SER HUMANO NUNCA VALEU TANTO

SER HUMANO NUNCA VALEU TANTO

No fim do ano passado, o LinkedIn, em parceria com o bureau de tendências WGSN, divulgou um material sobre o Futuro do Trabalho. Uma das partes que mais gostei do estudo* fala sobre o valor das competências humanas. Como no trecho seguinte:

"Aparentando ser uma espécie de resgate da nossa relevância em meio a tanta tecnologia, a Quarta Revolução Industrial tem revelado a importância das competências humanas para a gestão e a transformação do mercado de trabalho. Elas estão sendo colocadas no centro das tomadas de decisão tanto conscientemente".


Não é um barato isso (desculpa a minha gíria antiga, ok?)? Em um mundo cada vez mais automatizado, tecnológico e robótico, o que mais importará é exatamente o que nos difere - pelo menos, por enquanto - das máquinas. Nossas skills, ou habilidades, aquilo que nos identifica como seres humanos.


Criatividade, colaboração, comunidade, mindfulness, inteligência emocional, espírito empreendedor, empatia, capacidade de experimentação, compartilhamento e transferência. 10 habilidades a serem valorizadas por ambientes e organizações e desenvolvidas por nós, profissionais, que desejarmos evoluir e se conectar com esse admirável mundo novo.


Acredito que mudanças não acontecem do nada, sejam elas pessoais ou as que envolvem uma comunidade, e elas são uma expressão do que acontece - principalmente - dentro de nós. Em termos mais práticos, esse novo perfil profissional é o resultado expressivo de todos os questionamentos e as respostas à essas questões que nossa geração tem realizado nas últimas décadas.


Nosso maior legado será ter apresentado ao mundo um 'mundo' de escolhas, alternativas de fazer, pensar e agir. E, é claro, nossas carreiras não poderiam ficar de fora. Aliás, só o fato de você pensar na sua carreira e não em um cargo que terá por uma vida inteira é um extremo salto. A evolução natural do profissional será, e já está sendo, entender que ainda podemos evoluir para um futuro onde nosso maior tesouro não será os diplomas pregados na parede mas nossa natureza e o que podemos oferecer como pessoas às nossas profissões, equipes e empresas.


Estou empolgada em desenvolver cada uma dessas habilidades em 2019 e nos próximos anos que virão. E vocês, estão empolgados com o futuro?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Isabel Sant Anna

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos