#91 | Cultura forte: não tolere o mediano
Um dos fatores mais importantes para se estabelecer um cultura forte numa startup é a intolerância a atitudes e comportamentos abaixo da régua do aceitável.
Certa vez eu li que quando um comportamento abaixo do desejável for observado, se nada for feito, um novo padrão acaba de se estabelecer.
Veja como é forte isso que acabei de citar.
A cultura é o reflexo do comportamento das pessoas do time. Cultura é como as pessoas se comportam quando o chefe não está por perto. Exatamente isso. No fim, tudo se resume ao comportamento do time, ou seja, as nossas atitudes do dia a dia.
Quando passamos a tolerar comportamentos e atitudes abaixo do nível desejado, estamos enviando uma mensagem ao time de que aquilo está ok. Logo, as pessoas tendem a relaxar no que se refere a dar o seu melhor. É o primeiro passo para o enfraquecimento da cultura.
Permita-me citar alguns exemplos:
Para construir uma cultura forte, é importante definir padrões claros de comportamento e não tolerar comportamentos abaixo do nível desejado.
São nos pequenos deslizes do dia a dia que permitimos que novos padrões sejam criados… e isso vai deteriorando a cultura aos poucos.
Uma cultura forte é um dos ativos mais valiosos de uma startup. Ela pode ajudar a empresa a atrair e reter talentos, ter mais produtividade e conquistar melhores resultados.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, não feche os olhos para o que está abaixo do desejado. Quando um comportamento inaceitável é ignorado, cedo ou tarde, um novo padrão se estabelecerá.
📫 Este texto foi originalmente publicado na edição desta semana de The GrandFounder, a minha newsletter pessoal, free e semanal sobre a vida de founder e o universo das startups.
👉🏼 Além do texto de Vida de Founder, você vai ficar por dentro da negociação da fusão entre Mobly e Tok&Stok, o balanço das captações de investimentos do mês de agosto, e mais: as rodadas da Prosper, EZVolt, iRancho, o novo fundo da DOMO e alguns layoffs.
Compartilhe com a sua rede, custa zero e vale muito!
Abração,
Sócia na Menezes Niebuhr Advogados Associados
1 aExcelente reflexão, Tiago! O fit cultural contribui para uma maior motivação do time, aumento do desempenho/produtividade e retenção de talentos, se relacionando diretamente com a prosperidade do negócio. Obrigada por compartilhar. Abraços.
Founder & CTO 📦Tagfull 🇧🇷
1 aIndo mais além, na afirmação “A cultura é o reflexo do comportamento das pessoas do time.”, eu complementaria com “…e o comportamento das pessoas é o reflexo da missão do time/empresa.” Enxergo a cultura como um efeito colateral na busca de um objetivo. Quando o propósito organizacional é forte e convergente aos individuais, a cultura surge automaticamente como substrato do processo. Se o objetivo é claro e forte, a cultura também será forte e age como repulsora de indivíduos que geram desvios. Passei por empresas onde havia discurso e busca frequentes de cultura. Porém, ao mesmo tempo, a ausência de clareza, transparência e divergências de metas resultavam em um ambiente paradoxal. No final do dia não havia coesão, nem cultura e nem resultados. Quando existe unidade (ou algo semelhante) tudo fica mais fácil. Inclusive a seleção natural dos times.
Tiago Vailati Maravilha!