3 Insights com o Mapa de Oportunidades de Negócios

3 Insights com o Mapa de Oportunidades de Negócios

O Mapa de Oportunidades de Negócios, ferramenta ensinada na Certificação de Inovação Profissional do Instituto Global de Gestão de Inovação (GIMI), é um recurso que pode diferenciar o seu negócio no momento de definição estratégica para o desenvolvimento de projetos inovadores. De uma maneira visual e com diversos elementos textuais para dar clareza ao que precisa ser conectado, o Mapa de Oportunidades de Negócios serve como uma espécie de guia e orientador que, ao mapear o estado atual/futuro da empresa e trazer características como necessidades emocionais de clientes, ativos físicos, competências e localizações, coordena e mostra uma variedade de pontos que podem ser conectados para gerar um modelo de inovação único.

Nesse mapa você pode fazer algumas perguntas no momento que passa pelos 5 fatores principais, como:

Mercado (Consumidores, necessidades e experiências)

• Quais são os segmentos de mercado que buscamos?

• Quem pode ser nosso usuário líder ou influenciadores?

• A quais necessidades do consumidor nós servimos?

• Que tipo de experiências nosso consumidor recebe?

Entrega (Ocasiões, locais e canais)

• Em quais locais nossa oferta é entregue?

• Através de quais canais nossa oferta é fornecida?

• Que tipo de logística a oferta envolve?

• Quando nós ofertamos isso?

Oferta (Produtos, serviços, marca)

• Quais produtos/serviços estão sendo oferecidos?

• Quais são as experiências que nossas ofertas tem oferecido?

• Como é a oferta da marca?

Produção (Competências, Ativos, Tecnologias)

• Que ativos (equipamentos, habilidades humanas, etc) nós usamos para criar a oferta?

• Que tecnologias nós utilizamos para desenvolver e entregar a oferta?

• Quais os processo que temos para criar a oferta?

• Quais competências nós precisamos?

Modelo de Negócios (redes, parcerias, estrutura de custos/receitas

• Quais redes ou parceiros nós utilizamos?

• Que estratégia de preços nós utilizamos? 

Ao descobrir essas respostas você chegará mais perto de um mapa assertivo que aprimora seu modelo de inovação. Disso você pode tirar diversos insights, mas irei falar de apenas 3 deles:

1º - Percepção sistêmica do negócio: Ao você levantar tantos pontos sobre o seu negócio, você passará a ter uma ampla noção do funcionamento e das suas relações nos mais diferentes aspectos. Entender as características do negócio e as conexões para os diferentes estados da empresa faz com que sua gestão seja mais apurada e assertiva no momento de tomada de decisões. Uma noção sistêmica é muito relevante para entender do relacionamento com stakeholders, das entregas/ofertas de valor da empresa, dos processos e fluxo produtivo e os impactos que podem ser gerados com ações propostas em um mapa.

2º - Coordenadas de projetos inovadores: Ao desenhar e sintetizar num CANVAS o roteiro à ser seguido por um projeto, você conseguirá ter mais clareza sobre sua atuação e sobre o esforço que será demandando para torná-los realidade e fazer com que saiam do papel. Buscando levantar diferentes pontos, unindo e combinando os elementos para formar um conceito de negócios, lhe trará às mãos informações para montar modelos ou projetos únicos, que serão a base para seu caso de negócios (Business Case). Através desse mapa você consegue formatar estratégias de diversificação, desenhar e montar táticas imponentes, alimentando e servindo de insumo para operações mais produtivas.

3º - Exercitar o pensamento estrutural: O estruturalismo é uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e linguística que vê a sociedade e sua cultura formadas por estruturas sob as quais baseamos nossos costumes, língua, comportamento, economia, entre outros fatores. Não diferente disso, a sua empresa formará uma cultura e os colaboradores passarão a ter hábitos e estímulos em cima da orientação proveniente desse mapa (ao menos deveria ser assim). Ao você estruturar um mapa assim é bom que você tenha claro ou colha dados de pessoas chave para o funcionamento da organização para que as estruturas de inovação que você montar realmente façam sentido e sejam aplicadas. Ao se permitir à utilizar essa ferramenta para estruturar seus pensamentos e percepções sobre o negócio, também estará estruturando conceitos sobre sua realidade e sobre a visão destinada à seu negócio.

Se você gostou, quer montar o seu Mapa de Oportunidades de Negócio ou aprender como montar um sozinho, entre em contato comigo que terei o prazer de lhe ajudar com isso. Lembrando que ele é ensinado na Certificação de Inovação Profissional que ocorre nos dias 10, 11 e 12 de maio e você pode garantir sua vaga aqui www.si9.me/certif-inovacao . Mas caso não queira fazer a Certificação, eu como Studio de Inovação também poderei lhe ajudar.

Parabéns pelo artigo Mateus Bosio Aymay! O Mapa de Oportunidade de Negócios é uma excelente ferramenta para estruturar e organizar seus insights, no processo de inovação!! Fernando Onosaki

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mate'us Aymay

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos