10 oportunidades para empreender no mercado digital em 2021
O número de usuários de usuários de internet no Brasil chegou a 160 milhões de pessoas. Enquanto isso, o e-commerce aumentou em 40% o número de novos consumidores e espera crescer 32% este ano.
Esse cenário de aceleração digital, faz com que empreender em negócios ligados ao digital seja muito interessante. Para ajudar, listei 10 oportunidades para você estudar e ver qual se encaixa mais ao seu perfil.
1. Loja virtual
É possível iniciar de forma gratuita, em plataformas como Loja Integrada, Ebanx Beep e Mercado Shops. Interessante definir um nicho; pensar em informações completas; fotos de qualidade; usar um ERP, como Bling ou Tiny para facilitar as vendas e gestão de estoque e usar um comparador ou gateway de frete como Frenet e Melhor Envios.
2. Venda em marketplaces
78% das vendas por e-commerce no Brasil passam por plataformas de marketplace. Com todo esse potencial, não vale deixar essas plataformas de lado. Elas podem ser de produtos gerais, como Americanas, de nicho, como Dafiti, de serviços, como GetNinjas ou para exportação, como a B2Brazil. O cadastro em geral é simples e só se paga uma taxa após a venda dos produtos.
3. Dropshipping
Vender sem ter estoque pode ser uma boa alternativa para quem dispõe de pouco capital para investir no início da operação. Nesse modelo de negócio, você terá uma loja virtual que vende produtos que serão entregue diretamente pelo fornecedor. Atenção ao atendimento e pós-venda, uma vez que a entrega está 100% em mãos de terceiros. Um exemplo disso é usar a loja da Shopify com produtos da Oberlo.
4. Lançamento de infoprodutos
Opção queridinha do momento, lançar infoprodutos se destaca por não exigir estoque nenhum. E-books, vídeos e cursos são comercializados via plataformas próprias ou em marketplaces como Udemy, Hotmart e Eduzz. Importante atentar para a qualidade e diferenciação dos infoprodutos, bem como a necessidade de geração de tráfego com estratégias de lançamento para comercializá-los.
5. Afiliado de produtos físicos
Vender sem ter um produto, sem montar uma loja virtual e nem ter que fazer entrega também é possível. Nesse caso existe a opção de encontrar plataformas que já ofereçam isso pronto, deixando ao empreendedor somente a escolha do que oferecer no ambiente e atrair o público para comprar. Um exemplo é o Parceiro Magalu.
6. Afiliado de produtos digitais
Na mesma pegada do afiliado de produtos físicos, aqui o empreendedor pode escolher os infoprodutos que deseja comercializar e passa a se dedicar a conseguir clientes. Pode funcionar bem se você tem um grupo ou nicho específico e oferece infoprodutos que tenham a ver com eles. Hotmart atua bem nesse sentido.
7. Franquia de serviços digitais
Existem diversas franquias de marketing digital, que iniciam em R$ 20 mil e fazem trabalhos de criação de redes sociais ou somente de tráfego para grandes clientes. Atenção, pois algumas vão demandar que você faça o serviço, outras você pode escolher em encaminhar a demanda pra algum outro executor.
8. Consultor para venda em marketplace
Vender em marketplace está ficando cada vez mais concorrido. Para isso as empresas vão precisar contar com profissionais que as ajudem a inserir os produtos de forma correta, bem como auxiliar na manutenção da operação nos trilhos. A Digital House oferece um curso de Consultor de Venda Mercado Livre, que fiz ano passado e gostei.
9. Gestor de tráfego
Um dos maiores desafios do e-commerce é gerar tráfego, ou seja, atrair clientes para comprarem no seu negócio. Boa parte desses clientes são alcançados em plataformas do Google (Google e Youtube) ou do Facebook (Facebook e Instagram). Há muitos cursos bons para aprender a trabalhar com isso e os profissionais que dominam essa técnica estão sendo muito demandados atualmente.
10. Gestor de redes sociais
As redes sociais são um fenômeno no mundo todo. Elas ajudam a posicionar uma marca, ao mesmo tempo que impulsionam as vendas das empresas. Aqui os profissionais precisam entender de design e copywriting, ou seja, do visual e do conteúdo, bem como do monitoramento de métricas.
Quer saber mais sobre algumas delas?