7 passos para se tornar influente

7 passos para se tornar influente

 

 Uma pessoa influente é alguém que é bem conhecida, admirada, respeitada e confiável. Normalmente têm um efeito significativo sobre os pensamentos e ações dos outros. Inspiram e conquistam as pessoas à sua volta e parecem conseguir tudo que querem. No ambiente de trabalho elas obtêm auxílio de outros sem necessidade de ter uma posição hierárquica superior e no dia a dia juntam vários amigos à sua volta.

Todos nós queremos conhecer pessoas influentes; as pessoas que estão bem conectadas, que podem nos ajudar a ter acesso a outras pessoas e oportunidades. Mas, o que é preciso para ser essa pessoa? Não vou falar aqui sobre persuasão, que também é uma forma de criar influência, linguagem corporal, ou outras técnicas, mas sobre pequenas atitudes que me ajudaram em alguns projetos e empresas por onde passei.

Nota: Se quer aprender sobre linguagem corporal e sua influência, procure por exemplos com o presidente americano Barack Obama. Este é "o cara" !

Bem, tudo começa com a adição de valor real para os outros. Você deve estar genuinamente disposto a ajudar as pessoas à sua volta sem esperar em troca.

 Considere algumas dessas maneiras para você começar a construir reputação:

  1. Ser um recurso útil para os outros é uma maneira perfeita para começar. Ao oferecer ideias, conteúdo ou insights comerciais que têm um impacto na sua rede pessoal ou profissional, você começa novos relacionamentos como um influenciador e visto como uma pessoa de valor.

Exemplo: No LinkedIn ou qualquer outra rede social profissional, certifique-se de que o que você compartilha é relevante para o seu público e não uma tentativa de se vender. Mostra que pretende ajuda-los a encontrar a resposta que buscam e o crescimento pessoal DELES. Não se trata de vender o seu peixe.

  1. Não se "venda" até que mostrem interesse em você. Na maioria das vezes, nunca vai fechar negócios em um evento de networking, a partir de uma interação social ou mesmo durante uma primeira reunião. Estes são os lugares onde as conversas começam a se conhecer, e não em que os contratos são assinados. Pare de pensar sobre sua cota de venda (se você estiver no ramo) cada vez que você encontrar com poder de decisão. Em vez disso, comece por conhecê-los, se preocupar com o que importa para eles e trazer valor para a conversa, mesmo se ele não colocar dinheiro no bolso.

Sugestão: Depois de ter fornecido insights que leva o cliente a pensar de forma diferente sobre a sua situação atual, a empresa ou indústria, quando você tiver fornecido ideias que podem ser implementadas sem você, só então você pode, então, pedir permissão para alternar para ideias de venda do seu produto/serviço.

Em primeiro lugar, recapitule todo o valor que você trouxe para a mesa e pergunte: "Sr. cliente, tenho algumas estratégias adicionais que eu gostaria de compartilhar com você, e que têm ajudado meus clientes a realizar X. Você tem alguns minutos agora para conhecer? "

  1. A integridade é importante em cada relacionamento de sua vida. Por isso certifique-se que se reflete em todas as suas conversas. Seja autêntico e ter confiança, mas não arrogância, e em todos os momentos ser uma pessoa de palavra. Integridade é fundamental para se tornar uma pessoa de influência. Se não confiam não irão respeitá-lo.
  2. Seja um otimista em todas as suas conversas. Se você deseja ser influente, você tem que ter uma atitude positiva e ser o melhor de si a maior parte do tempo. Seja a pessoa que as pessoas querem estar ao redor. Quem gosta de estar com pessoas que te deixam para baixo ou só reclamam? Você não pode reclamar ou fazer fofocas, mesmo em tom de brincadeira.
  3. Ser um conector é a chave para ser um verdadeiro centro de influência. Sempre pensar em quem você pode apresentar ao outro e gerar uma relação mutuamente benéfica. E, não o fazer para o que você pode obter algo em troca. Fazê-lo porque é a coisa certa.
  4. Inspirar outros a ter sucesso. Encorajar outros a seguir seus sonhos, compartilhar suas experiências, e desafiá-los a pensar de forma diferente. Oferecer histórias de pessoas em situações comuns que tiveram sucesso e oferecer dicas que podem ajudá-los a avançar. Seja um mentor para estudantes, estagiários, atletas ou executivos. Oferecer conselhos e estratégias que podem ajudá-los a ter sucesso. Use seu exemplo de vida para inspirar.
  5. Mantenha contato! Este é um desafio para muitos de nós, mas é importante se você quiser adicionar valor para os outros. Tente ir a encontros e eventos de sua área profissional e/ou tempo em eventos da comunidade. São ótimas maneiras de ficar no radar das pessoas na sua rede. Agende para mandar e-mails pertinentes com regularidade.

Sugestão: Tome notas sobre as pessoas que encontra. Mantenha as notas em seus contatos, ou em seu telefone, para que estejam acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora. Falar algo pessoal sobre a pessoa no próximo encontro fará com que ela te veja com muito mais respeito.

 Seja o influenciador. Não é necessário ser alguém com cargo importante na empresa ou na sociedade. Começa em ser uma pessoa importante para os outros. Um recurso que traz algo bom para a vida dos outros. Alguém indispensável!

 

Só requer um pouco de prática...

Sobre o Autor: Já fui responsavel por projetos em que conseguia resultados das pessoas sem influência hierárquica e sou frequentemente chamado para ajudar colegas com dicas. Isso me deixa honestamente muito feliz!

 

Sergio Tadeu Giglio

Consultor Energia Fotovoltaíca na Usisol Engenharia

8 a

Excelente Fábio !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos