3 dicas para escrever mais rápido e melhor

3 dicas para escrever mais rápido e melhor

Escrever com alguma agilidade pode ou não levar algum tempo, obviamente depende bastante do perfil profissional. Se você optou por atuar como redator ou tem esta tarefa, deve ter observado que as informações estão cada vez mais enxutas ( digamos que com a correria que se trabalha pode ser que não haja briefing ou detalhes tão específicos e prontos do que deve ser redigido) e no contra fluxo, as áreas estão cada vez mais diversificadas, as ideias pipocando e assim fica ainda bem complicado escrever com certo volume e qualidade. Fato é que trabalho não falta, ainda mais com conteúdo tornando-se rei (graças a Deus!).

Então para ajudar você a ser mais produtivo nos textos, aqui vão 3 dicas desta jornalista/ conteudista que vos fala/escreve.

Fixe essas perguntinhas: quem, o quê, quando, onde, como e por quê? Estas são regras básicas para o texto jornalístico, mas quando você não tem briefing e não conseguirá coletá-lo minuciosamente, super funcionará para texto publicitário, marketeiros, cartas oficiais e outros também. Basta responder as perguntas e você conseguirá organizar as informações e ideias.

Pense em palavras-chaves: seu texto precisa entregar uma mensagem, então quais são as palavras-chaves desta mensagem que uma vez ditas vão traduzir o seu produto, a sua empresa, e o que você tem a dizer? Quando for redigir, já digite-as e use como mapa mental. Assim você saberá que estas palavrinhas precisam constar no seu texto.

Para quem você está escrevendo? Isso é super importante. Quem vai ler o seu texto? Qual seu público? As perguntinhas que você respondeu + as palavras-chaves que pensou devem estabelecer uma conversa com esse público. Imagine-se conversando e redija esse texto em linhas simples, objetivas e claras.

Acabou o texto? Leia alto (mentalmente), deixe o texto dormir ou descansar um tempinho (se tiver tempo), passe por revisão (sempre), edição (se possível, sempre tem algo para enxugar); exercite essa construção sempre e construa seus próprios métodos conforme suas facilidades e compartilhe os conhecimentos que adquirir, é assim que irá confirmar que aprendeu.

Vale lembrar: sou jornalista, trabalho com publicitários, trabalhei anos em agência e hoje em comunicação e marketing é uma empresa privada e isso me dá um pouquinho de conhecimento para escrever alguns textos de “ajudinha”, mas não, isso não é bula. O objetivo é colaborar com quem acabou de entrar nos caminhos da redação e conteúdo.

Bom, espero ter ajudado! E claro, quero saber se ajudei, por isso comenta se possível!

Aliás, compartilha também se tem alguma outra dica, assim eu também renovo as minhas =D ;)

Keisy Carolin P.

Trainee de Marketing | Content Product | Digital Marketing

6 a

Adorei!

Alanis Gois

Especialista em Redes Sociais | Boticário e Quem Disse, Berenice?

6 a

PERFEITO! AMEI AS DICAS!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos