#4 - Ferrou, já era!
"A luta é aquele momento em que você está conversando com alguém, mas não ouve nenhuma palavra que lhe é dita, pois só tem ouvidos para a luta em si."
Quem nunca enfrentou momentos desafiadores? No livro "O Lado Difícil das Situações Difíceis", Ben Horowitz conta parte de sua trajetória como um dos mais bem sucedidos empreendedores do Vale do Silício. Ao longo da leitura, porém, confesso que fiquei verdadeiramente aflito: Nada parecia dar certo! Como as companhias lideradas por ele seriam capazes de reverter a situação massacrante descrita?
Vou deixar para vocês descobrirem com detalhes a história durante a leitura do livro, mas...
Ben conta que uma das lições mais importantes que absorveu é que ser positivo demais pode trazer consequências graves , por mais que isso não seja nada intuitivo. Enquanto ele tentava ressaltar todos os aspectos positivos e ignorar os negativos, sua equipe tinha plena consciência de que a situação era mais complexa, e ainda tinham que digerir o que ele chama de "Enfiar o sol na bunda". Seja honesto e peça ajuda para lidar com os problemas enfrentados. Divida as responsabilidades e receberá como recompensa confiança, boa comunicação e mais cérebros para encontrar uma boa solução.
Ainda sobre os desafios empresariais, o autor aborda sobre a problemática do aumento de escala das organizações. Farei aqui, uma abstração do conceito para o âmbito pessoal: Como crescer constantemente? (seja lá o que crescer signifique para você, de fato). A principal dica que Ben sugere é: Arranje um mentor!
Você não precisa encontrar uma pessoa detentora de todo o conhecimento do universo para considerá-lo seu mentor único e exclusivo. Procure manter ao seu redor as pessoas que possuem experiência naquilo que você quer aprender/desenvolver/alcançar. E em nenhum momento se engane: Um guia pode lhe indicar o melhor caminho, mas quem irá percorrê-lo é você.
E em alguns momentos esse caminho parecerá como um labirinto, e a pressão sobre a desistência será imensa. Pouco importa se a probabilidade de sucesso seja pequena ou grande: a sua tarefa é a mesma. Na vida, o hoje pode ser totalmente diferente do amanhã. Se você conseguir persistir até amanhã, poderá encontrar uma saída que hoje lhe parece impossível.
"Abrace sua estranheza, seu passado, seu instinto. Entendo aquilo que estão enfrentando, mas não posso lhes dizer o que fazer. Só posso ajudá-los a encontrar a solução dentro deles próprios. E, às vezes, eles encontram paz onde eu não encontrei. É claro que, mesmo com todos os conselhos e toda a experiência do mundo, as situações difíceis continuam sendo difíceis. Por isso, desejo paz a todos aqueles que estão engajados a realizar seus sonhos".
Despeço-me com um discurso de Peter Dinklage que, para mim, é uma personificação de persistência em situações adversas:
Senior UX/UI Designer for Games @ Chainkemists
4 aEssa sugestão do mentor é fantástica. Valeu por compartilhar!
Consultor Pedagógico | Gestor Educacional | Professor
4 aLucas, talvez o que Ben passou seja uma característica forte entre os que lidam com empresas na área de tecnologia - majoritárias no vale do silício - que consistem em ser excepcionais tecnicamente com solftware e hardware, mas na questão comportamental, ou seja, no relacionamento interpessoal apresentam pontos de melhorias. Porém, como na maioria das organizações o que vale é a criatividade, inovação e as entregas. A questão comportamental neste segmento tende a ficar de lado, nisto o mentor ou coach sempre se farão necessários.