5 Pontos para uma Comunicação Eficaz
Comunicação irá trazer compreenção e compreenção irá trazer harmonia em relações que estabelecem paz e estabilidade - Lobsang Tenzin
Comunicação tem o poder de influenciar, conquistar, motivar e desenvolver. Foi e sempre será a chave que nos proporcionou, desde o ínicio dos tempos, a evolução que tivemos como espécie.
Torna-se eficaz quando existe uma troca perfeita de informações, mas acima de tudo que os receptores compreendam e consigam aplicar. Na minha opinião para isso acontecer não é apenas com as palavras que são ditas mas também tirando partido de todos os componentes como, por exemplo, expressões corporais, por meio de gestos, olhares, denominados de linguagem não verbal.
Então que tópicos a ter em conta para que a nossa comunicação se torne mais eficaz?
Simplicidade
Palavras difíceis e frases complexas são exactamente o contrário do que queremos atingir. Quanto mais difícil for perceber o que se diz, menos eficaz será a comunicação.
Neste caso, podemos tomar as notícias como exemplo, é tudo dito com simplicidade e objectividade para que todos os que estejam a ouvir percebam à primeira as informações que estão a ser transmitidas.
Objectividade
Aliado à simplicidade temos a objectividade, como conduzimos o nosso discurso, que para mim tem de ter um objectivo final. Seja formar, reforçar coesão com a equipa ou até mesmo uma troca de ideias saudável.
Importante também no tema da objectividade e não divagar muito no nosso discurso, manter um fio condutor.
O outro Lado
Na minha opinião, não é suficiente dizer o que temos a dizer e esperar que o público ou a pessoa com quem estejamos a falar aceite, é preciso ouvir, saber a sua própria opinião e quais são as dúvidas que tem.
Uma comunicação eficaz tem sempre em conta o outro lado e saber ouvir é tão importante como saber falar. Só assim conseguimos perceber também o quão eficaz está a ser o que estamos a dizer, se é necessário ajustarmos alguma coisa em relação ao que estamos a dizer, porque para que uma conversa se não apontamos para o mútuo entendimento.
Conhecimento
Quer seja numa conversa um para um ou um para muitos, termos conhecimento do tema da nossa conversa é importante.
Porquê? Pois ganhamos mais confiança. Como falei no início a linguagem não verbal é grande parte da comunicação e confiança transmite-se para o outro lado.
Relacionamento
Para mim a base de todo a comunicação eu acredito que todas as conversas que temos tem um objectivo por trás, mas acima de tudo o relacionamento entre pessoas é o que impera e todos os casos.
Pode ser uma relação formal ou informal, com um ente querido como para um possível cliente. Na minha opinião tudo converge nas relações que temos e como mantemos essa mesma relação, e tudo tem como base a comunicação, mas é necessário realmente gostar e querer o melhor da outra pessoa, para que a compreensão seja ativa.
Querer o melhor da outra pessoa, essa preocupação define a intenção da conversa e a comunicação torna-se muito mais eficaz nesse caso.
A comunicação é o que nos torna humanos, como ela evoluiu fez com que nós nos torna os seres mais evoluidos, a skill que adquirimos tornando-a mais eficaz significa, no fundo, mais confiança em nós mesmos, melhor ambiente de trabalho e, acima de tudo, melhores relacionamentos.