5 pilares da Gestão de Pessoas

5 pilares da Gestão de Pessoas

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com objetivos de administrar o comportamento dos colaboradores, para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano e de sua empresa.

Uma gestão de pessoas eficiente garante que a sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes, um atendimento mais personalizado e eficiente, isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.

A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação de seus colaboradores e a otimização da produtividade, o que consequentemente resulta no crescimento saudável da sua empresa.

COMO SURGIU A GESTÃO DE PESSOAS

Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX suas principais responsabilidades eram mensuradas cursos das empresas e poucos que falava sobre produtividade, os funcionários eram vistos apenas como ativo contábil na empresa.

Com a criação da CLT e consolidação das leis do trabalho entre as décadas de 30 e 50 surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e disseminaram responsável para acompanhar os trabalhadores dentro dessas regras, futuramente conhecido como gerente de Recursos Humanos.

Ao longo dos anos o RH foi evoluindo mas foi a partir da década de 70 que o departamento pessoal começou a focar nas pessoas e o que antes era apenas operacional e burocrático passou a ser humanizado. Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter colaboradores e motivados seria o início da gestão de pessoas. 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES? 

As empresas são formadas por pessoas e por isso elas são os ativos mais valiosos da organização, sem colaboradores motivados a empresa corre risco de perder bons talentos e ter uma alta rotatividade gerando um clima organizacional ruim afetando a produtividade e a performance dos outros colaboradores.

O tempo em que os benefícios financeiros eram o maior atrativo para despertar os interesses das pessoas acabou, atualmente, os profissionais querem ter clareza sobre as possibilidades de crescimento, querem ser ouvidos e valorizados, e querem ter mais liberdade de escolha. 

É aí que entram as estratégias de gestão de pessoas, para que os gestores possam identificar o grau de motivação da sua equipe e como extrair os melhores resultados dessa equipe, é uma relação onde todos ganham mais para atuar de forma assertiva de acordo com o perfil de cada pessoa, é preciso entender os pilares da gestão de pessoas.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas envolve uma série de ações focadas em aumentar o bem-estar do colaborador e melhorar o ambiente de trabalho, mas para criar uma metodologia de gestão de pessoas eficaz é preciso levar em consideração cinco principais Pilares: 

1 - A motivação adequada dos colaboradores:  

Esse é o pilar base para o desenvolvimento dos demais e demanda uma análise profunda dos motivos profissionais da sua empresa. Ainda que muitos gestores acreditem que a única forma de motivar seus colaboradores é por meio de investimentos altos, um bom gestor é capaz de motivar sua equipe sem muitos estímulos monetários. 

Para que o profissional dê o melhor de si, não basta que ele tenha uma quantia maior a receber no final do mês. Não estamos afirmando que os incentivos financeiros não sejam efetivos, eles são, contudo em boa parte das situações a simples expressa atividade da liderança para os liderados, já produz resultados semelhantes ou maiores do que uma gratificação de salário. 

Isso acontece devido ao comportamento do líder que se posiciona como mentor daquele profissional que desenvolve as capacidades técnicas e humanas dele.

Além da postura da liderança,  as empresas têm outras possibilidades que permeiam os pilares das boas práticas de gestão estratégicas de pessoas nas organizações, e são muito eficazes na motivação adequada de seus colaboradores. 

Para colocá-los em prática é preciso mais boa vontade da gestão do que dinheiro em caixa,  uma delas é adotar medidas para o conforto dos profissionais, no entanto atenção:  não estamos falando apenas de mesas grandes, cadeiras coloridas e pintadas, puffs e etc. 

O gestor precisa de empenho extra da sua equipe:

Por exemplo: 

  • poder recompensá-los com a bonificação de horas ou dias de folga conforme o sucesso do projeto realizado;
  • poder flexibilizar os horários de trabalho dos profissionais, fazendo assim, com que eles vivam um emprego satisfatório, com benefícios, isso reduz a sensação de obrigação que uma jornada laboral pode imputar na rotina do trabalhador.

2 - Comunicação:

Como dizia Chacrinha: quem não comunica se trombica, assim um dos principais pilares da gestão estratégica de pessoas é justamente manter uma comunicação clara objetiva e de mão dupla, ou seja, é preciso que a empresa transmita suas metas e seus objetivos de maneira que não gerem dúvidas e que os gestores sempre se mantenham abertos ao diálogo com seus liderados.

Uma forte característica das empresas que trabalham bem esse pilar é a adoção e incentivo da cultura do feedback, ao estimular tanto os responsáveis por equipes quanto os liderados a avaliarem uns aos outros e as ações institucionais, é muito mais fácil corrigir erros, alinhar objetivos, e obter resultados melhores. 

No entanto, não basta apenas falar, é preciso fazer, é fundamental estimular a comunicação entre todos. Uma boa forma de estimular essa comunicação bilateral é implementar canais de comunicação oficiais, que permitem que os profissionais expressem suas opiniões críticas e elogios, em um primeiro momento é até interessante que o processo seja estimulado de forma anônima até que haja a consolidação dessa cultura, porém, o processo de feedback pode ser em grupo, permitindo que todos interajam de forma livre e espontânea, a fim já aprimorar a fala dos demais.

No entanto, esse trabalho deve ser muito valorizado nas bases e não apenas nos topos hierárquicos. É preciso lembrar que o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento é um poderoso aprimorador de resultados, ou seja, antes mesmo de instituir canais de comunicação, os líderes e gestores precisam ser instruídos para entenderem o valor da comunicação na gestão estratégica de pessoas nas organizações. 

3 - Trabalho em equipe:

Para que um trabalho em equipe efetivamente aconteça com qualidade é preciso que cada integrante do grupo entenda claramente seu papel dentro do processo global da empresa. 

Além disso, a liderança precisa manter os objetivos do trabalho de cada um dos profissionais bem alinhados e em sinergia com as metas da empresa. 

É importante também, que os colaboradores de uma equipe entendam que os seus trabalhos estão intercalados e interconectados e como a qualidade das atividades de um pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados dos demais profissionais, assim como os resultados da empresa. 

Uma ótima maneira de estimular essa percepção é abandonar o método taylorista em que cada profissional é especialista apenas em um dos processos de produção, ou seja, para reforçar um trabalho em equipe é fundamental que o profissional entenda a importância do seu trabalho no fim do processo.

Dessa maneira, é interessante que ele conheça as atividades dos demais setores e suas limitações, e como a melhoria do seu trabalho facilita a sua ideia, nos processos da sua equipe, e da sua organização; 

Isso é facilmente conquistado por meio da implementação de grupos de trabalho para discussão de inovações e solução de problemas da empresa, uma outra estratégia para formar uma equipe de sucesso é a partir da junção de profissionais multidisciplinares, assim os colaboradores da mesma equipe terão capacidades que se complementam e com o devido incentivo, passam a assimilar novos conhecimentos e a desenvolver suas próprias capacidades individuais eliminando as limitações profissionais. 

4 - As competências e autoconhecimento:

O entendimento da importância das competências e do conhecimento é algo intrínseco, ou seja, interno aos bons líderes. Afinal, uma organização é formada por pessoas e cada uma delas tem suas competências. 

No dia a dia é a capacidade da empresa ingerir e agregar essas características que a permitem se destacar em seus setor entendendo essas diversidade o gestor percebe a importância da gestão de competências, e que nada mais é que a otimizar o resultado das tarefas de acordo com a capacidade dos profissionais que compõem a sua equipe.

Essa gestão de habilidades só é possível para avaliar as atitudes dos conhecimentos individuais. Como uma avaliação de desempenho, o responsável por uma equipe é capaz de direcionar melhor as demandas, estimular resultados com maior produtividade, desenvolvendo suas equipes, e monitorar melhor o desenvolvimento de seus liderados, ou seja, por meio da gestão de competências, as empresas maximizam seus resultados.

Quanto mais conhecimento o colaborador tem, mais desenvolvidas e variadas serão as suas competências técnicas e humanas, por isso, é importante que o gestor conheça as capacidades e limitações de cada um dos seus liderados, apenas fazendo a gestão dessas atribuições, ele será capaz de investir de forma mais eficaz no desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da sua equipe.

5 - Desenvolvimento pessoal e profissional 

Como estamos em plena era da informação e do conhecimento, em tempos de inteligência artificial, não é de se admirar que um dos cinco pilares da gestão estratégica das pessoas nas organizações seja exatamente o investimento constante em desenvolvimento pessoal e profissional. 

É preciso lembrar que as organizações são como entidades vivas,  e precisam se manter em constante transformação para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade de um modo geral. 

Para que isso seja possível, é preciso investir! Não existe outra forma de estimular o desenvolvimento pessoal e a evolução profissional dos colaboradores que compõem essa equipe, que não por meio de investimentos. 

Sejam eles em treinamentos ou em gratificações, conforme a técnica ou evolução técnica do indivíduo. Portanto, há duas formas principais de você manter sua equipe em constante desenvolvimento pessoal e profissional: 

  • Investir em treinamentos sejam eles ou In-Company, por meio da contratação de empresas e profissionais especializados em determinados temas ou áreas. Quanto mais capacitado e representativo for o palestrante, mais facilmente o conhecimento será absorvido e assimilado na rotina dos participantes. Contudo, é preciso lembrar que não basta apenas ter uma equipe técnica para o sucesso de uma empresa, é preciso que ela conte com seres humanos melhores, portanto, investir em treinamentos e desenvolvimento humano como: oratório e relacionamento interpessoal. 
  • Estimular o constante aprimoramentos profissionais por meio das gratificações especiais destinadas àqueles que investem em sua capacitação. Por exemplo: o colaborador que concluiu uma graduação ou pós-graduação de interesse da área da empresa, tem sua faixa salarial automaticamente reajustada. Outra forma, ainda, é estimular grupos internos de treinamento e desenvolvimento onde os colaboradores se unem em prol do desenvolvimento de todos. Isso é bem lógico visto que em breve a empresa passará a contar com uma mão de obra ainda mais qualificada do que quando contratou o profissional.

Com os cinco Pilares apresentados é facilmente possível perceber que eles interagem entre si e são dependentes um do outro, por isso é muito importante que a organização direcione esforços para a consolidação simultânea de todos esses aspectos. 


Demétrio Pinho

Coordenador | Especialista de Relações Trabalhistas e Sindicais | Recursos Humanos | Saúde e Segurança do Trabalho

7 m

Boa, gostei Fernando, realmente são pilares importantes, apesar de irem ao encontro de questões mais técnicas. Senti falta de um pilar onde pudesse abranger Ética e Integridade, apesar de parecerem básicos, está faltando bastante nos dias de hoje. Abraço meu amigo, ainda está me devendo um café rs.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos