#80 | Prontos ou não, aí vamos nós!
Esta edição do CANTAnews instiga o pioneirismo em temas que prometem render bons frutos, mas ainda não têm como garantir essa colheita. Quem se arrisca? 🙂
A Pesquisa Panorama dos Bancos 2024, realizada pela Cantarino Brasileiro, revelou que houve um aumento de 9% na adesão à blockchain por parte dos bancos respondentes, no comparativo com o ano passado, saltando de 35% para 44%. Apesar disso, apenas 18% declararam usar a tecnologia para a emissão ou negociação de criptoativos.
Para as instituições financeiras que ainda não adotaram a blockchain como estratégia, eis um case de sucesso que justifica a necessidade de repensar nessa decisão: o Nubank Cripto, plataforma de compra e venda de criptomoedas integrada ao aplicativo do Nubank, anunciou essa semana que vivenciou um ano de crescimento “meteórico” entre março de 2023 e março de 2024, quando o volume de transações na plataforma explodiu em impressionantes 1.500%, demonstrando a crescente adoção de criptoativos entre os clientes do banco digital.
O crescimento exponencial foi acompanhado por um aumento significativo na base de usuários que, no mesmo período, disparou 56%, ultrapassando a marca de 4,2 milhões.
Blockchain.Rio
O case nos faz refletir sobre o que é necessário para evoluir o mercado de criptomoedas no Brasil. Sem dúvidas a adoção das criptomoedas por gigantes como Tesla e MicroStrategy, assim como os avanços tecnológicos, a clareza regulatória, o aumento da conscientização, a inovação de produtos e um macroambiente econômico desafiador são catalisadores que sustentam a expansão desse mercado dinâmico e em rápida evolução, que já mostra sua força no mercado.
O questionamento foi respondido em mais detalhes por Guilherme Nazar, vice-presidente regional da Binance para a América Latina, durante o Blockchain.Rio esta semana.
No palco, ele compartilhou suas percepções sobre o crescimento do mercado de criptomoedas e apontou os pilares fundamentais para a evolução da indústria e as oportunidades emergentes, especialmente no Brasil, sempre destacando o foco no usuário.
Para Nazar, o mercado institucional tem crescido cada vez mais e temas como custódia de ativos ganham relevância nas discussões na indústria. Para o varejo, ele considera importante fortalecer funcionalidades de pagamento e desenvolver melhorias contínuas para facilitar a entrada de novos participantes.
Testes do Drex
Ainda durante o evento, o coordenador do projeto do Drex no Banco Central, Fabio Araujo, divulgou que a segunda fase do teste piloto do Drex vai focar na governança de contratos inteligentes.
Os cases aprovados para os novos testes ainda não foram divulgados, e seguimos na expectativa!
Mas, para se antecipar e explorar a fundo as oportunidades do Real Digital, no dia 8 de agosto a Cantarino Brasileiro e o Blocknews vão realizar um webinar para apresentar e discutir os principais cases que disputam uma vaga no projeto piloto.
Os convidados já estão confirmados!
Os pagamentos por aproximação, que incluem cartões contactless e dispositivos móveis, têm crescido significativamente. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), houve um aumento de 60,3% nas transações por aproximação no Brasil no último ano (Abecs). O crescimento reflete a preferência dos consumidores por métodos de pagamento que ofereçam rapidez e praticidade, e gera insights relevantes para o futuro dos meios de pagamento como o fato desse tipo de conhecimento só ser adquirido perguntando.
O aprendizado será aplicado na trilha Payment Anyway, que dará luz à visão do varejo e do consumidor na busca pelas tendências do setor. A trilha será composta por revista digital, websérie, webinar e fórum presencial. Este último, vai acontecer no dia 10 de setembro, e está com o primeiro lote de ingressos disponível até 31 de julho.
Ranking de Reclamações
Falando em opinião do consumidor, o Banco Central vai divulgar na próxima semana o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento referente ao 2° trimestre de 2024, no entanto, antes que os novos números causem estranhamento, já avisou que houve aprimoramentos na metodologia, o que possivelmente resultará em aumento dos índices em relação ao trimestre anterior de forma geral. No entanto, isso não representa, necessariamente, uma piora na prestação de serviços pelas instituições.
O objetivo é que, com a mudança, os cidadãos tenham à disposição um instrumento aprimorado para a tomada de decisões e que o BC tenha melhores informações para seguir monitorando a conduta das instituições e fomentando um sistema financeiro eficiente.
Recomendados pelo LinkedIn
A Honeywell acaba de divulgar as conclusões de seu estudo de pesquisa global Industrial AI Insights, com um termômetro da adoção da Inteligência Artificial (IA) na indústria em 12 mercados, incluindo o Brasil.
Entre as conclusões está o fato de que, embora apenas 17% dos decisores em todo o mundo tenham implementado totalmente os seus planos iniciais de IA, 9 em cada 10 afirmam que estão descobrindo novos casos de utilização inesperados, nas fases de prototipagem, lançamento ou escalonamento da implementação da tecnologia.
Especificamente no Brasil, a implantação total da tecnologia já é realidade para 24% das empresas entrevistadas, sete pontos percentuais acima da média global.
Desafios
Embora o entusiasmo pela expansão da IA seja palpável, ainda existem alguns desafios no caminho da plena adoção. Por exemplo, mais de um terço dos entrevistados (37%) sentem que executivos de alto nível ainda não compreendem totalmente como a tecnologia funciona, e quase metade (48%) afirma que tem de justificar continuamente ou solicitar os recursos necessários para implementá-la.
Os dados sugerem que o ritmo da mudança será impulsionado por casos de utilização convincentes que podem ser medidos em termos de melhoria do desempenho empresarial.
Para aqueles que estão dispostos a colocar em prática todo o conhecimento que o mercado financeiro tem compartilhado durante os eventos de inovação e superar desafios de execução, temos uma boa notícia: nos unimos à Innovation Latam em uma parceria inédita para lançar uma Jornada de Eficiência com IA diferente do que já viu até agora. O evento acontecerá em outubro e se você quer receber os detalhes em primeira mão, basta se cadastrar…
…aqui
ARTIGO
"A necessidade da segurança na nuvem".
CLIQUE NA IMAGEM E LEIA NA ÍNTEGRA!
Fontes: Finsiders Brasil e assessoria de imprensa
Até a próxima semana!