10 filmes motivacionais para enfrentar a crise
O filósofo Leibniz dizia que o homem mais inteligente do mundo seria aquele capaz de decorar o maior número de figurinhas que representassem situações reais.
Isso significa que a nossa inteligência é formada, em grande parte, pela nossa capacidade imaginativa.
Ter um repertório de vidas humanas possíveis é fundamental em momentos como esse pelo qual estamos passando.
É como o treino repetitivo de golpes e sequências que imitam situações reais, de modo a adquirir memória corporal, o que o capacita para executar aquilo que aprendeu sempre que for necessário.
Preparei uma lista de 10 filmes inspiradores, alguns bem fora da caixinha, que recomendo particularmente para quem anda enfrentando as dificuldades da crise.
1. Ratos e Homens (Of Mice and Men)
Essa adaptação de 1992 do romance John Steinbeck é espetacular. Com direção e atuação de Gary Snise, além do desempenho brilhante de John Malkovich, Ratos e Homens conta a história emocionante dois amigos que viajam pelos Estados Unidos durante a Grande Depressão em busca de uma vida melhor. As personagens são tão bem retratadas que às vezes o filme parece melhor que o próprio livro original.
2. O Escafandro e a Borboleta (The Diving Bell and the Butterfly)
O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby, o editor-chefe da revista Elle, que, aos 43 anos, tem um derrame devastador que o deixa paralisado e dependente. Aos 43 anos de idade, a única coisa que Bauby consegue mover é o olho esquerdo. Aos 43 anos de idade, o editor-chefe da revista Elle, só é capaz de mover o olho esquerdo. Ainda assim, aprende a se comunicar piscando e escreve um livro de memórias de uma maneira bem original.
3. Adaptação (Adaptation)
Esse filme de 2002, com uma atuação brilhante de Nicholas Cage, conta a história de Charlie Kauffman, um roteirista às voltas com a adaptação mais difícil da sua vida. Na trama, Charlie tem de lidar com o irmão gêmeo, Donald, que também decide ser roteirista, alcançando um sucesso inesperado. A rivalidade entre os irmãos, junto com a busca para superar as dificuldades de escrever uma adaptação quase impossível, compõem parte de um roteiro absolutamente inusitado.
4. A Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild)
O universo da pequena Hushpuppy, uma menina que vive com seu pai doente em uma comunidade pobre da Luisiana, é recheado de imaginação e superação. Quando uma forte tempestade atinge o povoado, traz consigo a revelação de uma realidade fantástica para a menina em busca de encontrar sua mãe desaparecida.
5. História Real (The Straight Story)
A história de um homem que decide viajar 260 milhas pelo coração da América, para visitar o seu irmão que teve um derrame. O retrato lírico da viagem de Alvin Straigt conta a odisseia que viveu nessa aventura, assim como as pessoas incríveis que conheceu. É uma grande celebração da capacidade humana de se superar. E sim, é David Lynch, excelente, como sempre.
6. A Vida é Bela (la vita è bella)
O filme emocionante sobre o pai que usa da imaginação para proteger o filho do horrores da Guerra foi um clássico para toda uma geração. É uma ótima opção para quem não viu no final dos anos 1990, quando se tornou uma referência para todo amante de cinema. Roberto Benigni na sua melhor forma.
7. 127 horas (127 hours)
A história real do alpinista e aventureiro Aron Ralson, que sofre um acidente durante uma escalada no cânion remoto de Utah. Com o braço preso numa pedra, Aron examina sua vida durante os cinco dias que se seguem, lutando contra a sede e contra a fome, enquanto considera suas opções para se safar da situação angustiante.
8. A Princesa Mononoke (The Mononoke Princess)
O jovem príncipe Ashitaka luta para restaurar o equilíbrio entre as forças naturas e sobrenaturais em um Japão fantástico, durante a era Muromachi. Durante sua jornada, conhece a princesa Mononoke, mas o resto eu prefiro não contar, para não perder a graça desse verdadeiro clássico dos desenhos japoneses.
9. O Pianista (The Pianist)
O filme premiado de Roman Polanski também logo se tornou um clássico para toda uma geração, em 2002. Considerando que tem muita gente hoje que nem era nascida ou era bem novinha na data de lançamento do filme, vale a pena relembrar do título. A história marcante de superação do famoso pianista judeu Władysław Szpilman, na sua luta contra os horrores do nazismo e da guerra.
10. Meu Pé Esquerdo (My Left Foot)
Esse emocionante clássico de 1989 é baseado na história real do escritor e artista plástico Christy Brown. O filho de operário pobres irlandeses, deficiente físico, desde o nascimento, luta contra as adversidades com uma tenacidade impressionante, até alcançar o reconhecimento da família, do público e da crítica.
Gostou da lista? Já viu algum dos filmes citados? Curta e comente o artigo.
Ah, e que tal indicar algum outro filme motivacional que não está na minha lista? Coloque o seu preferido aqui embaixo.
Gerente Contábil | Gerente Fiscal | Gerente Financeiro | Financial Controller|
4 aFilme Dançarina imperfeita. Fala sobre foco, determinações e disciplina. Excelente filme.
Gestão de Supply Chain | S&OP | Customer Service | Vendas e Marketing
4 aErnesto, obrigada pelas dicas, adorei e já compartilhei com a minha rede. Neste momento precisamos de motivações para seguir em frente e o conforto que o passado nos traz ajuda muito.
Global VP of Finance at SAP | CFO | Start-up advisor | Mentor
4 aboa dica, Ernesto.
Assistente Executiva VP LATAM Arthrex Brasil | C-Level Executive Assistant | Jornalista | Comunicação | Eventos | Responsabilidade Social e ESG
4 aOi Ernesto Schlesinger adorei as dicas. Não conhecia dois deles e já estão na minha lista para assistir. Com certeza há muitos outros fantásticos, mas sempre temos os nossos favoritos. Pra mim, Duelo de Titãs (Remenber the Titans), Extraordinário (Wonder) e Estrelas além do tempo (Hidden Figures).
CFO | Board member | Mentor
4 aErnesto Schlesinger, Vivemos tempos exponenciais em diversos sentidos ... necessidade de adaptação urgente visando sobrevivência, pessoal, coletiva, de empresas, de países; reações rápidas sem se ter o cenário completo, abstração, raciocínio indutivo e dedutivo, sensibilidade, intuição, e muita resiliência. Em alguns momentos, nos sentiremos fracos, frágeis, impotentes... Então necessário é se fortalecer, no físico, no psíquico, no emocional. Buscar fontes de recarga, família, grupo, amigos, livros, filmes inspiradores. Tanto para poder 'desligar' um pouco de uma realidade impactante, como para reforçar credos e atitudes. E reforçando uma postura que é sua e minha, de uma visão mais abrangente, mais holística, da posição de CFO. Excelente iniciativa !