02 grandes lições que o vôlei me ensinou a ser um bom profissional
Sempre se fala nos benefícios que o esporte traz a saúde, que sabemos serem vários, mas pouco se fala sobre os benefícios que eles podem agregar em nosso cotidiano e, principalmente, no ambiente corporativo.
Quem me conhece sabe que sou apaixonado por vôlei e que desde criança sempre gostei de praticar pelo prazer de jogar e também o social que ele proporciona.
Pouco tempo atrás fiz algumas reflexões e me vieram alguns insights que o esporte que sempre joguei por hobby me auxiliou no ambiente corporativo.
- Trabalhar em equipe é complementar o trabalho do outro e ser complementado também.
O vôlei é um dos esportes mais coletivos que existe, pois em uma jogada, dependendo da posição em que você jogar, o máximo de vezes que tocará na bola serão 02 vezes, e que para que você dê esse segundo toque obrigatoriamente a bola passará por uma outra pessoa. Fato é que para que o levantamento, ou segundo toque, saiam com precisão é de extrema importância que o passe também chegue com condições para isso, ou a chance de ser mal executado será enorme. Tendo esses movimentos bem feitos, a chance de o atacante marcar o ponto fica bem maior, já que terá um ambiente mais favorável para tal.
Veja que todos esses pontos da coletividade e de confiar no trabalho o outro é para conquistar apenas 01 ponto e que essa ação vai se repetir outras várias vezes ao longo da partida, já que para vencer a partida é necessário vencer 03 sets de 25 pontos e a necessidade de ter 02 pontos mínimos de diferença.
- Na quadra e nos negócios a previsibilidade dos próximos passos só é possível se todos os papéis e funções estiverem bem definidos
Outro ponto muito importante na coletividade desse esporte é que cada um tem a sua função e espaço para ocupar dentro da quadra. A equipe já sabe a função e espaço que cada um deve ocupar, com isso já sabe qual será o próximo passo e se prepara para a ação seguinte. Se porventura alguém não seguir o acordado, pode comprometer todo o sistema de jogo.
Muitas vezes pode acontecer de o jogador não conseguir cumprir sua função em determinado momento, por conta de alguma ação anterior, como salvar uma bola longe. A equipe ao perceber isso já sabe que aquele lugar está vazio e vulnerável e já fica atenta para se deslocar até lá, se necessário ou até mesmo faz de tudo para que a bola vá para os locais em que há um jogador.
Ao trazer essas análises para dentro do mundo corporativo vejo que há muitas semelhanças com a estrutura da empresa, a começar pelos departamentos que cada um tem a sua função dentro da empresa e já sabe o esperado de cada um para preparar para o passo seguinte e depois começar tudo novamente, assim como no esporte.
Ser parte de um time exige confiar e ser alguém de confiança. Por exemplo, quando se trabalha com atendimento de agência você é responsável por passar aos times internos a necessidade do cliente para que executem o trabalho. Você precisa passar essas informações com qualidade, confiar que receberá o trabalho no prazo conforme o pedido e também com qualidade, assim como temos nos 03 toques básicos do vôlei de receber, levantar e atacar para conquistar o ponto.
A conclusão que tive disso tudo é o que o esporte ajudou a formar o meu caráter e também o profissional que sou hoje, mesmo sem ter feito a ligação anteriormente, já que foi algo super natural o trabalho em equipe e também em confiar no colega. Claro que como estes, vários outros insights apareceram e que vou compartilhar mais adiante através de outros conteúdos aqui na rede.
O que acharam?
E você, teve algum ensinamento que o esporte te ajudou na carreira?
Impressionante, faço sempre essa analogia...inclusive falei hoje sobre isso, do esporte vôlei com a empresa. São vários os aspectos, o conhecimento das regras (saber jogar e ganhar conhecendo as regras), da disciplina, do comprometimento...sobre o trabalho em equipe, da confiança entre os pares, da função/papel de cada um no time...da bola dividida (quem vai defender ???), da invasão de um na "função" do outro ...da importância do líder e da equipe de apoio (quem comanda e quem assessora??) Muito bom ler a sua análise....eu também só consegui fazer essa analogia muito tempo depois!!
Gerente Qualidade | Gerente Industrial | Operações | Melhoria Contínua | SGI Sistema de Gestão Integrado | Segurança de Alimentos
4 aDaniel Ferraz Monte Liguori muito legal, os ensinamentos do esporte são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional. Excelente texto, compartilho da mesma ideia que você!
Head of marketing / Gerente de marketing / Branding / Precatórios / Ativos judiciais / Mercado financeiro
4 aExatamente isso! Gostei!
CX | UX | Qualidade | Atendimento do Cliente | Marketing | CRM | Comunicação
4 aSensacional Dani! Você é um excelente exemplo de trabalho em equipe! Parabéns! 👏🏻
CRM | CLM | Growth | Marketing Digital
4 aMuito bom o texto, Dani! Quem te conhece sabe o quanto vc ama vôlei e o quanto sabe se sabe se comunicar e trabalhar em equipe! Obrigada por compartilhar com a gente esses insights!