8 Características do Mercado de Trabalho do Futuro.
A Michael Page divulgou em um dos seus artigos, 8 características do mercado de trabalho do futuro.
Algumas delas já são realidade no presente e aqui vai a minha visão sobre isso.
1- MAIS CONCORRÊNCIA PROFISSIONAL
Uma vez que a localização física do candidato deixa se ser algo relevante, o leque de opções para as organizações passa a ser maior.
2- ADEUS TRABALHO DE UMA VIDA INTEIRA
Já temos visto isso, profissionais multidisciplinares reunidos para trabalhar em um projeto específico.
Eu trabalho atualmente nesse sistema, dos Estados Unidos reúno profissionais de todas as partes do mundo para me ajudar em um projeto e também atendo clientes de todos os cantos do planeta.
3- MAIS ESTUDOS
Eu acredito que cada vez mais as competências comportamentais serão um diferencial. O que não exclui a necessidade de capacitação técnica.
Mas não adianta ser uma especialista super qualificada se inteligência emocional, foco em solução de problemas complexos e autoconhecimento não forem parte da sua lista de habilidades.
4- ESCRITÓRIO ONDE VOCÊ QUISER
Yeah!! Mobilidade geográfica. Poder trabalhar do parque, de um coworking, de casa. Quem nunca achou um saco ter que ir para o escritório todos os dias ou pensou em morar um tempo no campo, outro na praia...?
Recomendados pelo LinkedIn
5- MUDANÇAS DE HORÁRIOS
Uma coisa que me atraiu no mundo digital quando eu comecei a empreender foi ter tempo para os meus filhos e poder fazer os meus horários. Isso não me faz menos produtiva apesar de ter levado um tempinho para a minha mente condicionada a trabalhar de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h, entender.
6- DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Novas tecnologias chegam a todo momento e o lance é acompanhar essas mudanças e ver como elas podem fazer da sua vida mais fácil e do seu trabalho mais ágil.
Assim, quem sabe sobra um tempinho para fazer mais coisas!! Ou ao INVÉS de mais coisas, ter tempo para descansar, estudar, ou cuidar de você.
7- GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA
Quando eu era adolescente, ouvia em globalização e era algo muito direcionado às empresas e ao comércio.
No futuro (que já é presente), isso continua, mas haverá a globalização da mão de obra.
8- NOVAS PROFISSÕES
Os meus filhos e provavelmente os seus, vão trabalhar em profissões que ainda não existem.
Não adianta falar: “esse menino será advogado como o pai!” porque talvez esse modelo de hoje nem exista mais no futuro.
Percebe a necessidade de reunir tudo o que faz de você quem é e aprender a gerar OPORTUNIDADES DE TRABALHO a partir daí?
Eu sempre conto que quando fiz a formação em coaching achava que nunca trabalharia com isso. Mas a hora que comecei a desenhar o trabalho que faço hoje reunindo o que do coaching eu gostava e o que de cada área que tenho paixão e habilidade eu poderia somar a essa carreira, aí a coisa começou a mudar de figura.
Agora me conta, quais dessas características você acha mais desafiadora?