos de um continuum, observaremos que existem diversas posições que não ficaram claras ___não podem, a priori, serem consideradas certas ou erradas.
· Uma regra de grande validade nestes casos é posicionar-se no lugar da pessoa que estará sendo afetada por seu ato. Quer seja um empregador, um colega, um concorrente ou um cliente, é preciso observar a questão sob o ponto de vista do outro.
· O trabalho do vendedor, por sua vez, apresenta diversas situações em que o vendedor pode ser antiético. Contudo, varias observações que orientarão o comportamento do vendedor quanto a questões éticas podem ser feitas;
· Mentiras cabais que distorçam fatos claramente antiéticos, além de ilegais;
· Omitir certas informações também pode ser antiético se as informações omitidas resultarem em prejuízo para o cliente;
· O exagero provavelmente não é antiético, uma vez que representa opiniões de um vendedor, os clientes esperam de um vendedor a tendência de exagerar;
· O processo de persuasão em si, embora possa envolver manipulação, provavelmente não é antiético, uma vez que tanto o cliente como os vendedores compreendem e esperam que ocorra manipulação;
· A prospecção pode ser antética se, deliberadamente, o vendedor tomar de um colega, mas, provavelmente, não é antiético um vendedor levar consigo se mudar para outra empresa;
·
· O uso de informações pessoais sobre um cliente para forçá-lo a comprar é antiético;
· A apresentação de informações falsas o inexatas, embora subjetivamente antiética, é objetivamente antiética apenas se prejudicar o cliente;
· O comportamento antiético também pode ocorrer fora do processo de vendas em si, e inclui coisas como inspecionar um concorrente, sabotar os mostruários de produtos do concorrente, trabalhar em um segundo emprego no tempo pago por outro empregador ou abusar dos benefícios de viagens e diversões.
· A lição final deste tópico pode ser sintetizada na opinião de Soldow e Thomas:
· “Embora o comportamento antiético possa levar a vendas imediatas, isso só acontece em curto prazo. Com o tempo, pessoas que costumeiramente comportam-se de maneira antiética vêem sua reputação sofrer as consequesências. Por outro lado, pessoas que costumeiramente comportam-se de acordo com os mais elevados padrões éticos vêem suas reputações subirem. Uma reputação fará mais pela criação de vendas e sucesso duradouro do que qualquer comportamento antético”.
2.2Reflexões:
O que é a ética sem a ação, o que é a ação sem educação, o que é a ação sem a administração?
“Conheça a ti mesmo”. (Máxima de Sócrates) 470 a.c “Saber é poder”. (Francis Bacon) SEC. XVII
“Saber e não fazer ainda é não saber”. (Confúcio)1.200AC
“O Costume é, pois, o grande guia da vida humana. É o único principio que torna útil nossa experiência e nos faz esperar, no futuro, uma série de eventos semelhantes àqueles que apareceram no passado”. (David Hume)
“Cogito ergo sum (em Latim) Penso logo existo”. (René Descartes)
“Age de tal forma que o principio moral (Máxima) de tua ação possa tornar-se uma lei universal”. (Immanuel Kant)
“O sábio nada mais é do que o homem que sabe ser lógico consigo mesmo e que outra coisa não faz senão extrair todas as conseqüências da decisão de viver”.(Michel de Montaigne)
“O homem perdeu seu lugar no mundo, ou, mais exatamente, perdeu o próprio mundo que formava o quadro de sua existência e o objeto de seu saber, e precisou transformar e substituir não somente suas concepções fundamentais, mas as próprias estruturas de seu pensamento”. (Alexandre Koyré)
“O homem nada constrói, apartir do nada nasce à construção”. (Jean P.Satré)
“A propensão para o bem, para a construção da boa sociedade, não está escrita na natureza humana. Esta,ao contrario,é má, fazendo-se necessária a existência do Estado para coibir os maus instintos do homem. Isto, para Maquiavel, deve ser levado em conta por todo aquele que está no exercício do poder”. (João Carlos Lino)
“Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão diverso na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais”. (SHAKESPEARE, W.Hamlet)
“Quem sabe cria quem não sabe copia”. (Paulo Freire)
“Ter leitura é ter visão de mundo”. (Paulo Freire)
“É Lamentável constatar depois de tantas conquistas, ao longo de tanto tempo, a vitória da técnica e o fracasso da ética”. Ex Governador de Brasília
“A humanidade ainda não desenvolveu sentimentos de respeito á vida; 250 milhões de crianças são exploradas no trabalho. Escravidão infantil. A humanidade é contraditória o progresso tecnológico é depredador. No mundo de hoje cada candidato a emprego é um candidato a carrasco,a vitória de um representa o fracasso de muitos”. Ex Governador de Brasília (Cristovam Buarque)
Ética # Estereotipo # Educação = “Excelência x perfeição
“A perfeição é inatingível já a excelência é possível de alcançar mediante esforço concentrado, basta não desistir”. (Michael Eisner)
Presidente CEO da Disney de Burbank Califórnia.
