4 dicas para vencer a procrastinação

4 dicas para vencer a procrastinação

Vou deixar aqui 4 dicas para você vencer a procrastinação, afinal tudo que colhemos na vida é fruto das nossas ações e com procrastinação não há ação.

1ª Conecte-se com o seu objetivo

Você tem uma meta clara?

Sabe o que quer para sua carreira?

Sabe qual é o seu objetivo profissional?

Se você tem essa clareza, diariamente conecte-se com este objetivo. Você precisa conseguir falar essa meta em uma frase, como por exemplo: eu quero ser promovida a Diretora de Marketing da minha empresa. Todos os dias antes de começar a trabalhar, pense o seguinte: para que eu estou aqui?

A resposta é o seu objetivo: eu estou aqui para ser Diretora de Marketing desta empresa. Então, diariamente você para, pensa e visualiza esse objetivo. O ideal é que você tenha o objetivo escrito em algum local de fácil acesso, onde possa ver várias vezes no decorrer do dia.

Todos os dias tire uns minutos para contemplar esse objetivo, pois no piloto automático, na correria do dia a dia, esquecemos das coisas. Precisamos treinar nossa mente para termos ações que nos levem a alcançar o nosso objetivo. Caso contrário, eu ajo como se fosse um trem desgovernado, eu trabalho, trabalho, continuo trabalhando, mas gasto energia com coisas que não me levam para o meu objetivo.

Todas as oportunidades que chegam até mim, eu preciso observar se realmente são congruentes com o meu objetivo. Por exemplo, aparece um curso para você realizar: este curso vai te levar para o seu objetivo? Se sim, faça. Agora, se não tem relação com seu objetivo, não faça. Às vezes, pode aparecer um curso muito bacana para o seu conhecimento, mas que não conversa com seu objetivo atual, então para que você vai empreender tempo e energia nele?

Priorize fazer as coisas que tem a ver com o seu objetivo.

2ª Organize-se

A melhor forma de se organizar é utilizar uma agenda mesmo. Pode ser de papel ou eletrônica, escolha a melhor maneira para você. Eu só estou aqui escrevendo este conteúdo porque estava anotado na minha agenda.  

Aqui é interessante pensar em 2 recursos:

- Agenda de horários: onde registra reuniões e todos os compromissos com hora marcada.

- Caderno de atividades: onde organiza suas estratégias, tarefas do seu plano de ação, coisas que não tenham um horário específico, mas que precisam ser feitas dentro de um prazo.

Então, eu tenho um objetivo claro e organizo as ações que terei para alcançá-lo, e com base nisso, organizo a minha agenda.

3ª Estabeleça mini metas:

Em cada fase da nossa vida temos um objetivo e ele é grande, vamos considerar que é algo macro. Se eu fico pensando em ações somente para ele, pode ser que eu desanime porque eu penso: “nossa, mas isso está muito longe de ser realizado”. Por isso, a importância de estabelecer mini metas.

Você precisa entender que para alcançar determinado objetivo, você precisa estar pronta antes da oportunidade chegar.

O que você precisa fazer para alcançar o que quer?

Quais competências você tem que desenvolver?

O que precisa ter para quando essa oportunidade chegar?

As respostas para estas perguntas, são o caminho para onde você quer chegar, e os marcos que constroem esse caminho são suas mini metas.

Isso tira você da procrastinação porque quando você vê só a grande meta pode sentir preguiça por parecer que a recompensa está muito distante e nós, seres humanos, temos o reconhecimento como uma necessidade emocional a ser preenchida. Quando você alcança ou conclui uma mini meta, você se sente realizado e isso ajuda a preencher sua necessidade de reconhecimento.

Nós evitamos a dor e gostamos de ter conforto e prazer. Por isto, precisamos apresentar para a nossa mente estímulos que deem prazer e o fato de comemorar a conclusão das mini metas promove isso. O sentimento de realização nos ajuda a seguir em frente e avançar.

4ª Fique no aqui e agora

Ficar no aqui e agora ou mindfullness, é a situação de não ficar só idealizando o futuro ou relembrando o passado, contemplando a nostalgia. Essas situações são muito comuns, ou vai dizer que nunca pensou assim: “quando eu conquistar aquela promoção...” “quando entrar na empresa x...”, “ah, quando eu trabalhava naquela empresa”, “quando tinha aquela função”.

O passado passou, acabou. Ficaram os aprendizados, eles são ricos, mas o resto não existe mais. E o futuro ainda está a ser alcançado, você não o tem ainda. Sabe qual é a única coisa que existe? O presente. Sabe onde acontece a vida? No agora.

Treine a sua cabeça para ficar no presente, é nele que você age. O futuro que você quer alcançar, depende do seu hoje, do que você fizer agora. Carreira é trabalho, é agir, é entrar em movimento. É isso que trará para você os resultados que você quer.

Faz sentido para você?

Abraço,

Flávia Motta

Bruno Brunoro Grecco

Senior Reliability Engineer na ArcelorMittal Brasil

4 a

Bacana, faz tudo o sentido. Ótimo artigo. Mais importante na minha opinião é última dica, que resumindo seria: “vá e faça!” Sem ficar arrumando desculpas.

Érica Costa

Rotinas Administrativas|Recursos Humanos|Treinamento|Trabalho Remoto

4 a

Mais informações para o meu brainstorming!🧠 ⛈Já estou no segundo caderno de anotações de estudos com seus conteúdos! 🧠❤🙌

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Flavia Motta

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos