5 Princípios fundamentais do Marketing de Conteúdo

5 Princípios fundamentais do Marketing de Conteúdo

O desejo do consumidor não é mais ser convencido e sim ser encantado.

Há poucos anos, uma simples propaganda em horário nobre na TV era suficiente para alavancar as vendas de uma empresa e tornar a marca conhecida. Porém, com a chegada das novas tecnologias a facilidade em se adquirir qualquer mercadoria pela internet  ficou muito mais fácil e interessante, fora que o mundo virtual ficou cada vez mais competitivo.


É necessário que você tenha todas as estratégias traçadas e alinhadas, para que gere engajamento e resultados. Rafael Rez, em seu livro “Marketing de Conteúdo - A moeda do Século XXI”, disserta sobre os “5 princípios fundamentais do Marketing de Conteúdo”! Rez, uma das maiores referências no assunto no Brasil, consegue nos ensinar de forma bem clara os melhores caminhos para criarmos conteúdos de alto valor, para o público certo, com a melhor estratégia para distribuí-lo e gerar resultados. 


Conheça os 5 princípios e tenha eles sempre em sua mente ao pensar em estratégias de conteúdo:    

1° Princípio: Fazer Marketing de Conteúdo é transformar a sua marca em uma fonte de conhecimento relevante para o consumidor.

É necessário muito trabalho e persistência para obter resultados. O Marketing de Conteúdo, nas palavras do autor, é uma técnica de distribuição de conteúdo de valor a partir de um objetivo que, por sua vez, definirá a audiência que receberá a informação.

2° Princípio: Fazer Marketing de Conteúdo é conhecer onde o seu público procura informação e estar lá entregando o que ele precisa para conhecer, entender, gostar e escolher de você. Não adianta você criar um bom conteúdo, porém não saber onde está o seu público, saber os canais que eles mais preferem é fundamental para conseguir se conectar com eles e assim entregar seu conteúdo. 

3° Fazer Marketing de Conteúdo é compreender que os consumidores nunca foram nem estão preocupados ou interessados em sua marca. Eles estão preocupados com suas próprias vontades e objetivos de vida. Mas se você oferecer a este consumidor o que ele precisa para alcançar estes desejos, então ele pode começar a prestar atenção em você. É fundamental que você entenda quais são as dores e os desejos dos seus potenciais clientes para conseguir criar conteúdos que realmente irão solucionar seus problemas. 

4° Fazer Marketing de Conteúdo é estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa da sua decisão. Saber em qual etapa do funil o potencial cliente está é muito importante! Conheça as 3 fases de forma simplificada e o que pode usar de conteúdo em cada uma delas: 

- Topo de funil: Etapa de incentivar a descoberta e despertar o interesse. Neste momento, a pessoa não sabe exatamente se tem um problema, ela pode até ter alguma necessidade, porém este problema ainda não é uma dor ou um desejo grande pra ela. Então, é interessante entregar conteúdos via posts, blogs, vídeos, webinars sempre com o objetivo de despertar na pessoa o interesse em entender mais sobre aquele assunto.  

- Meio de Funil: Etapa de mostrar para o cliente que existem soluções para seus problemas. Neste momento, a pessoa sabe que tem um problema, mas ainda está em busca de algumas soluções. Então, indico que você utilize conteúdos como: ebooks, checklists, infográficos, podcasts, etc. 

- Fundo de Funil: Etapa que os potenciais clientes estão bem próximos de efetuar a compra. A pessoa já sabe o que deseja e está avaliando contratar seus serviços, então, nesta fase, você pode oferecer as suas soluções, mostrar cases de clientes, oferecer uma consultoria gratuita, tabela de preços, depoimentos. Este é um momento muito importante para que possa convencer a pessoa que a sua solução, verdadeiramente, é a melhor opção para ela. 

5° Fazer Marketing de Conteúdo é construir um relacionamento confiável com o consumidor inclusive no pós-venda, para que ele saiba que a sua marca é a melhor quando for necessário resolver um problema ou no caso de surgir algum novo interesse. Relacionamento é a base de qualquer estratégia de marketing. Independente do conteúdo ser produzido antes da venda ou pós venda, ele sempre precisa ter como pensamento principal: manter um bom relacionamento com quem se comunica. Se sempre pensar desta forma, suas chances de acertar serão muito grandes! 


A sua empresa utiliza corretamente estes 5 princípios? Se você deseja entender, aproximar e criar engajamento com seus públicos em um mundo cada vez mais competitivo, leia, estude e aplique as técnicas deste livro!


#marketingdeconteudo #marketingderelacionamento #posicionamento #marketingdigitalbh #marketingdigital #growth #marketingdeindicacao #marketingdedados #marketingdediferenciacao #planejamentoestrategico #marketingdeconteudobh


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marlos Machado

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos