Quando tudo sai do controle...
Imagem de mrkaushikkashish por Pixabay

Quando tudo sai do controle...

Sentir que estamos no controle e que somos donos do nosso próprio destino no trabalho ou na vida é um dos maiores propulsores tanto de felicidade quanto de produtividade. É natural do ser humano sentir-se mais satisfeito quando sabe que pode controlar determinadas situações. Essas pessoas apresentam níveis mais baixos de estresse, menos conflitos no trabalho e na família e menos rotatividade de empregos, pelo menos é isso que Shawn Achor, autor do livro "O Jeito Harvard de Ser Feliz" diz.

No texto de hoje gostaria de compartilhar algumas ideias que Achor traz e também um exercício que vai te ajudar a baixar o seu estresse quando tudo parece "fora do controle".

Dentre os experimentos a respeito de produtividade e felicidade que o autor apresenta, me chamou a atenção um realizado com idosos que viviam em um asilo. Após dar uma plantinha para cada idoso cuidar, o nível de felicidade dos mesmos não apenas aumentou como a sua taxa de mortalidade caiu. O QUE ISSO SIGNIFICA? Que quando nos sentimos no controle sobre determinadas áreas de nossa vida, apresentamos resultados mais positivos nas mais diversas áreas. Na psicologia isso leva o nome de "lócus de controle interno". Há ainda pessoas que possuem o "lócus externo", que são aquelas pessoas que têm mais chances de acreditar que os eventos do dia-a-dia são ditados por forças externas.

Psicólogos descobriram que esse ganhos na produtividade, felicidade e saúde têm menos relação com o controle que de fato temos e mais com o tanto de controle que achamos ter. Afinal, o modo como vivenciamos o mundo é em grande parte influenciado pela nossa atitude mental. Infelizmente, considerando o quanto isso é importante para o nosso sucesso, nem sempre nos sentimos no controle. A medida que uma situação de estresse aumenta, você vai tendo a sensação de que o mundo está desabando sob os seus pés até chegar o momento em que você "explode" de alguma maneira.

Para sairmos dessa situação é sugerido que retomemos o controle, sendo um círculo por vez. De que forma?

1- Tome consciência do seu momento atual:

Pessoas que se recuperam mais rapidamente da situação de estresse citada acima são aquelas capazes de identificar como estão se sentindo e que expressam esses sentimentos em palavras. Colocar para fora, seja conversando com um bom amigo ou anotando os sentimentos em um diário é o primeiro passo para retomar o controle.

2- Identifique aquilo que você pode controlar e o que não pode:

Anote todas as fontes de estresse, problemas cotidianos e metas. Divida-os em duas categorias: aquelas que pode controlar e aquelas que você não pode ter controle algum. Isso vai te dar mais clareza e te ajudar a deixar de se concentrar em fatores de estresse que estão fora de controle para redirecionar essa energia às áreas nas quais a sua ação verdadeiramente possa ter algum impacto.

3- Identifique uma pequena meta que possa ser rapidamente atingida:

Concentrar seus esforços em pequenas áreas que você sabe que pode fazer diferença aumenta as suas chances de sucesso. E ao lidar com um pequeno desafio por vez, você vai aos poucos sentindo-se no controle e retomando as rédeas de sua vida.

Sentir que estamos no controle de nossas vidas é um dos maiores propulsores de felicidade e produtividade! Pelo menos foi essa a conclusão que pesquisadores de Harvard chegaram. E você? Acredita que quem está no controle de sua vida?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thaissa Rauen

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos