Abram espaço para as mulheres!

Abram espaço para as mulheres!

A história do Brasil foi marcada por posturas machistas e patriarcais que precisaram de muito esforço para serem quebradas. Até a década de 40 as mulheres eram, em sua maioria, donas de casa e cuidadoras dos filhos, sendo sustentadas pelos homens de suas famílias. Aquelas viúvas ou que não tinham quem as mantivesse, eram obrigadas a recorrer aos trabalhos manuais, artesanato e culinária para ter uma fonte de renda, porém, não eram bem vistas socialmente.

Com o desenvolvimento das indústrias e a necessidade de mão-de-obra, as mulheres conseguiram ter espaço no mercado de trabalho, mas ainda recebiam salários mais baixos para desempenhar as mesmas funções dos homens, por isso, eles continuavam sendo os principais provedores da casa.

Somente a partir da década de 70 elas passaram a ocupar postos de trabalhos mais valorizados, como de: costureiras, professoras ou funcionárias do comércio. Felizmente esse perfil mudou. Segundo dados do Censo de 2010 (IBGE), as mulheres já ocupam cerca de 49,9% das vagas de emprego regularizadas. Ainda estamos longe do ideal, mas perto dos 14% ocupados na década de 50, já evoluímos muito. Hoje, as mulheres são fortemente responsáveis pelo sustento de suas casas, ocupam diferentes cargos dentro e fora das empresas, são empreendedoras e se mantém em constante qualificação profissional. Atualmente 41,8% das mulheres trabalham em cargos gerenciais, deixando claro que são tão competentes quanto os homens.

Abram o caminhos para elas, pois ainda têm muito o que conquistar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tatiana Teles da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos