Hoje vou contar como foi o planejamento da minha 1ª viagem internacional.
Quem aqui lembra quando foi a sua e se tinha algum sonho a realizar nessa viagem?
Como eu já contei em outros artigos, comecei a trabalhar com 15 anos como recepcionista, aos 23 fiz a planta da minha casa para construir com meu primeiro namorado. E hoje vou dar um salto e falar quando entrei na indústria farmacêutica com 27 anos e puder realizar meu sonho de viajar para fora do Brasil.
Após um super processo seletivo, que durou meses e começou quando eu vi um anúncio no jornal impresso que aos domingos meu irmão comprava (Folha de São Paulo), e concorrendo com mais de 10.000 pessoas que enviaram seu currículo, isso mesmo que você leu... não errei os zeros aqui não! Rsrs, passei em todas as dinâmicas de grupo e demais fases de entrevista para entrar como propagandista vendedora na AstraZeneca, que tinha acabado de concluir a fusão e abriu umas 120 vagas em todo o Brasil em agosto de 1999.
Fui contratada no dia 06/12. E entrar na AZ mudou muito a minha vida, pois a minha região de trabalho era Campinas e mais algumas cidades ao redor, e eu morava em Jundiaí. A primeira mudança foi morar sozinha em uma cidade que nem conhecia direito. A segunda mudança: receberia um carro zero km com todas as despesas pagas pela empresa e a terceira: um salário que era praticamente o dobro do que eu ganhava no emprego anterior. Além disso, tinha toda a parte do novo conhecimento em patologias, opções terapêuticas bem como saber muuuuuuito sobre os produtos que eu promoveria para os médicos, mostrando as evidências científicas para melhorar a saúde dos pacientes deles.
Bom, voltando ao tema desse artigo... quando vi que minhas condições financeiras mudaram muito para melhor, e alinhado à necessidade de avançar no meu conhecimento em inglês, planejei juntar os meus prêmios (remuneração variável por atingimento de metas) para realizar a minha primeira viagem para a Europa nas férias do final do ano.
Naquela época nem tinha comunidade europeia e cada país tinha o seu próprio dinheiro. Eu tive que aprender muito bem essa questão do câmbio para eu programar o quanto teria que levar para meus gastos na Itália, Suíça, França e Inglaterra, que foram os países que escolhi para passar meus 30 dias de férias viajando. E não foi fácil levar esse dinheiro comigo em segurança a viagem toda... ainda mais sozinha!
Como eu disse, além de ser a 1ª vez fora do Brasil, cada país que escolhi tinha um sonho especial para eu realizar:
- na Itália, meu sonho era conhecer os lugares históricos de Roma. Fiquei mega encantada no Fórum Romano, por exemplo... fiquei sentada ali naquelas pedras imaginando como era a rotina deles... e, claro, outros lugares mais turísticos que todo mundo vai quando escolhe Roma. Mas, eu que adoro história antiga, queria explorar outros lugares e ver coisas que eu só tinha visto nos livros na escola: a Bocca Della Veritá; a Pirâmide de Céstio (incrível, de 12 a.c.) a basílica de São Paulo (nem sei explicar...mas, chorei muito qdo cheguei lá...talvez pela história da decapitação do apóstolo e que separaram a cabeça do corpo e colocaram em túmulos diferentes).
- na Suíça, meu sonho era conhecer a neve e passar o meu aniversario em um lugar lindo como Lausanne em um dia que estava nevando, sem dúvidas foi inesquecível, bem clima de Natal que vemos em filmes estrangeiros mesmo.
- França, mais especificamente Paris e além se ser um sonho subir no lugar mais alto da torre Eiffel era passar a virada do século no Pallais de Chaillot com a visão dos fogos e show de luzes que mudou o letreiro de 2000 para 2001. Foi demais, foi mágico! Fora esse momento sem igual, eu queria muito visitar a Sainte-Chapelle que simplesmente tinha uma história que guardava a coroa de espinhos de Cristo como relíquia sagrada. Não é difícil imaginar o quanto me emocionei e chorei ao entrar naquela pequena capela gótica com vitrais divinos e maravilhosos e que ficava incrustrada no meio de um grupo de prédios públicos... foi bem difícil de encontrá-la, inclusive.
- E na Inglaterra, fui para fazer um curso intensivo de inglês em Londres por 2 semanas, o mais legal era que na parte da tarde eu fazia um horário dedicado a business e outro momento particular que pedi para o professor para que pudéssemos conhecer alguns lugares especiais da cidade e pude conhecer em detalhes o acervo de peças egípcias (é maior que a do próprio Museu do Cairo e como sou fascinada pelo tema, fui vários dias) no British Museum incluindo a pedra de roseta conhecida como a pedra mais famosa do mundo por conter o decreto do culto de um faraó. Mas, sobre meu sonho... o que me mais me marcou nessa viagem toda e que deixei a foto como destaque, foi conhecer de perto Stonehenge: um dos monumentos mais famosos da pré-história de 3.000 a.c. com muitas lendas e mitos acerca da sua construção e real objetivo... mas, o que mais vi lá é que há mais de 4.500 anos muitos peregrinos vão até o grande círculo em busca de cura, por se tratar de um campo energético muito misterioso. Você me acompanhou até aqui e agora sabe das minhas aventuras e alguns dos meus sonhos realizados em 30 dias pela Europa. Foi uma viagem incrível, que só foi possível graças à minha disciplina de poupar parte do meu salário e investir o valor dos meus prêmios adicionais quando eu atingia as metas da empresa. Eu acredito que nenhuma viagem é impossível, se você tiver um bom planejamento, um roteiro bem elaborado e muita vontade de conhecer o mundo, culturas, diversidade e mistérios da história.
Coffee Enthusiast
1 aShow seu artigo Luciane! Parabéns pela sua coragem e determinação! 😃
Executiva em Saúde | Transformação Digital e Inovação | ESG Sustentabilidade Corporativa | Estratégia e Relacionamento | MBA Gestão Inovação e Serviços em Saúde | ESG | Negócios
1 aDemais Luciane!! Inspirador, acredito muito nesse merecimento. Abraço.