Ética na Missão
Nesta época de eleições, achei interessante falar um pouco sobre ÉTICA e VALORES, não que eu tenha pretensão a ser filósofo, nem que eu seja um especialista no assunto que me permita defender uma tese a respeito.
Porém, gostaria de trazer o tema para o ambiente corporativo e não político (mesmo sabendo serem muito similar).
Não vou aqui explicar como criar uma Missão, Visão e Valores das empresa, gostaria de seguir no tema pensando na importância do assunto dentro das organizações. mas, acho que vale lembrar que a Missão é a razão do ser da organização, a finalidade de sua existência e o motivo pela qual ela foi criada, que a Visão mostra aonde a empresa quer chegar no médio e longo prazo e os Valores representam as crenças e valores que caracterizam uma organização, são o conjunto de conceitos, filosofias e crenças gerais que a organização respeita e pratica, e, estes valores nortearão para o cumprimento da Missão.
Eu sempre tive o hábito de me atentar a estes três itens em minhas relações comerciais.
Esta prática me ajuda a entender melhor com quem estou me relacionando e também percebo a coerência daquela organização, ou de seus funcionários, afinal, uma organização é feita por pessoas e a Missão / Visão / Valores, geralmente levam em consideração Valores Éticos e Morais.
Até aqui, tudo é muito simples, a teoria é conhecida da maioria, não?
É, aparentemente sim, mas o desafio de toda empresa e gestor é garantir que estes três pontos sejam respeitados, e por isso volto para os conceitos de ÉTICA e VALORES. Muitos filósofos atuais discutem, de forma bastante contundente o tema, ainda mais nos momentos atuais de crise, onde, as pressões internas e externas são intensas e, manter alguns valores íntegros, se torna um desafio as vezes importante.
Eu gosto muito da frase “faça o que deve ser feito, mesmo que esteja todo mundo olhando olhando”, e, lembrando de algumas situações corriqueiras nas empresas, me veio como exemplo aquele funcionário que percebe um erro PARA MAIS na fatura do cliente e omite o problema deixando que ele, cliente, pague pelo valor adicional... é o famoso “Vai Que Passa”.
Para mim, nada diferente daquela pessoa que furta uma carteira na rua.
Ambas ações ferem conceitos de ética, ambos não respeitam os valores morais como honestidade e integridade, ou, uma cobrança a mais de R$ 100,00 na fatura e o recebimento ilícito para direcionar uma concorrência, não são a mesma coisa?
Por isso mesmo costumo dizer que, para garantir o cumprimento da Missão / Visão / Valores das empresas, precisamos de funcionários e relações que estejam em linha com nossos princípios, sendo necessário o constante monitoramento e trabalho para garantir o engajamento de todos com os Valores da nossa empresa.
Para terminar, não quero ser hipócrita e achar que conseguiremos ter 100% do tempo, o engajamento das pessoas, porém, acho muito importante olhar para a frequência e intensidade dos desvios, nossa busca e atenção deve ser constante para termos empresas e sociedade mais justa, por isso, monitorar esse processo se torna muito necessário.
E você, sabe quais os Valores da sua empresa?
Vendas Diretas | Mercado Automotivo | Estratégia Comercial|B2B
6 aCleber, excelente! Há um princípio qie diz: qiem é leal nas mínimas coisas.... o será tb nas grandes coisas.