5 maneiras de praticar gratidão, independente do seu momento.
Chega um tempo em que temos a tendência de sentir que não há nada, ou muito pouco, pelo que podemos ser gratos na vida. Lidar com um relacionamento que vai mal, perda de emprego e consequentemente de segurança financeira ou problemas de saúde podem levar a pessoa a ter atitudes negativas. Quando nós experimentamos dificuldade financeira, por exemplo, podemos ser incapazes de confortavelmente suportar nossa família ou a nós mesmos. Constantes desafios de saúde física ou mental podem fazer-nos sentir sem esperança, com raiva e apáticos.
Outras coisas que nos fazem sentir ainda mais abatidos são a perda de um ente querido, passar por um período difícil de relacionamento com algum amigo mais próximo, ou ver nossas crianças sofrerem em qualquer situação. Mesmo assim, inúmeras pesquisas cientificas* sugerem que nós podemos mudar a nossa perspectiva, apesar das dificuldades na vida. É possível alterar a química do nosso cérebro em direção a um estado que nos faça sentir mais gratos e em paz com nós mesmos.
Aproveitando que o dia mundial da gratidão foi celebrado recentemente (21/09), gostaria de dividir com você algumas maneiras de praticar a gratidão genuína, apesar de quaisquer tribulações da vida.
1 – Aceite a sua situação
Veja além da auto-negação. Em vez disso, aceite sua situação atual. Há momentos em que as pessoas criam cenários ideais de como suas vidas deveriam ser baseadas no que elas acham que as outras pessoas têm.
2 – Mantenha um diário de gratidão
Outra coisa que você pode fazer para eliminar a sensação de apatia é a de manter um diário de gratidão. Um exercício como esse pode tornar-se uma ferramenta eficaz no sentido de aumentar o seu sentimento de gratidão. A melhor alternativa é programar a sua escrita antes de ir para a cama. Comece com pequenos, porém positivos, aspectos de seu dia. Isso pode incluir coisas como conseguir pegar o ônibus no horário certo, um sorriso afetuoso de um estranho, não ficar preso no trânsito, um telefonema que trouxe boas notícias, ou uma citação motivacional que você leu naquele dia. Aprecie algo de bom em cada situação. Colocar no papel definitivamente irá ajudá-lo a se sentir melhor.
3 – Lembre-se das coisas ruins
Crises de vida podem nos tornar mais gratos. Praticar a gratidão pode nos ajudar a lidar melhor com elas. Ao cultivar conscientemente a gratidão diária, somos capazes de construir uma espécie de sistema imunológico psicológico que fará o papel de amortecimento, quando cairmos novamente. Há evidências que mostram que pessoas gratas respondem muito melhor ao estresse. Mas então, por que é importante lembrar das coisas ruins? Explico: Pensar nos piores momentos de sua vida, suas perdas, sua tristeza, e, em seguida, ter um momento para perceber que depois de tudo isso, você não só sobreviveu, mas emergiu como uma pessoa mais forte é altamente revigorante. Você de fato conseguiu se superar nos piores momentos de sua vida. Você saiu ileso após algum trauma, você passou por algum duro julgamento, e conseguiu sobreviver ao que parecia ser o pior. Lembrar das coisas ruins nos faz apreciar o que é bom. Como diria o teólogo alemão Dietrich Bonheoffer: "Gratidão transforma dores de memória em alegria tranquila."
4 – Esteja perto daqueles que você ama
Fisiologicamente, os seres humanos não são destinados a serem eles mesmos quando estão sob estresse. Lamentavelmente, nossos pensamentos erráticos tendem a encobrir nossas mentes, o que pode nos levar a querer buscar isolamento. Embora às vezes possa não ser possível estar fisicamente perto daqueles que amamos, pode ser muito benéfico estar constantemente pensando neles.
5 – Socialize sua prática de gratidão
A principal coisa que afeta nossa felicidade é o nosso relacionamento com os outros. Por essa razão, faz todo o sentido pensar nos outros, mesmo enquanto estamos construindo a nossa própria gratidão. Ao focar nossa gratidão nos indivíduos que somos gratos (não em função de coisas materiais ou circunstâncias especificas), nós aumentamos os benefícios pelas coisas que apreciamos. Será ainda mais benéfico se incluirmos os outros diretamente em nossa expressão de gratidão. Você pode fazer isso escrevendo uma carta de agradecimento para aquela pessoa que impactou sua vida de uma forma positiva. Faça uma descrição detalhada do que esta pessoa fez por você e de qual foi o impacto que ela teve em sua vida. Algumas pessoas acham inspirador escrever cartas de gratidão para pessoas que não conhecem pessoalmente, mas que influenciaram suas vidas de alguma maneira.
Praticar a gratidão pode nos ajudar a suavizar a dor aguda de muitos desafios da vida. Quando nos concentramos até mesmo nos menores sentimentos de apreço, a gratidão pode ajudar a restaurar a nossa energia emocional, e expandir a nossa capacidade de lidar com qualquer coisa que venha a aparecer em nosso caminho.
Seja grato (a) !
Um ótimo final de semana
*para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre pesquisas científicas sobre gratidão, recomendo a leitura do artigo da Harvard Health Publications, "In Praise of Gratitude".
Compliance
6 aA gratidão tem um poder incrível de mudança nas nossas vidas. Eu adotei o diário da gratidão na minha casa há uns 4 meses e a cada dia vejo mais motivos para agradecer! É como se fosse uma pílula da felicidade que acaba se tornando um vicio...do bem é claro! Obrigada por compartilhar
Career Trusted Advisor | Conselheira e Mentora
8 aGosto muito da ideia de gratidão de São Tomás de Aquino, é um tratado, e este tratado tem 3 níveis de gratidão, um nível superficial, um intermediário e um mais profundo. somente na língua portuguesa é que agradecemos no nível mais profundo. Quando dizemos obrigado, ficamos obrigados diante de vós, vinculados e comprometidos. Ótimo artigo ANDRÉ! OBRIGADA
MBSE, Systems Engineering, Product Development
8 aGrato André pela postagem significativa! Diário de gratidão... ótima dica!
Desenvolvimento Pessoal
8 aÓtimo texto, praticar a gratidão é uma forma inteligente de se viver.
Analista Financeiro em PepsiCo | Overhaul Brasil Ltda.
8 aMarco Aurelio Menezes