5 habilidades do profissional do futuro

5 habilidades do profissional do futuro

Agilidade, adaptabilidade, distanciamento, foco e criatividade são algumas das habilidades mais importantes para os profissionais do futuro na Era do Caos! Continue lendo para entender a importância de cada uma delas.

Estamos vivendo a Era do Caos.

O profissional do futuro precisa se adaptar e desenvolver habilidades fundamentais para navegar nessa mudança, não apenas para sua sobrevivência, mas para aprender a viver e permanecer relevante nesse novo mundo, o novo normal. 

Na Era do Caos, o sucesso profissional e pessoal vem de um conjunto de habilidades indispensáveis que os líderes do futuro, a quem chamo Domadores de Rinocerontes, precisam desenvolver e aprimorar para ontem. 

Falaremos sobre elas no post de hoje. Boa leitura! 

Quais as habilidades essenciais para o profissional do futuro?

Antes de falarmos sobre as habilidades, é importante deixar algo claro: quando falamos de futuro, não estamos falando sobre o amanhã nem daqui a 5 ou 10 anos. Estamos falando do agora. 

O futuro está acontecendo nesse exato momento e está voando na sua direção a 1000 km/h numa pista de alta velocidade sem possibilidades de um pit stop.

As habilidades que falaremos abaixo devem ser desenvolvidas e aprimoradas a partir de hoje porque são elas que te ajudarão a sobreviver aos momentos de incerteza e instabilidade, característicos do momento que estamos vivendo.

  1. Distanciamento

Imagine que você vai tirar uma foto de uma paisagem e o zoom está ativado. Estando tão perto assim, fica difícil ter uma visão de todo o cenário e enxergar o melhor ângulo.

Quando você desativa o zoom e dá um passo para trás, se distancia daquele pequeno fragmento e consegue ter uma visão do todo, de todas as possibilidades.

O mesmo acontece quando você pratica o distanciamento em uma situação que precisa resolver. Quando se distancia, consegue ter uma visão ampla do cenário inteiro e enxergar algo que com uma percepção tão focada, não conseguiria. 

2. Criatividade

Vamos quebrar dois mitos comuns da criatividade: primeiro, todo ser humano é um ser criativo. Segundo, ser criativo não é somente ter ideias incríveis, mirabolantes, mas sim, conseguir usar todos os recursos disponíveis de forma original.

Na Era do Caos, aprender a produzir mais e melhor em situações caóticas é fundamental para o sucesso profissional e pessoal.

Pense em você na chegada da pandemia, quando precisou entrar em quarentena. Talvez não perceba, mas a criatividade nunca foi tão importante como nesse período, onde foi preciso aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis para se adaptar à nova realidade.

Com o fim da pandemia, as soluções criativas permaneceram e as experiências que tivemos  são um pano de fundo excelente para conseguirmos ter mais criatividade daqui para frente. 

3. Foco

Foco na solução, não no problema. 

Por hábito, quando nos encontramos em uma situação de adversidade, nosso foco costuma ser concentrado no problema, na busca de tentar entender o que deu errado, o que poderia ter sido feito diferente.

É hora de mudar. Depositar toda a sua energia no que está dando errado é a receita perfeita para o estresse, a ansiedade, a impotência e sentimentos de fracasso e auto sabotagem. 

Uma liderança do futuro não pode gastar energia, tempo e dinheiro estendendo o foco no problema. Claro, é preciso enxergar o problema, o desafio, superar qualquer fuga negacionista, mas o foco tem de estar na solução

4. Agilidade na tomada de decisão

Existe uma frase que diz “a gente muda na velocidade que o mundo a nossa volta muda”. 

Acredito que seja parcialmente verdade. Por que apenas parcialmente? Porque só muda na velocidade do mundo quem é ágil na tomada de decisão. Quem espera a vida passar, fica parado.

Quando falo de agilidade, não me refiro à aptidão física e sim, à adaptação, tomada de decisão, de observar o cenário atual e saber agir e reagir com rapidez em meio ao caos.

5. Adaptabilidade/Flexibilidade:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Dentre todos os seres, somos os mais adaptáveis e flexíveis às mudanças que aparecem no nosso caminho. De ambiente a situação financeira e matrimonial, somos treinados ao longo da vida — mesmo que contra vontade — a nos adaptar às condições impostas.

Adaptabilidade e flexibilidade são habilidades que nos permitem crescer e aprender, sem perder energia resistindo às muitas mudanças necessárias que os ambientes internos e externos nos apresentam diariamente. 

Conclusão

Na Era do Caos, não basta apenas tentar sobreviver e buscar se adaptar quando já for tarde demais. É preciso desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um profissional requisitado, viver e se destacar num mundo em constante mudança.

Por esse motivo, é tão importante desenvolver e aprimorar sua capacidade de distanciamento, criatividade, foco, agilidade na tomada de decisão e adaptabilidade/flexibilidade.

Trabalhando constantemente essas habilidades do profissional do futuro, as chances de você ter sucesso na sua próxima profissão ou movimento de vida são muito maiores, afinal, a evolução é contínua, assim como as mudanças. 

Texto originalmente publicado no Loures-Vale em 15/06/2022.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

✍️ Sobre a autora

Andréia Loures-Vale é médica cardiologista, mãe de três filhos, escritora, professora, palestrante e mentora. É também autora dos livros Um Sonho de Profissão e Domador de Rinocerontes

Atualmente, presta mentoria para empresas e profissionais que buscam não somente uma melhor recolocação no mercado, mas entender exatamente onde podem chegar e o que é preciso fazer para trilhar um caminho de sucesso verdadeiro.

📲 Redes Sociais e Blog

Acompanhe meus conteúdos no Instagram (@andreialouresvale) e no blog.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos