As "12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos" é um livro escrito pelo psicólogo clínico canadense Jordan Peterson, que teve uma ascenção estratosférica de popularidade há alguns anos e hoje é conhecido mundialmente.
Seu livro apresenta 12 regras que, segundo o autor, podem ajudar as pessoas a viverem uma vida mais significativa e produtiva. Aqui está um breve resumo delas:
- Costas eretas, ombros para trás: Essa regra é baseada na ideia de que a postura física pode afetar a maneira como nos sentimos e como os outros nos percebem. Uma postura ereta e confiante pode ajudar a melhorar a autoestima, a diminuir os níveis de estresse e a torná-lo mais atraente às outras pessoas.
- Trate-se como alguém que é responsável por ajudar: Essa regra enfatiza a importância de assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas e de tratar a nós mesmos com a mesma dedicação do que se estivéssemos cuidando de alguém muito especial.
- Faça amizade com pessoas que queiram o melhor para você: Peterson acredita que é importante escolher nossos amigos cuidadosamente e se cercar de pessoas que nos encorajem a ser a melhor versão de nós mesmos.
- Compare-se com quem você era ontem, não com quem outra pessoa é hoje: A quarta regra enfatiza a importância de se concentrar em nosso próprio progresso pessoal, em vez de nos compararmos com outras pessoas.
- Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles: Essa regra se concentra na importância de ensinar disciplina e responsabilidade aos filhos, mas sem perder o amor por eles.
- Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo: Peterson acredita que, antes de criticar o mundo ou tentar mudar o que está fora de nosso controle, devemos primeiro ordenar nossas próprias vidas e assumir a responsabilidade por nosso próprio bem-estar.
- Busque o que é significativo, não o que é conveniente: A sétima regra enfatiza a importância de buscar propósitos e significado em nossas vidas, em vez de se apegar ao que é mais fácil ou conveniente.
- Diga a verdade, ou pelo menos não minta: Peterson acredita que a honestidade é fundamental para uma vida significativa e que, ao dizer a verdade, podemos nos tornar mais confiáveis e respeitados.
- Assuma que a pessoa a quem você está ouvindo possa saber algo que você não sabe: Essa regra enfatiza a importância de ouvir atentamente as pessoas e estar disposto a aprender com elas.
- Seja preciso em seu discurso: Essa regra enfatiza a importância de escolher nossas palavras com cuidado e evitar declarações generalizadas ou exageradas.
- Não incomode crianças quando estão andando de skate: Essa regra pode parecer um pouco estranha, mas a ideia por trás dela é que devemos evitar interferir na liberdade e no desenvolvimento dos outros, a menos que seja absolutamente necessário.
- Acaricie um gato quando encontrar um na rua: A última regra é sobre a importância de encontrar alegria e beleza nas coisas simples da vida e aproveitar esses momentos de felicidade sempre que possível.
E você, qual das 12 Regras é a sua preferida? Mais para frente irei escrever um resumo do seu livro mais recente "Além da Ordem: 12 Novas Regras para a Vida."
Siga-me no Instagram: Instagram