15 tendências emergentes em tecnologia para os próximos anos.

15 tendências emergentes em tecnologia para os próximos anos.

A McKinsey acaba de liberar um novo estudo sobre as tendências tecnológicas que moldarão o futuro em todo o mundo. A pesquisa foi conduzida pelos especialistas da consultoria, Vinayak HV e Lareina Yee, sobre as tendências tecnológicas que estão na vanguarda da inovação e como elas afetarão empresas, colaboradores e líderes para os próximos anos.

 

Portanto, segue a lista para que possamos pensar em como desenvolver nossa Visão de Zeitgeist e começar a visualizar (e atuar) o quanto antes. Vamos dar uma olhada rápida em cada uma delas:

 

  1. "Low Code, ou na tradução difícil para o português - Código Baixo, Sem Código": Essa tendência envolve o uso de plataformas e ferramentas que permitem o desenvolvimento de aplicativos e softwares de forma mais acessível e eficiente. Mesmo pessoas sem conhecimento profundo de programação podem criar soluções digitais personalizadas. Isso está democratizando o desenvolvimento de software e impulsionando a inovação em várias indústrias.

 

  1. Arquitetura de Confiança Digital: Essa é bem interessante. A medida que a dependência da tecnologia cresce, a confiança e a segurança digital se tornam cruciais. Essa tendência se concentra em criar estruturas e sistemas que garantam a integridade, a privacidade e a segurança dos dados e das transações digitais. Mas não se trata apenas de uma área de segurança da informação, mas principalmente de uma atividade para que as pessoas incorporem mais rapidamente as tecnologias que surgem. Quanto mais anteciparmos a curva de incorporação de novas tecnologias, mais estaremos à frente do mercado. É a combinação do High Tech com o High Touch

 

  1. Edge Computing: Temos mais dispositivos conectados à Internet no planeta do que pessoas. O Edge Computing permite o processamento de dados em tempo real em locais próximos aos usuários, reduzindo a demora e melhorando a eficiência em uma variedade de aplicativos, como carros autônomos e dispositivos IoT.

 

  1. Computação Quântica: A computação quântica é uma revolução na capacidade de processamento de informações. Essa tecnologia promete resolver problemas complexos, como otimização de logística e pesquisa farmacêutica, de maneiras que eram inimagináveis para os computadores tradicionais.

 

  1. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV): Apesar de ser uma realidade, a RA e a RV ganharão entornos mais sofisticados com a evolução da Internet das Coisas. Será possível criar em nossos computadores a RA e a RV e aumentar radicalmente a forma como interagimos com o mundo digital. Elas são usadas em uma variedade de setores, desde treinamento médico até entretenimento e design de produtos, criando experiências imersivas e colaborativas.

 

  1. Espaço Tecnológico: Além da exploração espacial, as tecnologias espaciais têm implicações significativas na Terra, como a observação do planeta real time, comunicações globais e serviços baseados em satélites, que desempenham um papel crucial na conectividade global. O e-commerce será um dos principais impactados com esta tecnologia, pois será possível identificar em uma raio de 10 quilômetros, todos os vendedores ou compradores de um determinado produto, real time, e conectá-los ou chama-los para uma concorrência, por exemplo.

 

  1. Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa): Nós sabemos que é uma realidade, mas obviamente a IA ganhará entornos ainda mais sofisticados. Essa forma avançada de IA permite que máquinas criem conteúdo, imagens e até mesmo músicas originais. Ela tem um potencial significativo em áreas como criação de arte, design e personalização de experiências do usuário. Ou seja, cada vez mais teremos um nível de sofisticação em nossas mãos. Os Direitos Autorais serão uma das áreas mais afetadas nos próximos meses.

 

  1. Automação Robótica de Processos (RPA): RPA envolve a automação de tarefas rotineiras por meio de robôs de software. Isso aumenta a eficiência e reduz erros, liberando os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas. Por enquanto a sua Alexa é um aparelho que fica em cima da bancada da cozinha. Em breve ela será um androide que estará andando pela casa.

 

  1. Avanços em 6G: A próxima geração de conectividade móvel, o 6G, promete velocidades mais rápidas e maior capacidade de rede. Isso abrirá caminho para aplicações avançadas, como cidades inteligentes, veículos autônomos e telemedicina de alta qualidade.

 

  1. Baterias de Estado Sólido: Uma inovação na tecnologia de baterias, as baterias de estado sólido são mais seguras, duráveis e eficientes. Isso é fundamental para dispositivos eletrônicos, veículos elétricos e energia renovável. Nossos celulares terão energia suficiente para nunca desligar. Convenhamos que não faz sentido ficar colocando o telefone celular em um cabo e liga-lo na parede, concorda?

 

  1. Biologia Sintética: Essa tendência envolve a manipulação de organismos vivos para criar produtos e soluções inovadoras, desde bioplásticos até terapias genéticas avançadas. Veremos muitos avanços desta tecnologia, principalmente na Mimética.

 

  1. Blockchain e Criptomoedas: Tecnologias de registro distribuído estão transformando transações financeiras e segurança. As criptomoedas estão desafiando os sistemas tradicionais de moeda e pagamento. O próximo passo será a eliminação total da moeda em circulação do planeta.

 

  1.  Internet das Coisas (IoT): A IoT se refere à conexão de dispositivos e objetos à Internet, permitindo a coleta e análise de dados em tempo real. Ela tem aplicações em setores como saúde, agricultura e manufatura.

 

  1. Manufatura Avançada: Tecnologias como impressão 3D e robótica avançada estão transformando a produção industrial, permitindo maior personalização e eficiência. Nosso próximo eletrodoméstico será uma máquina que poderá fabricar qualquer produto que quisermos. Se hoje compramos um sache para fazer café, amanhã comparemos um sache de tecido para criar a roupa ou o tênis que quisermos.

 

  1.  Cidades Inteligentes: O desenvolvimento de infraestruturas urbanas conectadas e sustentáveis está melhorando a qualidade de vida nas cidades. Isso inclui soluções para mobilidade, energia e gestão de resíduos e principalmente leitura facial para identificar criminosos ou potenciais problemas urbanos como enchentes, entupimento de bueiros, quedas de energia, etc.

 

Alberto Roitman - Chief Chaotic Officer na Escola do Caos, Armazém e Papum. Autor dos Livros: Adeus mundo VUCA - Bem vindo mundo BANI. Podcaster no Caos Corporativo (Spotify).

Elenice A. Fanez

Experiência do Cliente | Sucesso do Cliente | Fidelidade l Digital Marketing l Marketing I Experiências de Valor

1 a

Muito bom, obrigada por compartilhar! 👏

Luan Rodrigues

Comprometido com a sustentabilidade humana

1 a

Puta síntese útil!

Galo Lopez Noriega

People Analytics l Top 2 HR Influencer Brasil l LinkedIn Creator l Análise de Cenários l Palestrante Internacional l Pensamento Analítico l Professor MBA l Cultura Organizacional l Data Driven l Gestão por Indicadores

1 a

Tendências muito interessantes e relevantes Alberto Roitman todas elas irão gerar novos empregos e novas oportunidades …… claro, também irá gerar desemprego para quem não se adaptar

Pierre-Jean Quétant

Eu ajudo sua empresa ou organização a restaurar ecossistemas tropicais.

1 a

Super interessante, porém não se fala dos riscos ambientais que poderiam impedir essas tecnologias de serem usadas em largas escalas. Nem tanto a questão da energia, mas por exemplo a escassez de metais para fabricar telas por exemplo. Acredito que é um fator que teremos que levar em consideração muito mais cedo que previsto...

Luiz Carlos

Gestão Administrativa | Administração de Vendas | Pessoas | Processos e projetos | Liderança | Atendimento ao cliente.

1 a

Alberto, boa tarde! Excelente.. está semana participei de um evento que abordava estes temas, obrigado por compartilhar...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos