5 estalos para construir um diferencial competitivo
Pensar fora da caixinha em tempos de mercado competitivo é um coringa

5 estalos para construir um diferencial competitivo

Em qualquer segmento empresarial é possível fazer milhões. Não, isto não é uma falácia. Contudo, disciplina e foco são prioritários nesta jornada. Afinal, a diferenciação e escalabilidade são fatores imprescindíveis para o sucesso do seu negócio.

Imagine esta cena: uma mulher, jovem, tem um jantar especial com o namorado e quer causar um efeito “UaU”. Depois de rodar uma tarde inteira, ela para diante de duas vitrines. Existem vestidos similares, caimento parecido e preços aproximados. O que, então, vai fazer com que ela decida qual dos dois comprar? Certamente a escolha vai ser feita baseada na visualização de como será a sensação de estar vestida com um deles, o encantamento gerado pela experiência de compra e conexão estabelecida com a loja.

Considere que seu negócio é um destes vestidos. Ele deve gerar valor para outras pessoas. Ou seja, é preciso que elas visualizem quais as vantagens ela terá ao adquirir seu produto/serviço. O prazer sentido ativará uma conexão única. A questão agora é como fazer, certo? Seguem cinco insights para você começar:

1)     Público-alvo: A construção da bagagem de vida de cada indivíduo é única. Por isso, entender qual é seu nicho de mercado e o que pensa seus clientes/usuários lhe dará uma grande vantagem competitiva. 

2)     Conexão: Entender os porquês dos seus clientes estarem com você ajuda a entender como seu negócio se conecta com eles. O que era intuitivo, quando identificado, pode ser aprimorado e reproduzido. No caso de querer ampliar sua participação no mercado ou partir para um novo segmento, essas informações também lhe ajudarão a perceber o que ainda não está sendo feito para atrair aqueles “novos” prospects

3)     Observação: Analisar os produtos/serviços mais consumidos joga uma luz sobre as necessidades básicas do seu cliente. Assim, você pode ampliar catálogos de produtos, rever ofertas para ampliar resultados com um mínimo de esforço.

4)     Inovação: A inovação não está em inventar uma nova roda, mas sim na ampliação das possibilidades de utilização da roda. Para que isso aconteça é necessário ativar a criatividade. Vale lembrar que a criatividade é intrínseca ao ser humano. A gente é que vai perdendo o jeito de observar o mundo “com olhos de criança”. O Murilo Gun tem vários cursos rápidos para ajudar nessa descompressão. Isso facilita um bocado na hora de juntar os elementos anteriores e criar o fator “UaU” para o seu negócio.

5)     Aproveite a jornada: Você, antes de qualquer cliente, precisa acreditar no seu produto. Sem “paixão” nenhuma das etapas anteriores, desenvolvidas de forma embrionária ou complexa, com um investimento mínimo ou milionário, não prospera ( a menos que seu produto seja indispensável à vida e só você o ofereça, acredito que este não seja o caso). Seja apaixonado pelo seu negócio e acredite no seu poder de realização.


Para se aprofundar sobre esses passos, seguem algumas leituras interessantes:

  • Olhe Mais Além: uma abordagem comprovada sobre inovação, crescimento e mudança, Andy Stefanovich.
  • Vamos às Compras!, P. Underhill.
  • Criatividade S/A: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, Ed Catmull

Pessoas legais para ouvir:

  • Pedro Superti
  • Murilo Gun
  • Erico Rocha

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Debora Castro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos