3 dicas para alinhar cultura e pessoas nas organizações
Já não é segredo que as organizações vêm passando por um momento de renovação de seus negócios, processos e prioridades.
Neste momento de reinvenção, contar com pessoas realmente engajadas e alinhadas ao propósito do negócio é essencial, afinal, os colaboradores são a base para que as mudanças aconteçam de modo sustentável e estratégico.
Porém, no cotidiano das organizações, é comum que haja uma lacuna entre a cultura desejada pela empresa e a cultura vivida na rotina dos profissionais, o que impacta diretamente nos resultados alcançados.
Saber como gerar mudanças que suportem o os objetivos da organização é o primeiro passo. Em outras palavras, o alinhamento cultural da organização pode ser de grande valia nesse momento.
Compreendendo esse fato, a Forbes destacou 3 passos que podem apoiar os gestores:
1. Criar uma cultura de tentativa e erro
Para competir em um mundo em rápida mudança, uma empresa precisa ser capaz de inovar. Por mais tradicional que seja a empresa, se você não consegue inovar, não há garantia de que ainda será necessário daqui a 10 anos.
2. Construir uma organização movida à liderança
Cada pessoa dentro de uma organização tem a capacidade de ser um líder único, com suas próprias contribuições. Todos têm seu papel para impulsionar a visão da empresa, e por isso é tão importante que essa visão seja claramente comunicada.
3. Motivar transparência e comunicação
A comunicação cria confiança e autenticidade. A confiança é a base para todos os relacionamentos positivos. E, dentro de uma cultura, isso não é exceção.
Essas dicas são apenas alguns caminhos para que você seja capaz de apoiar pessoas e fortalecer a cultura da organização. Comece hoje mesmo e sinta a diferença!