Clareza na vida profissional: por que não temos?
Imagem de DarkWorkX por Pixabay .

Clareza na vida profissional: por que não temos?

Se você conhece a história de "Alice no País das Maravilhas", provavelmente se lembre do momento em que Alice estava perdida e sem saber para onde ir. É neste momento que o gato aparece e lhe diz: "Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve".

Muito além de destacar a importância de se ter clareza em nossos objetivos profissionais, quero falar sobre o porquê algumas pessoas têm tanta dificuldade de enxergar aquilo que querem para a vida delas. Quantas pessoas eu atendo e que, no momento em que estamos trabalhando o pilar da clareza, elas dizem"Thaíssa, eu não sei o que quero, eu só sei que não quero permanecer da maneira como estou".

O que eu percebo é que, em muitos casos, a dificuldade de ver as coisas de maneira clara vem do fato de termos a tendência a focar no que queremos evitar e não no que queremos conquistar. É mais ou menos assim:

- "Eu não quero ter que voltar para a casa dos meus pais",

- "Eu não quero engordar",

- "Eu não quero permanecer nesse trabalho",

- "Eu estou farta de viver um dia-a-dia assim. Não quero mais isso".

São em casos como esses que digo a meus clientes que entendi o que eles não querem, mas que gostaria muito de saber o que de fato eles querem. Parece algo um tanto quanto simples e sem tanto efeito, mas o fato é que existem muitas pessoas que têm caminhado mais conectadas ao medo do que ao desejo.

Vivemos muitos períodos da nossa vida tomando decisões com o intuito de evitar algo e não de viver algo que realmente queremos pra nossa vida. Se você de alguma maneira tem vivido pelo medo e não pelo desejo, eu te convido a fazer um exercício simples, mas que te ajudará a tirar algumas nuvens que têm te impedido de compreender qual é a vida que você tem construído ou quer construir para você:

1- Vá para um ambiente em que você se sinta bem, que não será interrompido e desconecte-se por alguns minutos daquilo que está ao seu redor.

Feche os seus olhos e trabalhe a sua respiração por alguns minutos. Pra quem pratica a meditação, será moleza! Se este não é o seu caso, faça apenas como eu lhe disse. O importante é que você consiga realmente relaxar e se conectar de alguma maneira com você.

2- Escreva no papel alguns desejos do seu coração, ou seja, algumas intenções que você tem para os próximos meses.

Não precisam ser objetivos mensurados racionalmente, escreva intenções, como você gostaria de se sentir e o que você deseja viver em determinada área da sua vida nos próximo meses.

3- Releia e perceba onde você está focando. Se é no que você quer evitar ou no que você quer de fato viver.

4- Perceba a real importância disso para você, para se assegurar que os desejos que colocou no papel são de fato seus e não de outras pessoas.

5- Se realmente te toca ler o que escreveu, talvez você esteja começando a ter mais clareza a respeito do que você quer.

A Clareza é um primeiro pilar. Quando começa a ficar mais claro para você o que de fato você quer viver (e não aquilo que deseja evitar), fica muito mais simples desenhar o caminho e tomar decisões mais assertivas e que te impulsionarão em direção àquele desejo que você escreveu no papel.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thaissa Rauen

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos