5 segredos das pessoas bem-sucedidas

5 segredos das pessoas bem-sucedidas

 

Líderes, empresários e profissionais bem-sucedidos têm geralmente uma vida bastante ocupada e tendem a usar muitos chapéus para se tornarem mais produtivos.

Mesmo que trabalhe 14 horas por dia não significa que está a ser produtivo. 

Lidar efetivamente com distrações, procrastinação e excesso de trabalho pode melhorar significativamente a produtividade.  Nos dias que correm, em que as APPS e as redes sociais estão na ordem do dia, é muito fácil distrairmo-nos. Se conseguir livrar-se das distrações vai voltar a ser um mestre da produtividade. Acredite!

Por exemplo, o hábito de ler os emails à medida que chegam impede qualquer pessoa de produzir e obter bons resultados. Como ser produtivo todos os dias então? Em seguida pode encontrar algumas dicas que têm contribuído para o sucesso de muitos profissionais.

1. Iniciar o dia com o fim em mente
Comece o dia com o fim em mente e concentre-se no processo para lá chegar. Defina um objetivo claro e trabalhe para isso com todos os recursos que dispõe. É fundamental ter uma noção clara do que é verdadeiramente importante concretizar. Comece o seu dia com os projetos que o inspiram mais – mesmo que sejam mais exigentes – e, desta forma, vai minimizar a procrastinação e aproximar-se mais rapidamente do seu objetivo.

2. Fazer pausas
A maioria dos profissionais pode facilmente entrar em burnout. Basta consumirem demasiada energia sem recuperarem. Faça uma pausa e relaxe. Não se quer ir abaixo, por isso planeie as suas pausas, ou então, acredite, não vão acontecer. A exaustão é um dos maiores inimigos da performance.

3. Single-Task
A maioria dos empresários fazem multitasking para conseguirem concretizar o maior número de objetivos possível. Na realidade, a maior parte das pessoas começa uma série de coisas que não termina. Vai obter muito mais resultados se planear e se concentrar numa tarefa de cada vez. Organize a sequência com que as vai atacar no dia anterior e no dia seguinte, como se de magia se tratasse, os resultados vão aparecer.

4. Delegar
Até pode ter a competência para fazer tudo, mas não consegue chegar a todo o lado. A maioria profissionais bem-sucedidos conhece os seus pontos fortes e concentra-se neles delegando as responsabilidades e tarefas em que não são tão fortes. E não é necessário fazê-lo num elemento da equipa, até porque pode não ter. Um assistente virtual pode operar verdadeiros milagres, gerindo a sua agenda, a correspondência online e muitos outros aspetos administrativos. Foque-se no mais importante e permita que outros possam ajudá-lo a concretizar a sua grande visão.

5. Trabalhar no que o apaixona
Uma das melhores maneiras de ser bem-sucedido é fazer o que adora. Encontre a sua paixão e transforme-a num negócio. Assim, vai sentir que não trabalha.

Muitos empresários bem-sucedidos construíram negócios em torno dos seus pontos fortes, enquanto outros o fizeram com soluções que encontraram para problemas que tinham. Se não adorar o que faz, o que o vai inspirar para continuar a fazê-lo?

É o criador do seu próprio universo. Não conte os dias, faça os dias contar.
Não acrescente dias à sua vida. Acrescente vida aos seus dias!

Marco Meireles

Margarida Melo Rodrigues

Consultora Imobiliária na Century 21 Evolute

9 a

Simplesmente verdadeiro e tão fácil de aplicar! "É o criador do seu próprio universo. Não conte os dias, faça os dias contar. Não acrescente dias à sua vida. Acrescente vida aos seus dias!"

Júnior Mpembele

Técnico de contabilidade na Ossaily General Trading Lda (Venda de viaturas e Assistência Técnica)

9 a

discordo parcialmente com o Edgar Meira, quando diz que existem trabalhos que embora gostemos menos, temos que ser nós a faze-lo... pois, se assim for «, estaremos diante da chamada, centralização do poder. Por exemplo, numa empresa onde os funcionários se sentem importantes e trabalham motivados, ela pode conseguir excelentes resultados no que se refere ao aumento produtivo, redução de custos e aumento de qualidade. Em uma sociedade globalizada onde se busca a descentralização de poder para a tomada de decisões, o Empowerment pode se tornar um fator de diferenciação competitiva. E ele, como visto, parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. Portanto, Foque-se no mais importante e permita que outros possam ajudá-lo a concretizar a sua grande visão.

Edgar Meira

Digital Production Director

9 a

Viva Marco, concordo com o mencionas, no entanto, o 3º ponto parece um pouco irrealista...um empresário ou um lider de equipa parece-me não ter uma grande oportunidade para ser single task...a quantidade de temas ou projetos ,que diariamente tem de ser geridos ou tratados, nem sempre são estrategicamente prioridades diferentes. Sobre o teu 4º ponto também concordo parcialmente, existem trabalhos que embora gostemos menos, temos de ser nós a fazê-lo. Não devemos delegar o que temos de ser nós a fazer independentemente da realização que nos traz.

João Reis Costa

Partner & Commercial Director at Fantoffice , LDA

9 a

Nem mais, há que colocar em pratica...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos