7 livros que todo(a) professor(a) de educação básica deveria ler
Você, que é professor de educação básica, já deve ter lido muitos livros sobre educação, tendências pedagógicas, sala de aula, ou pelo menos ouvido algum colega comentar sobre o que leu. Muito se tem produzido nessa área, e temos uma lista imensa de livros de autores brasileiros ou traduzidos de autores de outros países. Eu já li dezenas e mais dezenas desses livros; gostei de vários, de outros, nem tanto.
Dos livros que eu gostaria de comentar e indicar aqui a leitura, alguns são bastante conhecidos, ou pelo menos um deles. Já li todos, sublinhei trechos, fiz anotações, e apliquei várias coisas em sala de aula e também levei para algumas de minhas palestras.
Dizem que gosto não se discute, e talvez você possa não concordar com uma ou mais dessas leituras. Isso também vai depender do momento que você estiver vivenciando na escola e na vida pessoal. Mas fica para, pelo menos, uma pequena reflexão. Depois você pode voltar ao(s) livro(s) e dar uma passada por suas páginas com um novo olhar. Acredito que valha a pena.
Bem, então vamos aos livros e, depois, à leitura.
1. As 7 leis do aprendizado, de Bruce Wilkinson
Este é um livro altamente recomendado não somente para professores, mas também para pais e todos aqueles que se encontram envolvidos, de uma forma ou de outra, na responsabilidade de ensinar. Ele apresenta sete chaves para uma mudança radical em seu ensino. São princípios com fundamentação séria, e que têm sido ensinados ao redor do mundo, obtendo resultados surpreendentes na vida de professores e alunos, não esquecendo os pais que o leram. Se o seu desejo é melhorar suas aulas a cada dia, e que seus alunos se sintam motivados e aprendam mais. Em sua capa, abaixo do título, traz a ousada frase: “Como ensinar quase tudo a praticamente qualquer pessoa”. A maioria dos professores que o leram foi impactada e desafiada.
2. Ensinando para transformar vidas, de Howard Hendricks
Esta é a leitura ideal para o professor que deseja aprimorar suas técnicas pedagógicas, seus métodos e as maneiras de lidar com o ensino. O livro apresenta sete princípios ou conceitos acerca do ensino, que podem ser resumidos basicamente em uma única ideia: amor pelo ensino. Segundo o autor, o veículo do ensino eficiente é a pessoa humana e, se alguém deseja realmente melhorar sua prática pedagógica, deve esforçar-se para melhorar sua própria pessoa. De maneira simples, cativante e prática, ele apresenta orientações preciosas. Uma valiosa leitura!
3. Valores: reflexões e práticas no dia a dia da sala de aula, Marília Maia Costa
Este livro tem como público-alvo professores, pais e educadores em geral, e procura levá-los a refletirem sobre sua prática diária acerca desse tema tão importante na formação moral de crianças e jovens. Segundo a autora, a prática de valores ajuda o indivíduo a desenvolver melhor o seu comportamento em relação ao mundo em que vive. Sem pretensão de esgotar o assunto, ele objetiva, principalmente, incentivar pais e professores à reflexão acerca do importante papel daqueles que educam e ensinam, na formação social e afetiva da criança.
4. O que estão ensinando aos nossos filhos?, de Solano Portela
Neste livro, o autor faz uma avaliação crítica do cenário atual da educação brasileira, cuja proposta pedagógica predominante vai além de uma metodologia educacional. Trata-se de um livro primeiramente destinado aos pais, mas, talvez até com mais intensidade e urgência, a educadores sérios e compromissados com uma educação para a vida, para a construção de uma sociedade justa.
5. Quem me educa?, de Dante Donatelli
Utilizando-se de um panorama histórico elucidativo, o autor mostra como a sociedade contemporânea permitiu que família e escola perdessem de vista seus verdadeiros papéis na formação de novos cidadãos – a primeira, ao não preencher a lacuna deixada pela mulher profissional, e a segunda por encontrar-se, em última análise, imóvel e paralisada diante de sua responsabilidade na formação de indivíduos. Não se trata de um livro que aponta saídas – traz receitas prontas –, mas que leva à reflexão e aos questionamentos. Uma leitura que deve ser aliada à do livro “Valores”.
6. Ensinar aprendendo, de Içami Tiba
Neste livro, o autor aponta o chamado "caminho das pedras" para o aprendiz da ingenuidade alcançar a sabedoria e comprova que a compreensão do desenvolvimento da adolescência como um segundo parto diminui muitos atritos e sofrimentos. O autor também identifica – sempre com o senso de humor e a ironia fina que lhe são característicos – onze tipos mais frequentes de aluno e professores. A obra apresenta ainda um método educacional diferenciado, no qual a escola conta com a colaboração do pai e da mãe do aluno. Leitura indispensável para todos os envolvidos direta ou indiretamente com a tarefa e educar e ensinar.
7. Manual do professor: tudo o que a escola precisa saber sobre as leis e a justiça, Guilherme Schelb
O propósito deste livro é apresentar e esclarecer as normas legais que regem as atividades na escola. As leis mais importantes para o magistério são apresentadas e explicadas em linguagem cotidiana, partindo da plena compreensão das normas relativas do dia a dia na escola, como: medidas disciplinares, acidentes com alunos, conflitos com famílias, violência infantojuvenil e responsabilidade civil da escola, dos professores e dos alunos. Todas as orientações são acompanhadas de casos reais comentados, com o objetivo de fortalecer a compreensão do leitor. Guilherme Schelb é Procurador da República, Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Segurança Pública. Do mesmo autor é o livro “Conflitos e violência na escola: guia legal e prático para professores e famílias”. Livros altamente recomendados.
Os livros acima eu os recomendo. São leituras que valem a pena. E espero que possam ajudar muitos professores que se sentem desestimulados e enfrentando dificuldades nas salas de aula por esse Brasil afora. Felicidades!
Copyright © 2017 Maurício Apolinário, All rights reserved.