5 coisas que podem sumir em menos de 25 anos com o avanço da tecnologia
O avanço tecnológico

5 coisas que podem sumir em menos de 25 anos com o avanço da tecnologia

Nos próximos 25 anos, é possível que sejamos testemunhas do desaparecimento de artigos que foram fundamentais no passado, como chaves, baterias e cartões de crédito.

A evolução tecnológica é responsável por nos apresentar diversas inovações, mas também resulta no desaparecimento completo de certos itens. Nos próximos 25 anos, é possível que sejamos testemunhas do desaparecimento de itens que foram fundamentais no passado, como chaves, baterias, cartões de crédito, óculos e senhas.

A tecnologia muitas vezes impõe que o aparecimento de alguns produtos e avanços determine a obsolescência de outros, que foram amplamente presentes em algum momento da história. Por exemplo, a esmagadora popularização dos smartphones praticamente sepultou o uso de telefones fixos em larga escala. Confira, a seguir, uma lista com as coisas que podem desaparecer nos próximos 25 anos.


1. Chaves

É bem provável que as chaves físicas tradicionais desapareçam gradualmente devido à adoção de sistemas de segurança eletrônicos. Com o desenvolvimento contínuo de fechaduras inteligentes, além de tecnologias de biometria e reconhecimento facial, a segurança das residências e locais de trabalho pode ser aprimorada, o que eliminaria a necessidade de fechaduras convencionais.

Além disso, a integração desses sistemas com dispositivos móveis e a crescente tendência de automação residencial podem impulsionar a transição para soluções de segurança eletrônicas. Isso oferecerá uma maior conveniência aos usuários, reduzindo preocupações com segurança e sustentabilidade associadas às chaves físicas.


2. Baterias

Devido ao grande impacto ambiental e mudanças nas demandas por energia, as baterias de níquel-cádmio (NiCd) e de íon de lítio (Li-ion) podem gradualmente desaparecer. O uso está presente em praticamente todos os equipamentos eletrônicos que tenham alguma autonomia em relação à rede elétrica. Elas equipam desde dispositivos como smartphones e tablet, até lanternas ferramentas elétricas como a furadeira.

Ainda que não saibamos ao certo que tipo de tecnologia irá ocupar o lugar, o contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento de baterias provavelmente fará com que novas alternativas ainda mais eficientes possam surgir. Além de superar os modelos atuais, no futuro a peça tende a ser mais sustentável para o meio ambiente.


3. Cartões de crédito

Com o aumento da digitalização e da conectividade, os consumidores estão cada vez mais adotando métodos de pagamento digital, como carteiras digitais, aplicativos de pagamento e aproximação em máquinas. Essas tecnologias oferecem conveniência e segurança aos consumidores, eliminando a necessidade de carregar cartões físicos. Além disso, o avanço das tecnologias biométricas, como reconhecimento facial, impressão digital e varredura de retina, pode oferecer métodos de autenticação ainda mais seguros e convenientes.


4. Óculos

Os óculos podem se tornar inutilizáveis com os avanços na correção visual, que prometem tratar os problemas de visão de forma mais assertiva. Alguns exemplos são terapias oculares personalizadas, procedimentos cirúrgicos mais eficazes e dispositivos de correção não invasivos. Vale ressaltar que procedimentos como a cirurgia de catarata são mais comuns ano após ano, muito por conta da melhoria na medicina.


5. Senhas

O desenvolvimento de tecnologias biométricas mais sofisticadas oferece métodos de autenticação mais seguros e convenientes do que senhas tradicionais. Nos smartphones por exemplo, ainda há a utilização de códigos para desbloquear o aparelho, assim como reconhecimento facial ou de impressão digital. Por isso, a adoção generalizada dessas tecnologias pode tornar o uso de senhas obsoleto para acessar dispositivos, aplicativos e serviços online.

Bernadete Machado

Gestão de Relacionamento com o Cliente | MBA em Varejo Bancário para Agências e Centrais Digitais | Comercial | Bacharel em Comunicação Social | CPA-20 | Serviços Bancários | Mercado Financeiro

10 m

E aí, gostou? Assine minhas Newsletters.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bernadete Machado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos