Como você lida com as frustrações ?
Hoje eu vi um post com uma (ao meu ver) infeliz comparação entre qual é a diferença de ética entre:
- Uma empresa "contratar" um funcionário e após ele se desligar da empresa antiga cancelar a contratação.
- Um funcionário "fechar" com uma empresa e anunciar que mudou de ideia dias antes do início.
Me lembrei de um fato que ocorreu comigo há um pouco mais de 1 ano.
O ano é 2019, primeira semana do ano para ser mais exato, recebi e aceitei uma proposta interessante de uma grande empresa da área de investimentos.
Conversei com a empresa que estava trabalhando até então, que por sinal era estrangeira e tinha uma conversão de moeda bem favorável na época, e aguardei o início do "novo trabalho".
Poucos dias antes do aguardado primeiro dia, recebo por e-mail a notícia de que a contratação havia sido cancelada e um curto "Sentimos muito em ter que te dar essa notícia."
Eu havia recém mudado para uma casa nova com minha esposa e filha que acabara de completar 1 ano de vida, foi então que me vi nessa situação e por incrível que pareça não fiquei nem 1 minuto preocupado, pois além de ter uma recente reserva para esse tipo de imprevi$to, eu sempre investi e acreditei em mim, no final foi fácil colher os frutos desse investimento e me recoloquei logo em uma empresa que tive a felicidade de aprender como resolver alguns desafios técnicos novos, aprendi também muito sobre pessoas e o mais importante, aprendi muito sobre mim mesmo.
Muitos falaram: "Nossa, eu não deixaria barato assim, processa eles e blá blá blá..." e honestamente, isso nunca foi uma opção.
Foi legal?
Definitivamente não, essa não era a postura que eu esperava, mas problemas acontecem indepentende de qual foi razão ou de quem foi o erro, no final do dia é sempre você com você mesmo e com a difícil tarefa de decidir como você vai lidar com as coisas que acontecem com você diariamente, sejam elas boas ou ruins.
Confesso que é impressionante como algumas empresas são muito mais bonitas de "fora pra dentro" do que de "dentro pra fora". Esta era uma empresa que eu via com bons olhos e no final a bagunça se mostrou tão grande que nem o CTO soube me explicar o que de fato aconteceu e por incrível que pareça, o mesmo RH veio falar comigo novamente por 2 vezes como se nada tivesse acontecido, aliás eles nem sabiam que isso tinha acontecido.
O fato é que o quão você se conhece e como lida com esse tipo de situação vai te ajudar muito a evoluir como pessoa e como profissional.
E você? Como lida com as frustrações da vida?
Back-end Engineer | Team Lead | Software Development Specialist | Node.js | TypeScript | PHP | @phononx
4 aBaita Ivo!