3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O USO DE CONSULTORIA
Muitas empresas quando se encontram em situações difíceis, não sabem mais a quem recorrer. Neste momento, surge a ideia de contratar uma consultoria, com o intuito de ajudar a alavancar resultados, afinal, uma pessoa com experiência de mercado e que não esteja tão acostumada aos vícios de processo da sua empresa, pode ter uma opinião imparcial fundamental para te ajudar a corrigir problemas.
Pensando nisso, e como muitas empresas que nunca tiveram uma consultoria antes estão aderindo a este modelo, preparamos um artigo com três coisas que você precisa saber sobre o uso de consultoria:
Uma opinião externa pode te ajudar a ver o que você não enxergava
Muitas vezes a equipe, os funcionários e até mesmo a diretoria de uma empresa está tão presa aos seus processos e rotinas que não consegue ver o que pode ser mudado para atingir novos resultados. Uma pessoa com experiência de mercado, como um consultor por exemplo, terá um olhar mais crítico e minucioso, podendo mais facilmente identificar problemas e te ajudar a corrigi-los.
Essa opinião é fundamental e precisa ser bem aceita, principalmente pela equipe que deve estar preparada para entender as críticas e avançar no processo.
E isso nos leva ao próximo item da lista:
Mudanças serão feitas
Com a identificação de problemas e oportunidades de melhoria, é natural que mudanças sejam propostas, e os envolvidos naquela produção de resultado devem entender que isso virá para melhorar a performance e a obtenção de êxito naquele processo.
Já dizia Einstein que não adianta fazermos da mesma forma e esperar um resultado diferente – e é neste ponto que surge a figura do consultor, sugerindo e adequando novas maneiras de se fazer as coisas para obter resultados diferentes (e melhores)!
Trabalhe com o que você tem
Por mais que a sugestão de um consultor possa ser a adequação material ou de equipe, a primeira coisa que um processo de consultoria vai tentar fazer na sua empresa é usar os recursos que você já tem para atingir um novo patamar de resultados.
Isso se deve ao fato de que, antes de pensar em investir, pode-se usar aquilo que você já tem em casa para mudar seus processos e quebrar alguns paradigmas.
E você, já pensou em contratar consultoria?