#2 • Sobre fazer do "não" um "sim"
Começo essa edição da newsletter propondo um questionamento que pode soar um pouco estranho: você já agradeceu por uma porta que se fechou?
Hoje eu quero refletir um pouco sobre a importância de acolher e abraçar cada uma das rejeições, negações e frustrações vivenciadas durante nossas trajetórias profissionais.
Eu acredito na máxima de que criamos a vida que imaginamos, e para isso, devemos sempre imaginar os melhores cenários possíveis, onde tudo sai como esperado e todos os nossos sonhos são realizados. Entretanto, muitas frustrações irão se impor durante a caminhada. Seja para uma almejada vaga de emprego ou uma sonhada bolsa de estudos, eventualmente, portas irão se fechar. Para todos.
E tudo bem! O que muda tudo é o que escolhemos fazer a partir disso.
Eu já experienciei várias rejeições. Todos nós vivenciamos isso, por mais que as redes sociais (em especial o LinkedIn), façam com que pensemos o contrário.
O “não” se apresentou, mas eu o encarei como um “sim”. Um sim para uma nova oportunidade, um sim para uma nova chance e um sim para uma nova forma de contar a minha história. Afinal, sonhos não existem em vão. É tudo uma questão de tempo e alinhamento.
Hoje eu consigo enxergar que uma porta fechada é um sinal de redirecionamento e uma mensagem de que algo precisa ser calibrado.
Mas ela jamais será o fim da linha.
Por isso, o importante é não permitir que o “não” nos paralise. Que com cada frustração, possamos olhar para trás e avaliar onde é possível lapidar e melhorar, sempre utilizando a rejeição como um combustível e como um chamado interior de sempre estarmos em evolução.
E é justamente por isso que podemos e devemos ser gratos.
Por outro lado, quem sabe essa rejeição seja apenas um "ainda não"?
Recomendados pelo LinkedIn
Repito: sonhos não existem em vão.
Respeite, acolha, abrace e encare o "não" como uma potência para fazer diferente e ser ainda melhor da próxima vez.
Eu digo por experiência própria: funciona!
Finalizo essa newsletter agradecendo pelos quase 600 inscritos após a primeira edição publicada duas semanas atrás! É muito gratificante saber que o propósito desse projeto faz sentido para tantas pessoas.
Te convido também para se inscrever no Substack. Assim, novas edições chegarão diretamente no seu e-mail. É só clicar aqui.
Sinta-se livre para compartilhar e comentar suas impressões sobre esse assunto abaixo. Será um prazer dialogar contigo.
Por hoje é isso!
Até a próxima. Nos "leremos" em breve! :)
Um abraço,
Pedro Ivo
Product Designer at Novaluce | UX Designer at mHealthCoach
1 aMais uma vez, obrigada por nos proporcionar a dádiva de suas palavras ❤️