1983 - Diretas Já

1983 - Diretas Já

Movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil.

Será que foi aqui o início de tudo que estamos vivendo nos dias atuais?

A “conquista do voto”, foi o que realmente o povo brasileiro buscava como um ato democrático [?] afinal, o brasileiro, sabe de fato o que é a democracia?

O movimento Diretas Já começou em maio de 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.

Contou com a participação de partidos políticos, representantes da sociedade civil, artistas e intelectuais. Mesmo sendo marcado por significativo apelo popular, o processo de eleições diretas só ocorreu em 1989.

Ou seja, 29 anos depois da escolha do último presidente, em 3 de outubro de 1960.

A partir de agora, sempre publicarei aqui acontecimentos que influenciaram diretamente a vida de muitos brasileiros; os partidos políticos, os artistas e “intelectuais” e claro, o envolvimento mais que DIRETO das mídias, que hoje dominam quase que absoluto os meios para “noticiar” fatos.

A fragilidade de um povo que viveu por muitos anos de futebol e carnaval, deixando de lado o que mais importava [...] a POLÍTICA. Palavra desprezada por muitos brasileiros que viviam naquela época e que hoje assustam os que sobreviveram ao processo.

A “ignorância” de um povo que hoje paga um preço muito alto por ser obrigado a aceitar esse cenário político. Gente que não sabe distinguir e interpretar “siglas” partidárias, e se confundem entre os que se dizem de direita e na verdade estão mais por lado canhoto.

Por isso, convido vocês a participarem comigo de uma jornada semanal, onde publicarei sempre um artigo que nos faça relembrar e quem sabe com isso aprender através desses erros passados, nos “blindar” e fortalecer para atuarmos de forma INTELIGENTE diante dessa nova fase política; que na verdade, de novo não tem nada.

A verdade e o conhecimento são as únicas armas que nos libertarão. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos