12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos

12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos

As "12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos" é um livro escrito pelo psicólogo clínico canadense Jordan Peterson, que teve uma ascenção estratosférica de popularidade há alguns anos e hoje é conhecido mundialmente.

Seu livro apresenta 12 regras que, segundo o autor, podem ajudar as pessoas a viverem uma vida mais significativa e produtiva. Aqui está um breve resumo delas:

  1. Costas eretas, ombros para trás: Essa regra é baseada na ideia de que a postura física pode afetar a maneira como nos sentimos e como os outros nos percebem. Uma postura ereta e confiante pode ajudar a melhorar a autoestima, a diminuir os níveis de estresse e a torná-lo mais atraente às outras pessoas.
  2. Trate-se como alguém que é responsável por ajudar: Essa regra enfatiza a importância de assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas e de tratar a nós mesmos com a mesma dedicação do que se estivéssemos cuidando de alguém muito especial.
  3. Faça amizade com pessoas que queiram o melhor para você: Peterson acredita que é importante escolher nossos amigos cuidadosamente e se cercar de pessoas que nos encorajem a ser a melhor versão de nós mesmos.
  4. Compare-se com quem você era ontem, não com quem outra pessoa é hoje: A quarta regra enfatiza a importância de se concentrar em nosso próprio progresso pessoal, em vez de nos compararmos com outras pessoas.
  5. Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles: Essa regra se concentra na importância de ensinar disciplina e responsabilidade aos filhos, mas sem perder o amor por eles.
  6. Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo: Peterson acredita que, antes de criticar o mundo ou tentar mudar o que está fora de nosso controle, devemos primeiro ordenar nossas próprias vidas e assumir a responsabilidade por nosso próprio bem-estar.
  7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente: A sétima regra enfatiza a importância de buscar propósitos e significado em nossas vidas, em vez de se apegar ao que é mais fácil ou conveniente.
  8. Diga a verdade, ou pelo menos não minta: Peterson acredita que a honestidade é fundamental para uma vida significativa e que, ao dizer a verdade, podemos nos tornar mais confiáveis e respeitados.
  9. Assuma que a pessoa a quem você está ouvindo possa saber algo que você não sabe: Essa regra enfatiza a importância de ouvir atentamente as pessoas e estar disposto a aprender com elas.
  10. Seja preciso em seu discurso: Essa regra enfatiza a importância de escolher nossas palavras com cuidado e evitar declarações generalizadas ou exageradas.
  11. Não incomode crianças quando estão andando de skate: Essa regra pode parecer um pouco estranha, mas a ideia por trás dela é que devemos evitar interferir na liberdade e no desenvolvimento dos outros, a menos que seja absolutamente necessário.
  12. Acaricie um gato quando encontrar um na rua: A última regra é sobre a importância de encontrar alegria e beleza nas coisas simples da vida e aproveitar esses momentos de felicidade sempre que possível.

E você, qual das 12 Regras é a sua preferida? Mais para frente irei escrever um resumo do seu livro mais recente "Além da Ordem: 12 Novas Regras para a Vida."

Saiba mais em: www.paulomachado.com

Siga-me no Instagram: Instagram

#JordanPeterson #12Regras #Conservadorismo #Psicologia

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Machado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos