5 passos para abrir seu escritório de advocacia

5 passos para abrir seu escritório de advocacia

Como competir com os grandes escritórios, já em atuação há mais tempo e mais experientes, já que a expectativa é de que se atinja no Brasil a marca de 1 milhão de advogados ainda este ano? Dúvida comum aos profissionais que desejam ingressar no mundo da advocacia em meio a tanta concorrência.

Seguem aqui algumas dicas que podem contribuir para essa jornada:

  1. Não caia na armadilha do advogado generalista. Essa não é uma estratégia inteligente nem para os jovens advogados. Defina um segmento de atuação. Não se prenda aos ramos do Direito como aprendeu na faculdade (civil, tributário, trabalhista, etc). Escolha um segmento de mercado: pensionistas, funcionários públicos, logística, saúde, ... Torne-se especialista, conheça os meandros da cadeia produtiva. Fatie fino e ocupe espaços em branco. Há muito ainda a ser explorado na advocacia. Quem sai na frente conquista mercado. É impossível atender com excelência a toda coletividade. Acabe com a cultura do “faço tudo”. A especialização em um determinado nicho de mercado é o primeiro passo para alavancar a sua advocacia com solidez.
  2. Construa uma marca jurídica sólida. Uma reputação baseada na qualidade técnica, na ética e na busca pela melhor solução possível para o cliente transforma o advogado em parceiro do cliente. Adote uma postura menos combativa e mais mediadora. Seja um ser humano ético, com princípios de vida que reflitam a imagem que deseja construir como profissional. Seja ético.
  3. Invista em marketing jurídico ético. Ações de marketing não são heresias na advocacia, as publicitárias, sim. Advocacia é feita de relacionamento, de interações com pessoas e organizações, com a comunidade. Invista em relacionamentos duradouros, produza conteúdo relevante direcionado ao seu cliente, use as redes sociais a seu favor, converse na língua do cliente sem jurisdiquês, transite em ambiente onde seu cliente está.
  4. Proporcione uma experiência ao cliente. O mero cumprimento do contrato é o mínimo que se espera do advogado.  A simples satisfação do cliente não gera a fidelidade. É preciso proporcionar experiência. Todas as interações que o cliente tem com você e com a sua equipe são oportunidades de proporcionar experiência, e isso excede o atendimento puro. Abrange desde o contato inicial, física ou virtualmente, a degustação de um serviço jurídico, a localização do escritório, o relacionamento no pós venda, o acesso ao advogado e a informações do processo. Transforme experiência em ativo econômico.
  5. Invista em gestão. Quando decidem abrir um escritório de advocacia, advogados se tornam empresários. No entanto, as faculdades não preparam esses profissionais para os desafios da gestão do negócio da advocacia, que precisa ter clientes, lidar com a pressão dos custos, inadimplência, planejar metas de faturamento, gerir e motivar pessoas, precificar honorários, gerenciar prazos e fluxos de produção. Aplique técnicas de gestão empresarial em seu escritório, e isso nada tem a ver com mercantilização da advocacia, mas com gestão profissional do seu negócio.

Abrir um escritório fisicamente é parte mais fácil. Manter o negócio em andamento é o desafio de todos os advogados no mercado hoje. Há muitas oportunidades para a advocacia e o sucesso virá para aqueles que se adaptarem mais rápido às mudanças e exigências desse novo ambiente.

Excelente Camila!

Bem objetivo👍🏻

Lucas Braga

Ajudo advogados e contadores a desenvolverem suas carreiras através de cursos práticos promovidos pela ITS Edu

8 a

Camila, muito bom! Como sempre!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Camila Berni

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos