10 dicas para quem busca uma transição de carreira
A alguns meses atrás uma leitora me escreveu pedindo dicas sobre mudança de carreira. Hoje, vasculhando uns emails encontrei a resposta que enviei para essa leitora e achei que poderia ser uma boa ideia compartilhar com mais gente.
Pois aí vai...
São vários os motivos que fazem com que profissionais de uma determinada área decidam iniciar uma nova carreira em outra. Insatisfação pessoal e baixa perspectiva de crescimento profissional costumam ser as razões mais comuns. Mas qualquer que seja o seu caso, esteja certa e segura das razões que a levaram a tomar essa decisão, pois, a transição de carreira não é fácil.
Não quero desanimá-la, mas saiba que você pode enfrentar dificuldades durante o percurso, mas não é impossível. E se o tempo médio de recolocação de um profissional atualmente no Brasil é de 10 meses, para alguém que busca uma nova carreira esse tempo pode ser bem maior.
Desculpe falar da parte “ruim” mas mais difícil do que iniciar uma nova carreira é desistir de fazer isso ‘no meio do caminho’ e tentar voltar para a carreira antiga. Por isso acho importante deixar claro que não é fácil, mas sou a prova viva de que é possível e que vale a pena! :)
Apesar de clichê, sou fã do ditado popular que diz que no leito de morte é mais fácil encontrar um moribundo arrependido do que não fez do que daquilo que tenha feito.
Não existe fórmula mágica, mas encaminho algumas dicas que podem ajudar nessa jornada:
- Esteja certa dos motivos que o levaram a tomar essa decisão.
- Pesquise (muito) sobre o mercado para o qual pretende entrar. Saiba quais são as oportunidades reais, as áreas, maiores e melhoresplayers, etc.
- Prepare uma reserva financeira. Diferentemente de ser demitido, você está planejando essa mudança, portanto prepare-se para ficar alguns meses sem emprego.
- Entenda quais são suas lacunas profissionais e busque preenche-las.
- Procure uma formação de média/longa duração (pós-graduação ou um curso técnico profissionalizante) na área escolhida. Essa é uma forma de suprir a falta de experiência, aumentar os conhecimentos na área, além de ampliar contatos que poderão te ajudar na recolocação.
- Busque em suas experiências passadas correlações com a nova área e ajuste seu CV destacando as experiências que poderão ser “aproveitadas”.
- Assim como a dica da pós-graduação, procure participar de eventos, palestras, seminários na área que almeja, além de conhecimento será importante ampliar contatos que poderão ser úteis na recolocação.
- Seja voluntária em locais que podem lhe trazer experiência e conhecimento na nova área.
- E preste a consultoria amiga (falo sobre isso nesse post)
- E por fim, busque por um “padrinho” ou mentor. Alguém que conheça a área e o mercado almejado e que possa te dar suporte durante essa jornada.
Você também menciona que está ATÉ disposta a recomeçar em cargos mais júniores. Ótimo, pois é o que possivelmente vai ocorrer. Lembre-se que você não possui experiência alguma na nova área e, portanto, não é provável que você inicie sua nova carreira em cargos mais seniores.
Desculpe tanta sinceridade, mais como mencionei logo no começo dessa mensagem, mais frustrante do que permanecer em uma carreira que não se ama é deixa-la e ter que retornar anos mais tarde por pura falta de opção.
Um abraço e boa sorte.
Post originalmente publicado no blog www.otrampo.com.br