As 3 Perguntas-Chave para a Construção da Sua Marca Pessoal
Todas as pessoas têm dons, inclusive você. No entanto, um grande erro cometido pela maioria é não compartilhar esses dons com os outros. Vamos refletir juntos: se tenho um dom e não o compartilho, não serei reconhecido. No entanto, quando comunico às pessoas como posso ajudá-las com o meu dom, aumentam significativamente as chances de serem atraídas por mim.
Desvendar e comunicar estrategicamente o seu dom para o mundo é o que chamamos de Marca Pessoal. Ela é uma mensagem que você envia ao público, uma promessa ao mundo. Trata-se do planejamento estratégico para se promover e posicionar tanto pessoal quanto profissionalmente.
Sua marca pessoal é a maneira como você se apresenta ao mundo.
Nela estão gravadas suas experiências, habilidades e valores que o tornam único. Além disso, ela expressa suas características pessoais, princípios e vivências.
"Sua marca é o que as pessoas falam de você quando você não está na sala". Jeff Bezos
Em outras palavras, é como as pessoas o representam para os outros.
Uma boa gestão da sua marca pessoal baseia-se na ideia de deixar uma impressão duradoura por onde passa, como se deixasse pegadas, marcas. A beleza disso é que pode ser intencional, feito com consciência, permitindo um gerenciamento eficaz dessa marca.
Agora, você pode estar se perguntando: quais são as vantagens de fazer uma boa gestão da minha marca pessoal?
Recomendados pelo LinkedIn
Tudo começa com uma pergunta fundamental:
Como você deseja que os outros percebam a sua imagem?
A partir dessa pergunta, você pode planejar sua estratégia com base em três perguntas-chave:
Essas três perguntas são cruciais e servirão como base para definir seus objetivos e estratégias. Ao respondê-las, não se esqueça de considerar seu propósito pessoal e profissional, suas experiências, sua qualificação, suas habilidades e competências mais destacadas e seus valores. Pense em como tudo isso pode contribuir para fazer a diferença no mundo.
Ao encontrar as respostas, você descobrirá o que o torna único e autêntico.
Se possível, crie um pequeno discurso de "venda" da sua marca pessoal. Embora você possa não utilizá-lo diretamente, ele ajudará a internalizar suas intenções como pessoa e profissional.
Você pode utilizar diversos canais para comunicar a sua marca pessoal, como as redes sociais, especialmente o LinkedIn, eventos, reuniões de trabalho e encontros pessoais. O mais importante é que você esteja ciente de que a gestão da Marca Pessoal deve ser uma prática diária e não deve ser interpretada como egocentrismo. Em vez disso, é uma maneira estratégica de mostrar ao mundo o que você tem de melhor a oferecer.
#marcapessoal #gestãodamarcapessoal #personalbranding #carreira #desenvolvimentodecarreira
Psicóloga | Coach de Carreira | Mentora de Negócios | Desenvolvimento Profissional | Transição de Carreira
1 aCom crtz identificar como gostaríamos de ser percebidos e se isso de fato está sendo real, é fundamental nesse processo de construção da nossa imagem e não haver ruídos
LinkedIn Top Voice 2024 | Diretora de Recursos Humanos | Consultora e Mentora de Carreira | Coach Executiva e Liderança | HR as a service
1 aElaine Pacheco acredito fortemente da construção da marca pessoal, ela inclusive é um fator chave para manter nossa empregabilidade