8M

8M

Dia Internacional da Mulher. Talvez você tenha dado ou ganhado "Parabéns!", flores, chocolate, mensagens. Pode ser que você tenha lido algum post repetidas vezes em redes sociais diferentes, ou lido algo inédito e aprendido algo.

Você pode pensar: Nossa, mas ela está escrevendo um post 'atraso', o dia foi ontem. Quanto de atraso?

O evento amplamente referenciado é uma greve de mulheres as quais foram queimadas dentro das instalações da fabrica. Entretanto há controvérsias entre as datas e a motivação do evento em si. O que proponho é pensar há quanto tempo as reivindicações das mulheres em vários aspectos são silenciadas, tem suas histórias modificadas, como a mulher é culpabilizada. Isso se dá em vários ambiente, pessoais ou profissionais, públicos ou privados, com familiares ou desconhecidos. Se você perguntar a qualquer mulher se ela já foi ou se sentiu amedrontada ou objetificada é provável que a resposta seja 'SIM!'. Entretanto, se a resposta for 'não', paira a dúvida, realmente ela não passou por nenhuma situação OU ainda não se deu conta ?

Apesar de existirem diversas fontes apontando a origem do 8 de Março, temos algo que é irrefutável. As mulheres passaram a exercer o direito de voto apenas na década de 1930, no Brasil. Ou seja, as mulheres conquistaram o direito de exercer sua "liberdade" de escolha a menos de 100 anos. Há três ou quatro gerações apenas. Liberdade real? Escolher homens que não fossem indicados por seus maridos ou pais? Obediência e bons modos que deveriam ser mantidos.

Um dia em 100 anos, é atraso? Décadas sem representatividade política, é atraso? Ainda ter brincadeiras e cor de menina, é atraso? Ainda ganhar menos do que homens em uma mesma posição, é atraso? Ser questionada sobre filhos em entrevista de emprego, é atraso? Ter menos oportunidades de crescimento, é atraso? Ser a única mulher em um setor ou sala de aula, é atraso? Ter uma carga de trabalho após sair do trabalho, é atraso?

Muito já foi conquistado, porém muito ainda precisa repensado, valorizado, construído, lembrado, mudado. O que para você já foi uma conquista das mulheres mas que ainda é atraso? Conta nos comentários.


Raquel Cançado

Engenheira de Produção | Ergonomia e Fatores Humanos | Análise de Acidentes | Engenheira de Operação Offshore | Engenheira de Planejamento Offshore | Engenheira de Processos Offshore | Engenheira de Projetos Offshore |

2 a

Georgia de Souza Assumpção

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos