Aos 23 anos, fiz a planta da minha primeira casa
Eu sempre sonhei em ter uma chácara para construir a minha casa. Eu queria um lugar tranquilo, rodeado de natureza, onde eu pudesse viver com a minha família e desfrutar de colher verduras da minha horta e frutas do meu pomar. Mas para realizar esse sonho, eu sabia que precisava trabalhar duro, economizar dinheiro, ter uma educação financeira sustentável e fazer sacrifícios.
Como já contei na News anterior que comecei a trabalhar desde cedo, sempre buscando me qualificar e aproveitar as oportunidades que apareciam. Com meus pais, aprendi tambem a controlar os meus gastos, a investir o meu dinheiro de forma inteligente e a planejar o meu futuro. Eu também abri mão de algumas coisas que eu gostava, como viagens, festas e roupas novas, para guardar mais dinheiro para o meu objetivo: construção de uma casa com meu namorado.
Acho até que foi meio precoce demais, quando aos 22 eu quis mudar minha carreira, sair do faturamento de uma grande metalúrgica multinacional japonesa para uma oportunidade que surgiu em vendas em uma multinacional holandesa de balas e confeitos.
Eu sempre achei que a área comercial era a locomotiva de qualquer empresa, a que tem a força de conduzir a velocidade do crescimento de qualquer produto e inclusive mudar direções, para novos mercados. Por isso, queria fazer parte desse dinamismo, pois faz parte do meu perfil. E, óbvio, queria ganhar mais... afinal construir uma casa requer um bom dinheiro.
Bom, depois de conversar muito com meu namorado, resolvemos vender nossos carros, juntar nossas economias de rescisões de empresas anteriores para comprar uma chácara em uma região onde gostávamos. Escolhemos um terreno com 1000 m2 bem plano, uma boa área para um grande projeto. E quando vimos o valor de um estudo arquitetônico, fiquei triste. Não tínhamos condições de pagar.
Foi aí que descobri que tinha jeito para desenho e projetos de arquitetura. Estudando através de revistas impressas da época, eu mesma fiz a nossa planta baixa e inclusive, sem ferramentas, desenhei como seria a fachada da casa, acabamento das janelas, varandas (tinha varandas por todos os lados) e até o estilo do telhado incluindo claraboias para iluminação natural nos banheiros. E de interiores também, fiz todos os detalhes de níveis dos pisos da sala, que em 1995, já imaginei com três ambientes, incluindo um jardim de inverno (adoro) e lareira toda em pedra natural. Até paginação dos pisos e revestimentos eu fiz para todos os cômodos. A casa ficou um exagero de grande: tinha 268 m2! E com certeza, seria a casa mais linda do bairro.
Recomendados pelo LinkedIn
Eu fiquei muito feliz e orgulhosa de mim mesma por ter alcançado essa conquista. Era difícil uma pessoa que via o projeto e não se encantasse. Ninguém acreditava que fui eu mesma, que tinha feito tudo sozinha. Sem faculdade, sem internet, sem parente engenheiro ou arquiteto na família. Mas, eu tinha um objetivo muito claro: ia fazer um projeto que não só seria o nosso sonho naquele momento, como pudesse ser o sonho de muitas famílias. Pois, ninguém sabe o dia de amanhã, e temos sempre que ter uma visão comercial e de mercado para nossos investimentos.
Bom, a construção da minha casa levou muitos anos. Eu acompanhei cada etapa do processo, desde a fundação até o acabamento e, claro, o paisagismo.
Essa é a minha história de mais uma conquista de um sonho que era ter uma casa bem perto da natureza. Tudo isso foi possível com o acúmulo de dinheiro fruto do meu trabalho, plano de carreira com mudança de áreas em busca de melhor remuneração e visibilidade e, claro, sacrifícios pessoais também com foco na realização.
Eu espero que essa história inspire outras pessoas a correrem atrás dos seus sonhos, desenvolver hard skills que você nem imagina que é capaz para pode economizar e, claro, a nunca desistirem.
E você, conta aqui nos comentários, se alguma vez desenvolveu hard skills para atingir um objetivo ou um sonho!
Assistente Executiva Trilíngue de C-Level | Secretária Bilíngue | Office Manager
1 aParabéns pelas conquistas!
Cofounder Lincon (acquired by Galileu) | Ex-CEO & Partner ACE Cortex | Coautor best-seller Transformação Radical | Advisor | Empreendedor | Conselheiro
1 aLegal, Luciane! Se precisar de uma arquiteta, foi contar com vc, ein! 😂