4 PASSOS PARA AUMENTAR AS SUAS VENDAS EM 2020
O ano já começou e algumas empresas estão buscando formas diferentes de fazer venda. A economia está crescendo, o mercado está se movimentando e a tendência deste ano é aumentar as vendas!
Aproveitando o ensejo das buscas pelas fórmulas perfeitas de aumento das vendas, vamos citar 4 passos para aumentar as suas vendas em 2020.
PASSO 1: PLANEJAMENTO DE VENDAS
Para fazer um planejamento de vendas eficaz, é oportuno começar pela definição da meta anual, e transformá-la em metas semestrais, trimestrais e mensais. Se a empresa vende produtos, por exemplo, deve-se então, definir quais serão os principais produtos a serem trabalhados em cada período. Se for uma empresa de prestação de serviços, deve-se definir quais serão os principais serviços ofertados em cada período. Em ambos os casos, produtos ou serviços, deve-se elaborar um plano de ação focado em aumentar o número de clientes e o tiket médio de cada venda.
PASSO 2: AÇÃO CONTÍNUA
A execução das ações planejadas deve acontecer conforme descritas no plano inicial, para que sejam permitidas as checagens corretas dos indicadores na próxima fase. Esta é a fase da execução contínua das ações. Portanto, a menos que a estratégia da empresa sofra algum tipo de ruptura ou redirecionamento, é hora de seguir o plano de ação!
PASSO 3: CHECAGEM DE RESULTADOS
Ao executar as ações, devem ser feitas medidas com indicadores numéricos, mostrando o potencial alcançado das atividades versus obtenção dos resultados. Esta é a hora de checar se as ações planejadas estão causando os resultados esperados.
PASSO 4: CRIAÇÃO DE NOVOS PROCESSOS DE VENDAS
Ao verificar os resultados, existem duas possibilidades: a primeira é ter resultado positivo sobre as ações e o atingimento das metas desejadas. Neste caso, o novo processo deve ser anotado e executado continuamente, com o objetivo de manter o crescimento das vendas. A outra possibilidade é que as ações planejadas em determinado momento não alcancem os resultados desejados. Neste caso, deve-se avaliar onde está a falha – no planejamento ou na ação – ajustar o fator determinante do resultado e retornar ao passo 2 para essa tarefa.
Planejar, executar, checar e agir, mais conhecido como “PDCA”, é uma das principais ferramentas de gestão da Administração de Empresas. Esta ferramenta pode ser utilizada na solução da maioria dos desafios empresariais. E, quanto mais treino sobre ela, maior será o potencial de encontrar soluções efetivas sobre o negócio.