“Mais do que máquinas, precisamos de humanidade, mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes,a vida será de violência e tudo será perdido”.(Charles Chaplim)
Queridos amigos,
Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:
"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico,
lhe perguntei em meu inglês capenga: - "Santidade, qual é a melhor religião?" (Your holiness, what`s the bestreligion?)
Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo." O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou: "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito".É aquela que te faz melhor." Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta,
Voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
-"Aquilo que te faz mais compassivo" (e aí senti a ressonância tibetana,budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..." Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...
Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...
Lembremos:
"O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos". A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.
Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade: "terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros". Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É de escolha.
Pense nisso.
"O QUE DÁ SENTIDO A VIDA"
Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido a vida.
É o que faz com que ela não seja curta nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura, enquanto durar.
Cora Coralina.
2.3Teoria Humanista
Também chamada de psicologia humanista, essa Teoria é uma abordagem da psicologia compartilhada por psicólogos contemporâneos que se mostram insatisfeitos com as concepções de homem até agora fornecidas pelos estudos psicológicos científicos.
2.4 OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS
01. FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animador quando uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.
02. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
03. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.
04. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser Ter amigos, seja amigo.
05. SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo prazer.
06. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que outros.
07. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.
08. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu o do outro, e o lado de quem está certo.
09. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro Doutor em vendas; ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
2.5 Administração do Tempo
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus”:
Tempo para nascer, e tempo para morrer;
Tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
Tempo para matar, e tempo para sarar;
Tempo para demolir, e tempo para construir;
Tempo para chorar, e tempo para sorrir;
Tempo para gemer, e tempo para dançar;
Tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las;
Tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se;
Tempo para procurar, e tempo para perder;
Tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
Tempo para rasgar, e tempo para costurar;
Tempo para calar, e tempo para falar;
Tempo para amar, e tempo para odiar;
“Tempo para a guerra, e tempo para a paz”.
2.6 MITOS SOBRE O TEMPO.
- O TEMPO PASSA.
Quem passa é você.
O tempo sempre fica.
- O TEMPO VOA.
È você que é lerdo ou agitado.
- NÃO TENHO TEMPO.
Você tem exatamente todo tempo do próprio tempo.
- O TEMPO CONSPIRA CONTRA MIM. È O MEU MAIOR INIMIGO.
Você é seu maior inimigo, a conspiração é sua.
- PRECISO COMPENSAR O TEMPO.
O tempo é um bem inelástico, é irrecuperável.
- DESTA VEZ EU VOU GANHAR TEMPO.
Você pode ganhar ou perder-se no tempo.
- TRABALHANDO MAIS DEPRESSA EU SEMPRE GANHO MAIS TEMPO.
O ritmo de suas tarefas indica agitação e não resultados.
- VOU ORGANIZAR O TEMPO.
O tempo já está organizado por DEUS, É você quem tem que se organizar.
- ESTOU SEMPRE LUTANDO CONTRA O TEMPO.
Precisamos deixar de trabalhar contra nós mesmos.
2.7 DESRESPEITOS AOS HORARIOS.
No Brasil, (è chik chegar 15 minutos atrazo. Isto é errado).
(Antes de visitar o cliente ligar antes e avisar a sua visita)
Para alguns o atraso é utilizado como símbolo de “status”. Em outros casos ele já foi incorporado como um fenômeno cultural ou folclórico.
Existem também os tradicionais indisciplinadores. Entrevistas, reuniões, contatos, seminários e outras atividades muitas vezes começam com a tradicional tolerância dos 15 minutos, pelo simples fato de que cada um se julga no direito de utilizá-lo.
“Poucas vezes avaliamos os efeitos negativos que o atrazo exerce sobre as pessoas”. Ele gera descrédito, ceticismo, comportamentos defensivos e outras posturas que são prejudicadas ás pessoas e ás empresas. Parece importante aceitar que este “Habito” pode e deve ser mudado.
2.8 FALTA DE HÁBITO NA FIXAÇÃO DE PRIORIDADES.
Tem se observado muitas vezes executivos em vendas iniciarem um “despacho” com a “gerência de vendas”, sem uma clara fixação das prioridades em relação aos assuntos que serão tratados.
O uso da agenda ou anotação em papeis não resolve, por que fazer lista sem fixar prioridades pode nos levar a gastar mais energia nas coisas erradas, do ponto de vista dos resultados e da eficácia.
OBS: Fazer lista mestra
1. URGENTE.
2. IMPORTANTE.
3. INTRANSFERIVEL.
2.9 INTERRUPÇÕES POR TELEFONE.
Existem executivos em vendas que são inacessíveis pessoalmente, mas atendem a qualquer telefonema.
Embora o telefone seja um facilitador do processo das comunicações na empresa, tornou-se também um instrumento que pode escravizar aqueles que não saibam controlar.
É importante pensar que o telefone deve ser dominado antes que se torne um dominador.
É importante treinar-se não apenas em realizar uma triagem de telefonemas que recebe, mas também no próprio uso do recurso.
3.0 INCAPACIDADE DE DIZER NÃO.
Exalta-se sempre o nosso Brasileiro “jeitinho” bem como as agradáveis características democráticas ou “populistas” do executivo em vendas Brasileiro.
Ele é bacana porque está sempre disponivel. A “incapacidade para não dizer não” tem um preço muito alto que só é possível perceber ao longo de insatisfações ou frustrações por trabalhos inacabados, resultados insuficientes ou falta de visão clara do papel do executivo.
“Existem muitas maneiras de dizer não com honestidade e inteligência sem que o outro se sinta ferido ou melindrado”.
OBS:
Muito prazer.
Na hora que terminar.
O produto está sendo descarregado hoje.
Será entregue amanhã as 10h00min.
3.1 SOLICITAÇÃO DO VENDEDOR.
Os centralizadores e “insubstituíveis”estão mais sujeitos a este desperdiçador.Em geral,as causas podem ser: auto-estima exagerada, falta de treinamento do vendedor ou excesso de centralização.
O fenômeno é curioso e já é conhecido como “história dos macaquinhos”. O vendedor aproxima-se do seu superior e lhe diz: Chefe temos um problema.
Na realidade o vendedor tem um problema e não sabe como resolvê-lo. Quer envolver o chefe. A partir do momento em que o executivo ouve o problema e afirma: ”Deixe comigo”, o “Macaco” saltou das costas da secretaria para as do chefe.
3.2 DETALHES PARA O VENDEDOR ORGANIZAR MELHOR O TEMPO.
1. Mantenha seu trabalho perfeitamente organizado, arquivos em dia, follow-up e agendas controladas.
2. Reserve a última hora do seu dia , quando você já está cansado,para planejar o seu dia seguinte. Assim, ao chegar ao outro dia já poderá iniciar diretamente a execução do seu trabalho.
3. Organize uma rotina para a sua primeira hora. Sempre que possível chegue à empresa 10 minutos antes de seu trabalho. Neste tempo organize seu uniforme passe no toalete, guarde se casaco, bolsa muchila, guarda-chuva etc. abra sua mesa e coloque sobre ela o seu material de trabalho (Assim todos que o procurem saberão que você já chegou). Em seguida vá para a sala de vendas. Fazendo assim você vai estar preparado para mais “Um grande dia”.
4. Ao organizar o seu dia de trabalho conte as horas com cinqüenta minutos (os restantes dez minutos você poderá usar em situações inesperadas). Use o mesmo procedimento para as reuniões do seu gerente de vendas e compromissos em geral.
5. As empresas, também, têm técnicos em Organização e Métodos. Converse com eles sobre algum problema ligado ao assunto. Você poderá obter tais técnicas idéias preciosas para agilizar seu trabalho e seu tempo.
6. Mantenha em seu follow-up uma folha sobre cartões e presentes de natal. Durante o ano, á medida que os acontecimentos vão ocorrendo você já incluiu nestas listas o nome das pessoas e clientes, que deverão receber cartões ou presentes de natal. Quando chegar o momento de enviá-los, a relação já estará pronta, Lembre-se que a época natalina é sempre muito agitada. Você economizará bastante tempo se organiza-la com antecedência.
7. Aprender a dizer “não”. Muitas vezes o vendedor está sobrecarregadas por não saber dizer “não” ás várias solicitações que lhe são feitas, por diversas pessoas, ”para quebrar este ou aquele galhinho”. “Quebre todos os galhos” e até as “árvores” que desejar, mas fora da programação estabelecida para o seu dia. Mostre-se disposto a ajudar, mas somente após terminar as suas prioridades.
8. Organize uma pasta tipo follow-up para seu gerente de vendas ,contendo as informações que são modificadas constantemente e que ele utiliza em seu trabalho diário, ao despachar com seu gerente de vendas e em suas reuniões.
Tais informações são especificas do cargo e da área de atuação do seu executivo, Por exemplo, um Diretor ou Gerente de vendas e produção, pode precisar dos dados diários sobre a produção, gráfico estatístico mensal, do controle de qualidade etc.
A pasta poderá ser de plástico, capa dura, com varias folhas de plástico transparente dentro.
Nestas você colocará as informações, mantendo-as atualizadas.
Tal pasta é encontrada em papelarias.
O vendedor poderá dizer-lhe quais tipos de informações ele gostaria de ter na pasta.
Acredite que está será uma forma simples, porém valiosíssima, para o dia-a-dia da vida do vendedor e do seu gerente de vendas.
3.3 LEMBRETE PARA O VENDEDOR.
Para que possa fazer negociação com seu gerente de vendas, com relação ao tempo, e mesmo com relação a qualquer outra coisa você precisar manter:
- Pontualidade: ninguém pode querer cuidar do tempo de outro se não sabe faze-lo com seu próprio;
- Discrição;
- Interesse pelo seu próprio negócio, pelos objetivos da empresa em geral;
- Competência técnica com relação ás suas atividades de rotina (Planejamento, agenda, follow-up, arquivo, redação etc.);
- Responsabilidade e postura profissional;
- Interesse pelo trabalho como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Chek-list:
Para facilitar seu trabalho, e nada ser esquecido, organize chek-list das suas rotinas, ou seja, organize uma relação de tudo que você precisa providenciar, por exemplo, para uma viagem, para uma reunião ou para uma assembléia geral ordinária. Ou, ainda, uma relação dos trabalhos que deve executar semanalmente, por exemplo, solicitações de material ao almoxarifado, solicitação de vales-refeições etc. Cada vez que você precisar organizar tais trabalhos, você seguirá o chek-list correspondente, garantindo que nada será esquecido e agilizando suas atividades. Para alguns trabalhos, você poderá organizar o chek-list e passa-lo para auxiliar verificar a sua conferência e execução.
Todos os documentos que forem passados para o seu gerente de vendas assinarem, devem ser colocados em pasta própria para assinatura.
Tal procedimento facilitará o trabalho dele, além de evitar que os documentos fiquem sobre a mesa, sendo lidos por quem se aproximar dela.
3.4 ANTES DE RESOLVER UM PROBLEMA PENSE NISSO.
Há alguns anos, um periodista entrevistou, na cidade de Paris, um dos homens de negócios mais preeminentes do mundo. À pergunta: “Qual é a chave de seu sucesso?”.
Este senhor respondeu:
“Quando eu tinha 18 anos, meu pai, que era um próspero comerciante, entendia que a eficiência nos negócios era algo que se podia aprender”. Consequentemente contratou na Inglaterra um “Perito em eficiência e eficácia”, para que me desse algumas lições sobre como desenvolver-me melhor. O Sr. James, assim se chamava meu professor, chegou certa tarde e disse: Pegaremos o seu carro e faremos de conta que vamos a uma reunião de negócios, na qual você terá a oportunidade de ganhar U$ 10.000,00. Quando havíamos percorrido uns 20 quarteirões, o Sr. James pediu que parasse o carro e, com um canivete afiado, deu uma espetada em um dos pneus dianteiros. Quando tinha terminado de sair todo o ar, disse: agora temos um problema... Que pensa fazer?
Naqueles tempos, trocar um pneu era trabalho demorado, penoso e sujo; quando terminei, estava coberto de terra e com manchas de graxa no terno. Resolvi, então, ir trocar a roupa, assim que estava pronto para sair novamente, o Sr. James disse-me: “Rapaz, preste atenção ao que vou dizer agora, pois esta será a minha primeira lição. – Você há mais de duas horas tinha a oportunidade de fazer um negócio, no qual podia ganhar U$ 10.000,00. Mas, que fez você? Ao surgir o primeiro problema, se pôs a solucioná-lo. Agora o tempo passou... Veja o que fez hoje: Ao solucionar um problema, você perdeu uma oportunidade!”.
“Para mim, desde então, a chave do sucesso tem sido não usar meu tempo solucionando problemas, e sim, em concentrar-me nas oportunidades”.
3.5 O que é eficácia?
“A fábula de ESOPO conta a estória de um pobre fazendeiro, que um dia descobre no ninho de sua galinha preferida um reluzente ovo de ouro”. No início, ele desconfia de algum tipo de brincadeira.
Mas, no momento em que vai jogar o ovo fora, pensa melhor e o leva para ser avaliado. O ovo era de ouro maciço! O fazendeiro não consegue acreditar em sua sorte. Fica ainda mais surpreso no dia seguinte, quando o fenômeno se repete. Dia após dia ele se levanta e corre para o galinheiro para apanhar mais um ovo de ouro. Ele acaba ficando imensamente rico, e mal podia acreditar em tanta sorte.
Junto com a fortuna, porém, vieram à cobiça e a impaciência. Incapaz de esperar pelo ovo de ouro de cada dia, o fazendeiro decide matar a galinha e pegar todos os ovos de uma só vez. Mas, quando abre a ave, descobre que não havia nada dentro dela. Nenhum ovo de ouro.
E agora não havia mais meio de consegui-los. “O fazendeiro destruíra a galinha que os produzia.” Nesta fábula encontramos o princípio da eficácia.
A maioria das pessoas enxerga a eficácia a partir do paradigma dos ovos de ouro: Quanto mais alguém produz, quanto mais ela faz, mais eficaz a pessoa é. A eficácia, no entanto, resulta de duas coisas: o produto (os ovos) e a capacidade de produzir (a galinha)!
Se você focar somente os ovos de ouro, negligenciando a galinha, em pouco tempo perderá a fonte dos ovos de ouro.
Se você cuidar apenas da galinha, sem dar importância aos ovos de ouro, logo não terá mais os meios para alimentar a galinha ou a si próprio.
A eficácia consiste no equilíbrio entre Produto (produção dos resultados desejados) e CP (capacidade de produção, o bem ou meio que produz os “ovos de ouro”).
O humano como autor do equilíbrio entre Produto e Capacidade de Produção!
São as pessoas que controlam os ativos financeiros e materiais.
A manutenção daquele equilíbrio entre os ovos de ouro e a saúde e o bem-estar da galinha, exige muita capacidade de discernimento. Aí está a verdadeira essência da eficácia.
Equilibrar a necessidade de uma boa educação e o preço a ser pago pôr ela. Equilibrar a vontade de ter o hóspede satisfeito com a arrumação do apartamento e o investimento em uma relação na qual a camareira é estimulada a ser ordeira em seu íntimo, de boa vontade, espontaneamente, sem necessidade de supervisão a produzir todo o dia.
Este princípio pode ser visto na vida de uma pessoa que se mata de trabalhar, passando a noite em claro para conseguir mais ovos de ouro, e acaba exausta e incapaz de continuar produzindo, em oposição à outra que desfruta de uma boa noite de sono e acorda disposta a produzir durante todo o dia.
Este princípio pode ser reconhecido quando você força a barra para que as coisas sejam do seu jeito em um relacionamento, e descobre que este se esvaziou, ou quando dedica realmente muito tempo a uma relação e percebe que o desejo e a capacidade de criar junto com alguém e de se comunicar dá um salto qualitativo.
O Equilíbrio “Produção” e “Capacidade de Produção” aplicam-se a todos os setores da vida. É a definição de um novo paradigma.