5 Mitos e 1 verdade da Programação Neurolinguística
É comum tirar conclusões precipitadas sem entender com profundidade o que é PNL, sua proposta, limites e alcances. A Programação Neurolinguística - PNL é o estudo de como a mente funciona, e tal conhecimento é muito importante porque se eu sei como processo as informações é mais fácil conseguir os resultados esperados.
Os iniciantes tendem a entrar em um processo de euforia e acabam por criar falsas ideias, tornando a PNL algo fantasioso. Vamos tirar o excesso dos conceitos ao refletir sobre alguns mitos da PNL:
1. Fazendo PNL você terá uma vida perfeita
Primeiro é preciso saber o que é uma vida perfeita. Os conceitos da sociedade consumista defendem uma vida perfeita como poder aquisitivo. O aluno de PNL defende uma vida perfeita como vida interior rica de estados de consciência das próprias carências e necessidades psicológicas e do potencial a ser desenvolvimento.
2. Todos os problemas serão resolvidos.
Os problemas são cíclicos e necessários para o desenvolvimento de competências pessoais. Nas crises, temos mais oportunidades de acessar o potencial criativo e crescer como ser humano. Problemas são oportunidades de crescimento e evolução pessoal, profissional e espiritual
3. Seremos sempre felizes.
É impossível um estado de felicidade constante até porque o estado de infelicidade é que nos faz conscientes do oposto. A pessoa precisa vivenciar as duas experiências. O que pode ser constante é a postura da mente de estar aprendendo sempre quer na felicidade ou infelicidade.
4. O cérebro deve estar no comando de tudo.
O cérebro é apenas uma máquina de criar interpretações. Precisamos aprender como ele processa as informações para dominá-lo e para que ele seja um servidor. O cérebro deve estar a serviço do homem e não o contrário. Conhecendo o cérebro podemos nos dar o luxo de tomar decisões pelo coração.
5. A Programação Neurolinguística é completa em si mesma.
A subjetividade humana é extremamente complexa para que somente uma abordagem seja suficiente. Todos os estudos da mente são inclusivos e se complementam na busca da felicidade humana.
6. A Programação Neurolinguística nos ensina como funciona a mente
A PNL mostra que a mente é uma fábrica de mentiras e que a percepção que temos das coisas não é a coisa. A forma como percebemos tudo ao nosso redor é segundo as nossas referências internas. A verdade está além de nossa vaga percepção porque os cinco sentidos são pobres para captar o real significado da vida. Quando aprendemos como funciona a mente é para entender suas limitações e deixar o caminho livre para a intuição que irá nos levar muito mais longe do que a mente.
O que a Programação Neurolinguística - PNL lhe traz é poder usar as mais diversas variações em sua comunicação, e em todas elas vai obter um resultado incrível em seus relacionamentos consigo mesmo e com o outro, tornando-se um eterno aprendiz e tirando proveito de tudo que lhe acontece quer agradável quer desagradável.
Seja Mais e Melhor para tirar proveito de tudo que lhe acontece!
Ative seus SUPERPODERES com a PNL! Inscreva-se no Curso de Formação Neurolinguistica. Saiba mais, clique aqui.
Estudante de Psicologia.
2 aO nosso encéfalo ainda tem mistérios que não foram descobertos pela ciência. Ele e muito complexo. A Neurociencia vem pesquisando muitas coisas. Desde 1990 os Estados Unidos nomearam o ano dos estudos do cérebro e daí por diante. A PLN está em fase de estudos ainda.