É um fato que, com o passar do tempo, muita coisa vai mudando em nossas vidas. E cada um de nós vai acompanhando essas mudanças de maneira diferente. No entanto, não dá para negar que o efeito dessas mudanças causa dentro de nós diferentes estímulos ou percepções do que está acontecendo ao nosso redor.
E foi por causa dessas mudanças, que hoje vim aqui escrever sobre como elas foram criando em mim diferentes percepções sobre o meu próprio sucesso. Mas antes de você continuar a leitura quero te avisar que, não se trata de um grande estudo detalhado sobre o que é sucesso. Trata-se de um relato de percepções pessoais sobre o que realmente era valioso para mim.
E sabe porque faço questão de te falar isso? Por que olhar para dentro e observar a nossa própria história, certamente é mais valioso do que guiar suas decisões apenas por grandes tendências que se apontam por aí. Veja bem, tendências e estudos sempre são relevantes, mas você é o centro de suas decisões. Coloque-se sempre no centro de sua própria análise e tomada de decisão. Sabe aquele conceito da máscara de oxigênio? Pois é...
Agora que já te contei sobre o que esperar por aqui, quero te falar sobre 5 coisas importantes que aprendi sobre sucesso. Vamos à lista:
- Sucesso não se mede pela régua do outro. Não é medida universal. Um grande sucesso para você pode não significar um grande sucesso para mim. Então tenhamos claro que não existe um modelo ideal de sucesso que vai se aplicar à todos nós, mas sim uma ideia de sucesso que faz sentido para cada um de nós individualmente. Esse sucesso, esse da fórmula individual, é o que construo diariamente para mim.
- Não tem meio sucesso. Não dava mais para ter sucesso no trabalho e sacrificar valores importantes na minha vida pessoal. Entendi que eu precisava perseguir o meu sucesso com um olhar mais integral sobre mim mesma. E atenção, aqui não é sobre só fazer o que eu mais gostava. É sobre ter orgulho do que eu estava construindo e das escolhas que estavam sendo feitas.
- Sucesso não tem crachá e nem cartão de visitas. É claro que a gente trabalha para se destacar e para construir uma trajetória de impacto. Mas construa sempre a sua trajetória sobre o seu nome. Sobre o que você é. Quanto menos você atrelar o seu sucesso ao seu crachá, mais você se sentirá confiante para continuar na jornada independente de qualquer adorno externo.
- Sucesso dura e resultado acaba. Resultados, metas e projetos podem ser feitos grandiosos hoje mas que, com certeza, serão superados por outra pessoa em algum dado momento. Orgulhe-se mais de ter sido alguém que contribuiu para a construção de uma nova história do que alguém que gerou determinados marcos. Afinal, o sucesso está na história que será contada sobre você e não sobre resultados pontuais que você alcançou.
- Sucesso incomoda. Dá muito trabalho continuar fazendo o que precisa ser feito para chegar até onde você quer. Às vezes você gera bons resultados e às vezes não. Essa falta de linearidade é o que faz muita gente desistir pelo meio do caminho. No meu ponto de vista, é preciso ter disciplina para continuar mas também uma boa dose de ousadia para continuar quando tudo parecer muito complicado ou quase impossível. É neste ponto, nesse exato momento, que a sua insistência em ser forte vai começar a incomodar. Neste momento saiba. você está no caminho certo.
Como disse no início, quis trazer aqui a minha própria experiência. Assim como tudo na vida, essa é uma visão que está em eterna construção. Quem sabe, num futuro próximo, não venho aqui revisar ou adicionar novos pontos de vista a essa lista? Vamos aguardar.
Mas enquanto esse dia não chega, me conta aqui, o que você tem aprendido sobre sucesso?