6 tendências de UX Design para 2018
“VOCÊ NUNCA MUDA NADA LUTANDO COM A REALIDADE EXISTENTE. PARA MUDAR AS COISAS, CRIE UM MODELO QUE TORNE O MODELO ATUAL OBSOLETO”. FREDERIC LALOUX
Vivemos na era da experiência. As empresas mais bem sucedidas da atualidade são aquelas que transformaram completamente a forma como as necessidades das pessoas eram atendidas há até pouco tempo. Imagine que, há apenas 5 anos, pedir um táxi por telefone era o padrão, se hospedar na casa de um estranho era algo totalmente fora de cogitação e nossas mensagens e fotos duravam mais que 24 horas.
As maiores inovações dos últimos anos, como 99, Uber, Airbnb, Instagram e Snapchat, Amazon e Alibaba - e tantas outras! - transformaram nossas experiências com coisas que sempre fizeram parte do nosso cotidiano – a forma como nos deslocamos, a maneira como nos comunicamos, onde e como compramos, ou onde nos hospedamos quando tiramos férias.
(Veja também meu artigo na Exame: O que o Airbnb aprendeu com a Disney)
O mundo começa a acordar para a dimensão e a importância da experiência nos negócios, ONGs e governos. Em 2017, a procura por Designers de Experiência triplicou no Brasil (e cresce vertiginosamente em todo o mundo). Eles são procurados para criar, a partir das necessidades e perspectivas dos clientes, experiências que possam encantar, divertir, entreter, desafiar e, principalmente, facilitar a vida das pessoas.
Eles e elas dão sentido ao que é invisível e usam tecnologia para construir pontes para novos futuros possíveis. Afinal, como diria Steve Jobs, muito além da estética ou da forma, “design é como as coisas funcionam”.
Não à toa, a história da Tera começou com a criação de uma formação imersiva e prática em User Experience Design, num formato inédito no Brasil com duração de 10 semanas, que ao longo de 2017 formou mais de 120 novos UX Designers.
Entendemos essa competência como aliada e pré-requisito para várias outras – como Product Management ou Data Science, para as quais também temos bootcamps – e nossos alunos vão desde pessoas como o Marcelo, que aos 44 anos deixou de ser Gerente de Projetos em TI para se tornar Designer de Interfaces de Voz, passando pela Barbara, que trabalhava na área de comunicação da Creditas e queria migrar para o time de produto como UX Designer (e conseguiu!), até o Pedro, que criou ao longo do bootcamp um novo produto para a empresa onde trabalhava e acabou promovido como Head de Produto.
São histórias que nos inspiram e nos fazem acreditar que, também na educação, as maiores inovações são aquelas em que as reais necessidades das pessoas são o norte do processo criativo.
Por isso, lançamos um novo eBook com as 6 principais tendências em UX Design para 2018 (download aqui). Nele você vai encontrar alguns dos insights da nossa rede de experts e dos alunos que mais se destacaram ao longo do ano. Espero que ele ajude a iluminar o seu ano de 2018, desperte em você a vontade de transformar o mundo a sua volta e dê a coragem para acreditar que você também é designer. Afinal, como diz Marty Neumaier, “designers são aqueles que olham as coisas como são e pensam como elas podem ser melhores”.
Product Owner | Omelete, The Enemy & app Chippu
6 aDiego Nunes Pires
Desenvolvedor Front End Angular Sênior
6 aLuis Henrique
Head of Marketing and Innovation at Investidor Imobiliário
6 aMarina Beseggio
Coordenador de Marketing | Growth Marketing |
6 aJoão Vítor de Campos Teixeira olha só!
UX & Research Manager at Ouribank
6 aBacana.... Baixando o e-book para aprender e muito sobre UX.