9 Dicas para quem está em busca de recolocação.
Sabemos que o processo de desligamento é um momento difícil e de grande impacto, mas esta fase pode ser bem administrada através de orientações e equilíbrio pessoal.
Por isso, seguem algumas dicas que podem lhe auxiliar a passar por essa fase de uma forma mais estratégica e no radar dos recrutadores.
1- Mantenha-se atualizado
Aproveite esse momento para mapear suas habilidades e assuntos que você precisa se aprimorar, se atualizar ou aumentar repertório e utilize a tecnologia a seu favor. Hoje existem diversos cursos gratuitos que facilitam o acesso a fontes de conhecimento em diversas áreas, o conhecimento está ao alcance dos dedos. Use esse tempo para fazer coisas que agreguem em seu currículo.
2- Tenha cuidado com seu Marketing Pessoal
Cuidar da sua reputação nas redes sociais é tão importante quanto ter um bom currículo, procure se tornar mais visível compartilhando conteúdos relevantes, participe de grupos de discussão e procure ampliar sua rede de contato. Tenha cuidado com o que você posta, uma pesquisa do LinkedIn retrata que 72% dos recrutadores e headhunters analisam o comportamento dos possíveis candidatos nas redes sociais.
3- Atenção a sua rede de relacionamento
Você já pode ter indicado alguém para um trabalho ou até mesmo ter sido indicado para um, seja pela sua qualificação, simpatia ou personalidade. Isso é um dos efeitos que um network bem construído pode oferecer, por isso é fundamental manter seus contatos. Utilize o LinkedIn para resgatar alguns desses contatos e também para ampliar seu network.
4- Elabore um currículo atraente
O currículo é seu cartão de visitas e sua função básica é gerar entrevistas e servir de guia para os entrevistadores, cuidar da aparência e facilitar a leitura são importantes para a qualidade e funcionalidade de um currículo.
5- Mantenha seu LinkedIn atualizado
Qualquer que seja a sua profissão, o LinkedIn é a plataforma profissional mais conhecida para conseguir empregos. Por isso é muito importante você marcar presença nessa rede e aproveitar seus recursos como: ampliar seu network, buscar vagas, estar acessível para recrutadores, estabelecer sua marca profissional e interagir oferecendo insights sobre assuntos que você domina.
Recomendados pelo LinkedIn
6- Mantenha seus contatos atualizados
Não adianta ter currículo e LinkedIn impecáveis, e estar com seus meios de contatos desatualizados ou não atender chamadas, responder mensagens, checar periodicamente seu e-mail ou não responder as abordagens no LinkedIn. Hoje todas as formas de contato são utilizadas pelos recrutadores. Não se esqueça, uma abordagem sem resposta pode ser uma chance perdida.
7- Monte uma rotina
É preciso tempo e dedicação na busca por oportunidades, monitore o mercado, liste as empresas que fazem sentido para sua trajetória profissional e acompanhe suas vagas, esteja presente no LinkedIn e em algumas plataformas especializadas em vagas como: Infojobs, Catho, Vagas.com, Glassdoor, 99jobs, Trampos, Indeed, dentre outras. Se seu perfil for da área de tecnologia pode se cadastrar nos sites específicos da área: APinfo, Geekhunter, Programathor, Hipsters.Jobs, Revelo, Fiverr, etc.
8- Se prepare para a entrevista
A entrevista é o momento mais importante para quem busca emprego. É a oportunidade de você se apresentar, falar das suas experiências e conhecer a empresa. Cuide para que esse momento seja aproveitado para falar das suas competências, resultados e porque seu perfil é o ideal para a vaga.
9- Mantenha a calma
É importante nesse processo manter a calma, sabemos que se recolocar pode levar algum tempo. Dependendo da conjuntura do mercado algumas áreas tem mais oportunidades do que outras. Não desista no primeiro Não recebido como retorno. Busque apoio emocional dos seus amigos e familiares, com certeza eles vão ajudá-lo(a) a persistir. Logo logo, o seu SIM, vai chegar!!
Para os tópicos 4, 5 e 8, trarei algumas dicas específicas nos próximos posts!!
Me acompanhem para mais dicas!! Boa sorte!