3 principais tipos de liderança que você precisa conhecer
Ser um líder hoje em dia não é uma tarefa nada fácil.
Entre desenvolver os talentos da sua equipe, assegurar resultados para a empresa e tomar decisões estratégicas que impactam todo o time, são muitas responsabilidades que afetam a vida pessoal e profissional de todos que dependem de você.
Esse é apenas um dos motivos pelos quais mais da metade dos líderes brasileiros se sentem estressados.
Ter gestores despreparados para o papel de liderança impacta diretamente a satisfação e resultados dos times, além de desperdiçar o potencial dos recursos humanos da empresa.
Por isso, se você almeja um cargo de liderança ou quer desenvolver ainda mais suas habilidades como líder, nesse artigo eu te mostro os três principais tipos de liderança e como cada um deles influencia na gestão e desenvolvimento de um time.
Como se preparar para a liderança?
Infelizmente, a maioria das empresas comete um grande erro na hora de selecionar profissionais para ocupar os cargos de gestão.
Aliás, um levantamento da Gallup mostra que as organizações promovem pessoas erradas para as posições de liderança em 82% das vezes.
E tem um motivo muito claro para isso: tradicionalmente, o gestor sempre foi visto como alguém com capacidade técnica que poderia supervisionar o trabalho do seu time e orientar as entregas.
Mas vamos combinar que as habilidades desse profissional são bem diferentes daquelas necessárias para desenvolver talentos e dar bons feedbacks para o seu time, não é mesmo?
A verdade é que cada vez mais as empresas buscam suprir os cargos de liderança com profissionais que são bons gestores – algo que, na maioria das vezes, não dá muito certo.
Justamente pelo líder ter o papel de inspirar a equipe e estimular os profissionais a se aprimorarem constantemente, são necessários outros conhecimentos que estão além do escopo técnico, as chamadas soft skills.
Porém, muitos profissionais despreparados acabam aceitando o desafio da liderança mesmo sem terem o perfil certo para isso, por conta do aumento no salário e o reconhecimento que um cargo de gestão traz para sua carreira.
Por isso, se você tem como objetivo ser promovido dentro da sua empresa, minha dica é começar a desenvolver o quanto antes as suas habilidades humanas, comportamentais e emocionais.
Tipo 1 - Liderança autocrática
Quando um gestor não trabalha seu autoconhecimento e as habilidades comportamentais necessárias para o cargo de liderança, ele tende a assumir a chamada liderança autocrática.
Sabe aquela pessoa que tem certeza que a sua opinião é a melhor do mundo e só ela pode estar certa? Em outras palavras, aquele chefe desatualizado do século passado que muitas pessoas infelizmente ainda encontram nas suas vidas profissionais.
Esse tipo de liderança é caracterizada principalmente pelo ambiente hostil que seu estilo de gestão cria, onde falhas são punidas e novas soluções são desestimuladas pelo próprio líder.
Recomendados pelo LinkedIn
O foco está única e exclusivamente na execução do trabalho e em trazer resultados concretos para a mesa, sem a preocupação de desenvolver os talentos da equipe ou ter um olhar estratégico para o mercado.
Nem preciso dizer que esse tipo de liderança está com os dias contados – até mesmo porque é o menos efetivo a longo prazo, justamente por não dar abertura à inovação e novas ideias.
Tipo 2 - Liderança democrática
O segundo tipo de liderança mais conhecido é a liderança democrática. De maneira geral, o líder democrático é quase que o oposto do gestor autocrático.
Como o próprio nome diz, esse líder envolve a equipe nos processos de tomada de decisão e faz questão da opinião dos seus liderados para fomentar novas ideias e discussões.
Por consequência, o líder democrático consegue envolver muito mais os profissionais do time, focando nos relacionamentos e em desenvolver os talentos da equipe.
Esse tipo de liderança ganha o respeito da equipe por meio das suas orientações valiosas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e novas ideias do seu time.
Além disso, o ambiente de trabalho se torna muito mais colaborativo, contribuindo para uma produtividade saudável e resultados sustentáveis a longo prazo.
Tipo 3 - Liderança liberal
Embora os dois tipos de liderança anteriores sejam os mais conhecidos, existe ainda um terceiro tipo chamado de liderança liberal. Esse tipo de líder opta por delegar suas tarefas estratégicas e operacionais para a equipe, colocando o poder de escolha totalmente em suas mãos.
Se por um lado esse tipo de liderança abre espaço para grandes experimentações e busca de novas soluções inovadoras, por outro, a falta de liderança deixada pela lacuna de gestão impacta significativamente a produtividade do time.
Além disso, a falta de orientações claras e processos bem estabelecidos leva ao retrabalho e ruídos de comunicação, prejudicando o relacionamento entre diferentes departamentos da empresa – e até dentro do próprio time.
Por conta da falta de alinhamento entre os objetivos da empresa e os resultados esperados, esse tipo de liderança acaba desperdiçando os recursos financeiros e humanos da organização, gerando mais gastos do que resultados.
Se você está estudando sobre esse tema e quer se desenvolver profissionalmente para se tornar um líder à altura da sua equipe, minha recomendação de leitura para você é o clássico “Liderança”, do Daniel Goleman.
O Goleman é referência na área de inteligência emocional e estuda sobre esse assunto há anos, dando insights valiosos sobre como trabalhar nossas habilidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Pra mim, esse livro é leitura obrigatória quando falamos sobre soft skills.
Por hoje é só! Siga o meu perfil no LinkedIn para receber conteúdos exclusivos sobre o mercado de trabalho com dicas que você pode aplicar na prática e te ajudam a se destacar na sua carreira.
Top Voice Marketing de Conteúdo | Escritora | Psicóloga | Co-founder da LAB Produção de Conteúdo | SEO | Ghostwriter | Consultoria LinkedIn | Storytelling | Saúde Mental & Slow Living 🧡
1 aEssencial essa discussão, Giselle André! Já passei por esses 3 tipos de líderes e é incrível como a dinâmica de trabalho e os resultados são um espelhamento direto do ambiente que cada liderança desenvolve 😊
Psicóloga | Escritora | Co-founder da LAB Produção de Conteúdo | Redação SEO | Ghostwriter | Consultoria LinkedIn | Storytelling & Escrita Criativa 💜
1 aAdorei o tema, Giselle! é incrível como o estilo de liderança altera toda a dinâmica do time, né? Já trabalhei com líderes autocráticos e democráticos, e nossa! São dois mundos diferentes 😂