4 passos para encontrar mais felicidade no seu trabalho atual.
Nesta segunda-feira de manhã, eu gostaria de te fazer um pergunta: Como você está se sentindo por iniciar mais esta semana? Quando você pensa na sua vida, no caminho que tem percorrido, no seu trabalho atual, esta segunda-feira te traz mais alegrias ou sentimentos não tão bons assim?
De maneira nenhuma este texto tem a função de te fazer se sentir infeliz com o seu atual momento, muito pelo contrário. Eu amo ajudar pessoas a encontrarem realização na vida profissional e isso é verdadeiramente o que me preenche. Dentre pessoas que já atendi, tenho percebido que se, por algum motivo, não é possível fazer aquilo que ama, é possível tornar aquilo que você faz mais agradável e consequentemente tornar o seu dia-a-dia mais leve e feliz.
Com frequência atendo pessoas que gostam do que fazem e da empresa em que estão, mas se sentem incomodadas e frustradas com a liderança. Há ainda aquelas que, por um determinado período, precisam permanecer em uma função que não lhe agrada tanto e isso tem tornado os seus dias não tão felizes assim. Isso sem contar em algumas poucas mensagens que recebo, de pessoas que acreditam que "realização profissional" é uma utopia e algo destinado a poucas pessoas. Tenho convicção de que, se você está lendo este artigo, é possível sim se sentir mais feliz na sua vida profissional e diminuir aquela vontade de "chutar o balde" sem se planejar para isso.
Eu não sei como são as políticas de RH da sua empresa, mas se as respostas das primeiras perguntas que fiz neste texto foram negativas, gostaria de te passar 4 passos que vão te ajudar, de alguma maneira, a transformar positivamente essas respostas.
1- Não coloque a sua felicidade na mão de outras pessoas.
Muitas pessoas acreditam que tudo vai melhorar na empresa quando uma determinada pessoa da equipe sair ou ainda quando o chefe começar a mudar a suas atitudes ou quando houver um reconhecimento maior por parte da empresa em que trabalha. Sem dúvidas, o ambiente empresarial melhora depois de algumas mudanças, mas hoje eu gostaria que você pensasse: na mão de quem você está colocando a sua felicidade? Quem é o responsável por fazer da sua segunda-feira um dia tão frustrante?
Você pode fazer da sua segunda-feira um dia mais leve se você começar a fazer pequenas mudanças nos seus pensamentos. Entenda que ninguém é mais responsável pela sua felicidade do que você mesmo. Se por um lado a autorresponsabilidade assusta, por outro ela te dá a chance de mudar aquilo que não está bom.
2- O que você tem feito antes de iniciar o trabalho?
Para muito além de "O Milagre da Manhã", hoje eu gostaria de te perguntar, o que você faz assim que acorda ou antes de ir para o trabalho? Você inicia o seu dia já pensando que será terrível? Pensando em todas as coisas ruins que terá que enfrentar ao chegar no trabalho? Se isso acontece, eu sinto muito lhe dizer, mas o seu dia provavelmente será terrível mesmo.
A terapia cognitiva comportamental entende que a forma como você vê, sente ou pensa em relação a determinado fato é o responsável por muito da realidade que você vive. É mais ou menos assim: aquilo que você pensa te gera um sentimento; este sentimento te leva a agir de determinada maneira; e estas ações são responsáveis pelos resultados que você tem obtido na sua vida. Não tem como mudar de maneira efetiva os resultados que você tem tido se antes você não mudar os pensamentos que tem. E isso é diferente de "pensamento positivo".
Para entender os resultados que tem tido, pense: quais pensamentos têm passado pela manhã na minha cabeça? Que tipo de dia eu tenho criado para mim? A mudança das pessoas que trabalham com você não vai resolver, se antes você não transformar aquilo que carrega dentro de você.
3- O que você pode fazer para que o seu dia funcione melhor?
Se no seu planejamento não cabe uma mudança de emprego, transição de carreira ou um sabático, eu gostaria que você pensasse: O que eu posso fazer para que eu faça do meu dia um dia melhor? Podem ser pequenas pausas, tomar um café, colocar a sua playlist favorita, fazer uma meditação, se relacionar com Deus, andar descalço na grama ou fazer algo diferente com os seus filhos. Eu não sei o que faz sentido para você, mas eu sei que pequenas mudanças cabem no seu dia e podem sim transformá-lo para muito melhor. Posso te contar algo? Quando você muda, muita coisa muda ao seu redor.
4- Traga um propósito para dentro daquilo que você faz hoje.
Eu trago muitas reflexões nos artigos que escrevo, justamente para que você possa escolher a vida que quer ter. Se você já tem clareza de onde quer chegar e começou a desenhar um planejamento para isso, entenda o propósito de estar onde está hoje. Além do salário, o que mais você pode levar de aprendizado (não só técnicos) deste local? De que maneira você consegue contribuir com aqueles que trabalham com você?
Quando você encontra um propósito de estar onde está, você consegue olhar essa situação de uma maneira muito mais sábia e colhe resultados assim também.
Eu realmente gostaria de finalizar este texto com o seguinte: Se de tudo isso que você leu até aqui, você conseguir escolher uma ação que transforme o seu dia de hoje num dia melhor do que foi na semana passada, já vai ter valido a pena para mim!
Desenvolvedor ADVPL | Banco de Dados - SQL Server | Coordenador de Sistemas | Analista de Sistemas| Infraestrutura Protheus | PG - MBA | PG - Análise e Desenvolvimento de Programas
5 aClaro que vou tirar muito de suas palavras para melhorar aqueles dias difíceis. Cometo sim alguns dos "erros" citados. rsrs