5 dicas para manter a alta performance no novo cenário de trabalho

5 dicas para manter a alta performance no novo cenário de trabalho

Para mantermos a nossa competitividade no mercado e ainda sermos bem valorizados é fundamental cuidarmos da nossa performance, afinal ninguém quer trabalhar com um profissional que não entrega, certo?

Um conceito base que precisamos ter ao falar de alta performance é entender que ela acontece de “dentro para fora”. O que isso quer dizer? Os estímulos que você recebe do ambiente externo podem trazer uma certa contribuição, mas o que determina você performar bem ou não é como você se sente.

Alguém consegue entregar o seu melhor cansado, estressado ou entediado? Não. Nós só atingimos a nossa alta performance quando estamos na nossa melhor versão.

Vou deixar aqui 5 dicas para você manter a sua alta performance, inclusive neste novo cenário de trabalho, com home office e mais toda a tensão de cuidado que o momento exige.

1° Cuide da alimentação do seu corpo, mente e espírito

Não vou nem me aprofundar na alimentação do corpo porque já é um assunto muito apresentado por meus colegas especialistas na área. Aqui, o meu objetivo é só lembra-lo que: você precisa do seu corpo para trabalhar e o que nutre seu corpo é o que você bebe e come. Corpo mal, produtividade despenca. Sacou?

A mente, assim como o nosso corpo se alimenta, mas não de comida, claro! Ela se alimenta do que você ouve, assiste ou lê. Se você só participa de grupos do WhatsApp, com as fake news ou fica assistindo noticiários sobre desgraça e problemas, como a sua cabeça fica? Negatividade e pessimismo. Aí você vai trabalhar desse jeito, e acha que assim vai conseguir mostrar seu potencial?

Cuide do que entra na sua cabeça. Vigie o tempo inteiro. Preste atenção nos grupos que você participa, pois eles são a sua rede de contatos mais próxima. Quem faz parte desses locais? São pessoas que estão sempre evoluindo ou só reclamando da vida? Lembre que energia é contagiante.

E o espírito? Somos seres espirituais e quando aceitamos e olhamos para isso a vida fica mais fácil. Como você alimenta sua fé? E aqui não falo de religião. Falo sobre acreditar em algo maior, se conectar com uma força superior, com Deus. Você pode fazer isso da sua forma, da maneira que você se senti melhor: orando, meditando, lendo. A forma, você escolhe.

2° Conecte-se com o seu objetivo diariamente

Lembrar diariamente do que queremos nos ajuda a manter o foco para fazer o que tem que ser feito.

Todos os dias, de uma forma sutil, a vida nos apresenta oportunidades. Porém, nem todas são congruentes com os nossos objetivos.

E, para checar se realmente o que aparece para você é uma oportunidade, deixo 5 perguntas para você fazer que ajudam muito avaliar cada convite que aparece:

1- Vou fazer isso para que?

2- Que resultado terei se fizer isso?

3- O que eu vou sentir depois de fazer isso?

4- Depois que eu fizer isso o que vai acontecer?

5- Isso vai impactar a vida de quem?

3° Planeje-se e tenha resiliência

 Quando você não se planeja, sai atirando para tudo quando é lado e perde energia com coisas que não te levarão para o seu objetivo.

Agora, “surpresas” acontece. Quem previu no seu planejamento o COVID19? E quando elas vêm, o pulo do gato está em ter resiliência.

Quanto mais facilidade você tiver em se permitir às mudanças, buscar alternativas e se adaptar, mais êxito você terá na sua jornada profissional.

4° Seja consistente

Resultado não vem de um dia para o outro, é perseverando fazendo os ajustes necessários. Tenha clareza que talvez você não verá o retorno que busca nas primeiras tentativas.

 Para vencer a desistência ou a falta de “acabativa”, adote o mantra: vou fazer hoje, amanhã e depois.

5° Tenha uma estratégia

Tudo o que você vai fazer tem que ter uma estratégia. Você precisa conseguir visualizar quais são os passos e articulações necessárias para que você consiga o que você quer.

O seu planejamento tem que ser estratégico, caso contrário, vira um conjunto de ações operacionais.

Lembre-se: trabalhar não é garantia de resultado. Se você agir só operacionalmente, sem pensar na estratégia, vai morrer de trabalhar e não chegará onde quer.


Como você pode começar a aplicar esses pontos na sua vida hoje?

Um abraço!

Flávia Motta

Arlene Simões

Sócia Diretora na Plena Treinamentos

4 a

Adorei! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Flavia Motta

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos