6 Técnicas de Oratória Virtual para Reter a Atenção do seu Público
Apresentações e cursos virtuais tem um desafio adicional: reter a atenção das pessoas. O cérebro tenta se desconectar a cada 20 ou 30 segundos, segundo a neurociência. Então, selecionamos para você 6 técnicas para você vencer esse desafio de reter sua audiência e criar apresentações, cursos e lives memoráveis:
1) Abuse dos recursos visuais. Compartilhar tela, imagens e slides já era recomendável e no virtual se tornou ainda mais crítico. Utilize mais cores para ressaltar suas ideias e captar a atenção do cérebro, mais slides para uma mesma ideia e mais animações. Todos recursos para chamar a atenção do cérebro e manter sua audiência com você.
2) Use sua voz e linguagem corporal. Mesmo a distância o seu corpo passa uma mensagem. A sua voz, energia, pausas devem ser cobinadas aos recursos visuais. Prepare-se antecipadamente e insira pausas nos pontos que quer ressaltar da sua mensagem. O cérebro ativo demora mais para se desengajar.
3) Mantenha as pessoas ativas através de atividades. Sugira que façam anotações, exercícios, experimentações ou ativdades em grupo, se for possível.
4) Coloque imagens na cabeça delas. Pode-se usar isso através de estórias curtas, metáforas, perguntas ou de rápidas explicações. É o famoso storytelling inserido em partes da sua apresentação.
5) Faça perguntas. Mesmo as retóricas. Perguntas mantém o cérebro ativo e a sua audiência conectada.
6) Use filmes curtos para fundamentar seus conceitos ou passar mensagens. Filmes engajam e mantém seu público com você por vários minutos.
Utilize essas técnicas combinadas. Você engaja, traz leveza e mantém sua audiência conectada por mais tempo.
Postamos na semana passada uma live em que apresentamos essas e outras técnicas de oratória e didatica virtual. Confira no feed.
Let's GoAhead For You!
Coordenador de Vendas | Gerente de Vendas | Key account manager| B2B
4 aOlá, Tatiana Vidal assisti o vídeo e li o artigo gostei muito, obrigado por compartilhar estas técnicas. Vou utiliza-las e rever os conteúdos novamente e pesquisar mais sobre eles.
Muito bom. Técnicas simples e efetivas nesta época de dispersão compulsória!