7 principais motivos que podem levar você à demissão

Roberto Santos 23/10/2017 COMPORTAMENTO

  • Ao contrário do que muitos pensam, antes de demitir um funcionário, bons gestores tentam encontrar diversas saídas para reverter a situação, pois perder um colaborador tem um custo muito alto para a empresa. Além do custo direto com a substituição, o próximo profissional que ocupar o cargo precisará de certo tempo para se adaptar e entrar no ritmo da equipe.
  • Por esse motivo, salvo raras exceções, as pessoas não são demitidas apenas por que o chefe não foi com sua cara. Existem atitudes e comportamentos demonstrados no dia a dia que na maioria das empresas poderá provocar um desligamento involuntário. Conheça quais são eles e não siga o exemplo:
  • Falta de competência
  • Gestores escolhem profissionais que acreditam ser capazes de realizar as tarefas diárias e tenham as competências técnicas e comportamentais necessárias para tal. Se o funcionário diz ser capaz, mas, na verdade, não é, este já é um motivo óbvio para uma demissão, mas não o único. Muitas empresas oferecem programas de treinamento a fim de garantir que seus colaboradores estejam aptos a realizar o trabalho que lhes foi designado. Portanto, se ainda assim você não consegue realizar seu trabalho devidamente, seu gestor não terá alternativa além do seu desligamento.
  • Absenteísmo
  • Outro fator óbvio que causa demissões é o volume de faltas dos funcionários. Os gestores entendem que imprevistos acontecem e todos têm problemas pessoais que nem sempre podem ser resolvidos fora do horário de trabalho, mas existe um limite. Para que o trabalho seja desenvolvido com fluidez, os funcionários precisam estar presentes e se as suas faltas começam a prejudicar o trabalho em equipe, isso poderá custar seu emprego.
  • Falta de comprometimento
  • Ser funcionário de uma empresa significa oferecer suas habilidades para contribuir com os resultados e ajudar no crescimento do negócio. O funcionário que não está comprometido com essas responsabilidades primárias, seja por falta de motivação ou engajamento, acaba criando uma imagem de indiferença em relação à empresa. E se você não se importa com o seu trabalho e não valoriza os feitos da organização, não há muitos motivos para que seu gestor o(a) mantenha na equipe.
  • Perda de prazos
  • Cumprir os prazos acordados é uma das principais obrigações de um funcionário. É compreensível quando isso não acontece esporadicamente, por motivos específicos, mas, quando se torna rotina, é inaceitável. O funcionário não pode perder o controle das suas responsabilidades e se isso acontecer por razões de sobrecarga de trabalho o assunto deve ser discutido com o gestor(a) para que ele(a) possa auxiliar na situação e ter conhecimento do andamento dos processos. Dificilmente, os gestores apreciam a surpresa de saber que o trabalho que seria apresentado ao presidente da empresa não ficou pronto, horas antes da apresentação.
  • Geração de conflito
  • Hoje, o bom clima organizacional é uma das prioridades dentro da empresa, pois contribui para o engajamento de funcionários e o melhor desempenho da equipe. Se você é uma pessoa que constantemente se envolve na criação ou contribuição de conflitos internos, sua reputação logo ficará chamuscada, colocando seu cargo em risco e prejudicando o futuro da sua carreira. Conflitos fazem parte da vida organizacional e podem ser positivos para que discussões sobre novas ideias levem ao melhor resultado para a organização como um todo. A diferenciação básica a ser considerada é tratar do conflitos entre ideias e evitar o conflitos entre personalidades.
  • Fofocas
  • Esse é um dos motivos mais óbvios para demissão, mas é muito presente dentro das empresas, independentemente do porte. Fofocas prejudicam o clima organizacional, desmotivam os funcionários e abalam o engajamento, e tudo isso gera impacto direto nos resultados da empresa. Quando esquecemos que feedback é o que se dá para a pessoa e não o que se fala dela para outras pessoas, sem o conhecimento daquela que é criticada, estamos embarcando numa viagem sem volta para o mundo da fofoca e maledicências, com final trágico, mais cedo ou mais tarde.
  • Comodismo
  • O comodismo é uma das atitudes que gradualmente deterioram a imagem de um profissional. Empresas que estão em busca de novos desafios e reconhecimento no mercado costumam esperar que seus colaboradores compartilhem da mesma motivação. Funcionários acomodados na sua função, que não tomam iniciativas ou aceitam novos desafios e que, de forma complacente e arrogante, não buscam aperfeiçoamento poderão inicialmente ser preteridos para oportunidades de promoção, mas havendo pessoas com a mesma competência técnica, mas com a atitude correta, os complacentes e acomodados poderão ser demitidos para abrir espaço aos colegas de maior potencial.

Fonte: www.revistadorh.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Manoel Batista Correia

  • Inventários de estoques periódicos e rotativos

    Inventários de estoques periódicos e rotativos

    O que é inventário de estoque e por que você deve começar a fazer já! Você sabe exatamente quantos e quais produtos…

  • PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

    PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

    Artigo interessante retirado do site www.administradores.

  • Fábula do cavalo e o porco.

    Fábula do cavalo e o porco.

    Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este…

  • O Diretor Comercial foi para a África caçar leões com o Diretor Industrial

    O Diretor Comercial foi para a África caçar leões com o Diretor Industrial

    Esta historinha engraçada ilustra muito bem como é a relação entre os setores comercial e de produção na grande maioria…

    1 comentário
  • Estoque em indústrias químicas e de alimentos.

    Estoque em indústrias químicas e de alimentos.

    Gerenciar estoque em indústrias químicas e de alimentos tem uma série de particularidades totalmente diferente de uma…

    1 comentário
  • Pressão indevida

    Pressão indevida

    O presidente Michel Temer está determinado a promover a reforma da Previdência. É o que se pode depreender das…

  • Governo edita regras mais duras sobre trabalho escravo

    Governo edita regras mais duras sobre trabalho escravo

    O Ministério do Trabalho recuou e publicou uma nova portaria nesta sexta-feira (29) que estabelece regras mais duras…

  • PCP

    PCP

    Durante muito tempo a prioridade dada à função produção era essencialmente a busca incessante pela redução dos custos e…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos